Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Controle de estoque: 14 razões para usar o WMS

LoadingFavorito

Quanto mais você crescer, maior será a complexidade da sua operação de estoque. Com um sistema WMS, você supera esse desafio e se mantém à frente da concorrência

Fazer direito o seu controle de estoque é muito importante. Muito da sua operação está atrelado à ele. E você sabe disso. Já conhece outros conceitos vitais ao sucesso do seu negócio e das suas vendas como o estoque de segurança e a gestão da oferta e demanda. Mas, a realidade é que mesmo seguindo todas as dicas, está difícil de cumprir essa tarefa. Você perde muita mercadoria pela validade, ou demora para achar no estoque ou então acha que tem um produto e não tem. De empreendedor para empreendedor, talvez seja hora de dar um salto qualitativo e investir em um WMS.

O WMS é a sigla para Warehouse Management System, que significa sistema de gestão de armazém.

O sistema gerencia todas as atividades voltadas à gestão do seu estoque, organiza informações e abastece outras áreas importantes (sistema de compras, por exemplo) de informações

E, sejamos francos, o que você está esperando para profissionalizar a gestão do seu estoque o quanto antes? Em muito pouco tempo, o seu consumidor estará buscando por empresas que possam atendê-lo da forma que ele quiser. O omni-channel (ou multicanalidade) está aí, e além de muitas oportunidades de negócios, também trará grandes desafios de gestão para os varejistas. O controle de estoque e a integração de pedidos estão entre os maiores deles. Mais uma vez, o uso de um WMS é fundamental para o sucesso da operação.

E você tem uma escolha: continuar perdendo tempo com as planilhas e caderninhos, ou se adiantar e se profissionalizar, buscando oferecer ao seu cliente, de fato, a garantia de muitas vantagens ao comprar com você.

O WMS traz muitas vantagens para uma empresa

E não importa de qual estamos falando: pequena, grande, e-commerce, indústria. Toda empresa precisa fazer gestão de estoque, e quanto maior for a complexidade da operação, mais difícil será fazer isso, mais tempo demandará e maior será a possibilidade de pintar algum problema ou imprecisão de dados.

Bom, quando você coloca essa operação nas mãos de um sistema de WMS, você ganha em muitas frentes. Um sistema como esse pode te informar em tempo real como está a situação de cada prateleira do armazém, e também a localização de cada produto. Em geral, é muito utilizado em supermercados, que possuem grande estoque e precisam manejar as datas de validade, promoções e pedidos para fornecedores com muita agilidade e precisão.

Além disso, o sistema vai organizar para você um grande banco de dados com informações sobre o seu estoque, fluxo de mercadorias, vendas, e também poderá fornecer relatórios muito úteis sobre o status do estoque.

A seguir confira 14 pontos em que o WMS faz a diferença na sua empresa

  1. Otimizando seus custos com estoque.
  2. Levantando mais informações sobre suas vendas.
  3. Fazendo previsão da demanda dos consumidores mais precisas.
  4. Fazendo previsões e estimativas de pedidos de fornecedores mais precisas.
  5. Aumentando a produtividade logística e diminuição do número de operações.
  6. Controlando totalmente todas as localizações de produtos em estoque.
  7. Controlando toda a preparação de pedidos em tempo real.
  8. Controlando a produtividade da equipe que opera o seu estoque.
  9. Minimizando os erros.
  10. Gerando rapidez na preparação e envio de pedidos.
  11. Melhorando no cumprimento dos prazos de entrega de pedidos.
  12. Reduzindo tempo em uma infinidade de tarefas dentro da cadeia de abastecimento.
  13. Melhorando o aproveitamento dos recursos físicos e humanos.
  14. Reduzindo os custos de perda por validade ou perda desconhecida.

UFA!

Cuidados que você precisa ter ao implementar o sistema

O WMS é um sistema extra, que vai te ajudar na gestão do estoque. Uma das grandes vantagens do uso de um sistema como esse é, justamente, reduzir as perdas por erro humano. Então, para que o uso dele seja realmente uma vantagem, antes de mais nada, você precisa preparar sua equipe para operá-lo.

Em geral, sistemas de WMS utilizam tecnologias como o código de barras e dispositivos móveis e redes locais sem fio para monitorar eficientemente o fluxo de produtos. Mais uma vez, não vacile na hora de treinar sua equipe e garantir que todos estão operando o sistema da melhor forma possível. A tecnologia está ai para ajudar, não atrapalhar.

Outro ponto importante são os outros sistemas de gestão da empresa. Para funcionar bem, o WMS precisa ter uma boa interface de uso com todos os outros sistemas utilizados pela empresa.

Empreendedor que faz bem sua logística e controle de estoque se destaca

Como inspiração e exemplo, vale assistir ao depoimento do Leonardo Simão, da Bebê Store, sobre sua experiência com gestão de estoque em seu e-commerce. A empresa deixou de terceirizar sua operação de estoque, trouxe o departamento para dentro de casa e com uma boa gestão do estoque deu um importante salto qualitativo e assim criou diferencial competitivo. Eles são líderes de mercado, e têm mais de 50 mil itens, e crescem em velocidade acelerada. Atende a uma demanda de mais de 2 mil pedidos de produtos por dia, entregam em todos os estados do Brasil e tem uma base de clientes cadastrados de 1 milhão e meio de pessoas.

 Então, o que você está esperando para investir em WMS?

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: