facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Whatsapp Marketing: dicas para vender seu peixe usando o aplicativo

LoadingFavorito

Oferecer produtos ou serviços, receber feedbacks, complementar ações online: descubra o Whatsapp Marketing e os benefícios que a prática pode trazer à sua empresa.

Hoje em dia, é impossível falar em comunicação online sem falar em WhatsApp. Comprado em 2014 pelo Facebook por 22 bilhões de dólares, o aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones veio não apenas para ficar, mas para revolucionar a forma como nos relacionamos e compartilhamos os mais diversos conteúdos. Atualmente, são cerca de 600 milhões de usuários em todo o mundo, trocando bilhões e bilhões de mensagens por dia. Pode olhar para os lados: praticamente todo mundo tem e usa a aplicação. Com números tão expressivos, já estava mais do que na hora de inseri-lo às estratégias mercadológicas do mundo corporativo. E é justamente deste movimento recente que vamos falar aqui: o WhatsApp Marketing.

E antes de entrarmos mais especificamente na questão do Whatsapp Marketing, vale olharmos para alguns números além destes já citados. De acordo esta matéria do site Startup101, os dados são os seguintes:

  • Mais de 70% dos usuários que têm WhatsApp o usam diariamente;
  • Mais de 47 milhões de brasileiros têm esse app em seus aparelhos; e
  • Mais de 10.000 milhões de mensagens são enviadas diariamente através deste canal.

Trata-se, sem dúvida, de um gigantesco contingente de usuários no Brasil. E cada vez mais empresas vêm enxergando o potencial de marketing que o aplicativo oferece, pesquisando e encontrando formas não tão óbvias de utilizá-lo. E é importante que você, como empreendedor, acompanhe de perto esse movimento, que pode favorecer seus negócios.

Versatilidade é um diferencial

De acordo com este artigo do site Academia do Marketing, uma das grandes vantagens do WhatsApp Marketing é a versatilidade em termos de conteúdo que pode ser trabalhado. Iniciativas como enviar mensagens de texto, imagens e até mesmo vídeos já estão sendo adotadas por diversas marcas – e com resultados significativos. Como exemplo podemos citar este do Sorvete Naked, picolé de fruta 100% natural que é vendido por Whatsapp.

O mesmo artigo traz dicas e orientações para o Whatsapp Marketing que podem ser úteis a você. Reproduzimos aqui algumas delas.

Planejamento e moderação

Assim como ocorre em qualquer outro canal de mídia online, o uso do Whatsapp como ferramenta de marketing deve ser muito bem planejado. De outra forma, fica fácil cair na vala comum das mensagens enviadas sem qualquer filtro, gerando dispersão e irritação nos usuários.

Outra questão fundamental para o Whatsapp Marketing é a moderação no envio de conteúdo. É preciso saber dosar o volume de mensagens para não parecer invasivo. Da mesma forma como o e-mail marketing sofreu muito em função do excesso de mensagens enviadas, também no Whatsapp Marketing já vemos algumas marcas praticando o SPAM. E isso é muito perigoso, já que pode descredenciar o aplicativo como ferramenta mercadológica.

Portanto, procure permanecer sensível à tênue linha que separa a comunicação da intromissão neste tipo de canal, que afinal é tão agressivo e imediato. Por exemplo: se logo nos primeiros momentos de campanha você começar a sentir um nível de rejeição, como um número de reclamações acima do esperado, pare e reveja todo o processo.

Utilize o Whatsapp para complementar sua estratégia

Na hora de realizar o planejamento, será preciso definir uma linha de atuação. E a prática tem mostrado que uma forma eficaz de realizar o Whatsapp Marketing é alinhá-lo aos outros canais online, como Twitter, Facebook, Blog e até mesmo e-mail. Seja na divulgação ou atendimento, é importante que você saiba que o Whatsapp dificilmente substitui alguma dessas ferramentas. Trata-se, isso é certo, de um canal a mais.

Um exemplo deste procedimento é o da Shopgram, que criou um sistema para vendas via Whatsapp e Instagram. Funciona assim: quando a foto de um produto com o selo “Compre no Shopgram” é curtida no Instagram do lojista, este já é automaticamente adicionado ao carrinho de compras localizado no site do Shopgram. Caso o vendedor já tenha um relacionamento com o cliente, pode também enviar um link do produto já no checkout para o Whatsapp do comprador. Nesse contato, o consumidor irá encontrar diversas fotos e descrição da peça, descobrir o frete que será cobrado e as opções de pagamento.

Por outro lado, o aplicativo não pode ser encarado apenas como mais uma forma de se chegar ao cliente. Mas, também, como um instrumento fácil, rápido e barato de nos colocarmos a disposição deste público. Tudo depende do seu planejamento, na verdade, e da forma inovadora como você aplicar o Whatsapp Marketing.

Use e abuse como ferramenta de feedback

Uma ação de Whatsapp Marketing que tem sido realizada com muito êxito por empresas é utilizar o aplicativo como ferramenta de feedback. Certo, é verdade que estas ferramentas já existem aos montes - as principais redes sociais, Facebook e Twitter, por exemplo.

Porém, também é sabido que a fidelização do cliente passa obrigatoriamente pela acessibilidade de uma empresa. Ou seja, passa pela forma como ela se coloca à disposição para orientar, tirar dúvidas e ouvir reclamações sobre o que vende. E o Whatsapp, por se tratar de uma aplicação de mensagens instantâneas, pode funcionar como o canal mais rápido, prático e barato.

De acordo com a matéria do Academia de Marketing, a grande vantagem do Whatsapp em relação a outros canais é a rapidez de uso. Praticamente todo mundo hoje tem um smartphone, esteja onde estiver, e checa as mensagens no momento em que aparecem. Isso faz do Whatsapp a ferramenta mais a mão na hora de esclarecer qualquer dúvida.

Tal disponibilidade imediata da marca é um fortíssimo fator de fidelização. Em um momento em que a figura do simples vendedor está acabando, é preciso que você se torne um consultor de produto ou serviço que comercializa. Você precisa se aproximar do seu cliente, colocando-se sempre à disposição para ajudar; e o Whatsapp Marketing oferece ótimas possibilidades para isso.

Estas foram algumas informações e dicas sobre Whatsapp Marketing que consideramos importante você conhecer. Esperamos que o conteúdo tenha ajudado, e que você consiga utilizar com sucesso o aplicativo em suas ações.

Mais informações

Este texto do site Talk2 traz outras dicas legais sobre o uso do Whatsapp Marketing.

E neste artigo, você encontra cinco dicas para montar uma equipe de marketing digital vencedora.

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

9 Comentários

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
ordernar por: mais votados mais recentes
  1. bmsvendas bmsvendas - says:

    8 curtidas
     
    Curtir

    WHATSAPP MARKETING AUTOMATIZADO, SISTEMA DE DIVULGAÇÃO EM MASSA.

    http://www.bms-vendas.com/whatsapp-marketing-automatizado

  2. bmsvendas bmsvendas - says:

    10 curtidas
     
    Curtir

    WHATSAPP MARKETING AUTOMATIZADO
    http://www.bmsvendas.com/whatsapp-marketing-automatizado.htm

  3. bmsvendas bmsvendas - says:

    16 curtidas
     
    Curtir

    WHATSAPP MARKETING AUTOMATIZADO,,
    http://www.bmsvendas.com/whatsapp-marketing-automatizado.htm

  4. Willian E. - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    única solução que funciona http://www.smsmarket.com.br/whatsapp-marketing/

  5. Alex Sandro Moura - says:

    3 curtidas
     
    Curtir

    Recado para os “espertos” que gostam de fazer propaganda no site do concorrente:
    Primeiro é ridiculo, usar o rabo do outro para se Promover
    Segundo, se fizer no meu site, eu mando o dominio e IP do xarope para as Black-lists mundo a fora, aí meu irmão, pode tratar de por outro dominio, poís o seu nao vai virar mais.
    Portanto voces imcapazes, vão estudar e parem de ser preguiçosos !!!

  6. 1 curtidas
     
    Curtir

    Melhor solução para envio de WhatsApp do Brasil http://www.whatsappexpert.com.br

  7. Daniel Marino - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Nós somos especialistas para envio de whatsapp marketing http://www.namosca.com.br/whatsapp-marketing

  8. 1 curtidas
     
    Curtir

    Falou, falou e não disse nada!

  9. Diego Borges - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Achei bem legal a matéria. Acredito que esse é um método que se usado corretamente vai trazer muitos benefícios para a área de prestação de serviços. (^^,)

Parceiros
Criação e desenvolvimento: