facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Como a sua marca se apresenta na internet? A resposta depende do web design

LoadingFavorito

Web design é a área responsável por criar, produzir e implantar tudo o que diz respeito à sua marca na internet. Por isso, é fundamental que você conheça um pouco mais sobre a atividade.

Depois de abordar os princípios do design thinking, de compartilhar essa palestra do designer Marcelo Rosenbaum sobre design útil de ideias para um mundo melhor e de elaborar um extenso artigo sobre o que o design tem a ver com a atividade do empreendedor, chegou a hora de falar sobre um outro tipo de design que é fundamental que você, gestor, conheça: o web design.

Ou webdesign, como muitos preferem. Mas tanto faz se é junto ou separado: o importante é que você tenha ao menos ideia de que o web design é uma atividade central do universo digital, e que, ao entender um pouco mais do assunto, será possível controlar melhor a forma como a sua marca se apresenta à internet.

O que significa web design?

Como a palavra indica, é uma extensão da atividade de design, sobretudo o gráfico. E vale uma recapitulação do que é design: de acordo com este artigo do blog UXDesign, o termo se refere ao projeto visual e funcional de um produto; e implica a adaptação deste produto à necessidade dos seus usuários, cativando o uso através da estética e aplicando conceitos e usabilidade à sua forma.

Porém, no caso de web design, o conceito se refere à criação e à produção de websites e de quaisquer documentos que estejam disponíveis na internet. Trata-se de uma atividade multidisciplinar, pois envolve uma série de atividades como direção de arte, arquitetura da informação, programação, usabilidade etc. Ou seja, o design para web é um fragmento do design, e que exige conhecimentos em diversas áreas.

Por que é tão importante que eu me informe sobre web design?

Porque é o profissional responsável pelo web design quem cuida da presença da sua marca na internet. É este o profissional que articula todas essas atividades acima para proporcionar ao usuário uma boa experiência com seus sites, garantindo que ele encontre o que procura ali de forma rápida e eficiente.

Sabe aquele aprofundado benchmarking que você realizou, e que te mostrou que os sites dos concorrentes são bonitos, arejados, práticos e fáceis de usar? Então, isso ocorre graças a, entre outras coisas, um profissional de web design competente.

Mas quem é esse profissional?

Antigamente, nas agências de propaganda e “de internet”, havia a figura do web designer, que, na maioria das vezes, era o responsável por cuidar da arte e por vezes da programação de um site. Agora, porém, há quem defenda que o termo web designer é muito restrito, optando simplesmente por qualificar este profissional como o designer que “faz” web, ou que desenvolve os sites e documentos que ali serão disponibilizados. Tal profissional, hoje em dia, tem que saber de tudo: tipografia, fotografia, semiótica, Gestalt, matemática, comportamento humano etc.

E para desenvolver um projeto coerente,  precisa trabalhar em conjunto com diversos outros profissionais. São os arquitetos de informação, os webwriters ou programadores, e isso quando o próprio profissional responsável não acaba assumindo uma dessas funções.

No desenvolvimento de um website, além de conhecimento profundo de criação, o profissional deve ter algumas outras habilidades indispensáveis para que o projeto de fato forneça soluções eficientes em usabilidade, desempenho e comunicação. Como vimos, é um profissional polivalente, que deve se atentar a questões diversas para de fato responder às necessidades do público-alvo. E isso vai muito além de um trabalho apenas criativo, já que envolve planejamento e de pesquisa. Desenvolver um website inevitavelmente implica “pensar”.

Por enquanto, não posso contratar uma agência ou um profissional. Alguma dica para que eu cuide do meu web design?

Claro. Este artigo do Wix traz sugestões muito bacanas de como você mesmo pode trabalhar o design de seus sites, sem grandes conhecimentos de programação ou direção de arte – inclusive utilizando as ferramentas que o próprio Wix disponibiliza. Ou, ainda, chame aquele seu amigo que pode dar uma consultoria na “brodagem” – as dicas são simples e fáceis de se aplicar.

Vamos a elas:

_Priorize a limpeza e a ordem das informações

A internet, assim como todo o mundo ao nosso redor, é uma tremenda confusão. Informação para todos os lados: anúncios, banners, ícones, distintivos, pop-ups etc. Então, quando alguém aparecer no seu site, o ideal é que ele ofereça uma pausa, um respiro de toda essa bagunça. Adote princípios como um design plano e espaços em branco; isso pode fazer maravilhas pela experiência do visitante do seu site. Tente manter tudo simples ou até mesmo minimalista, com apenas o seu conteúdo mais importante em destaque. Às vezes, menos é sem dúvida mais.

_Defina a hierarquia dos elementos

O termo parece complicado, mas a definição não é: hierarquia visual significa que, basicamente, nossos olhos prestam atenção a espaços na web de acordo com um padrão determinado – e conhecer esse padrão pode te ajudar a otimizar o conteúdo do seu site.

Por exemplo, se você cria um botão de “Inscreva-se já”, provavelmente quer que o maior número possível de pessoas clique nele e complete um processo de inscrição. E a hierarquia visual nos diz que os olhos se movem de cima para baixo, da esquerda para a direita. Isso significa que o seu botão vai ser mais chamativo se estiver no canto superior esquerdo do seu site, o que pode significar mais cliques. Lembre-se de apenas colocar o conteúdo mais importante nesses espaços cobiçados.

_Quanto ao texto: deve ser fácil de ler

Texto é tudo. É o que vai passar a mensagem do seu site, é o que vai corresponder ao que o visitante procura. Deve responder a perguntas antes mesmo de terem sido feitas. Por isso, o ideal é que você jamais maltrate os olhos e a atenção do leitor. E para que isso não aconteça, exitem algumas regras simples que podem te ajudar a manter o texto na medida para sua proposta:

  • Certifique-se que suas cores funcionam juntas. Por exemplo: colocar um texto bege em um fundo branco vai deixar os visitantes do seu site com dor de cabeça, ou fazê-los desistir e ir embora. Nenhum desses resultados é desejável – então, certifique-se de que todo o seu texto é fácil de ler.
  • Não use uma fonte minúscula. Embora possa parecer elegante, simplesmente não é prático. Certifique-se de seus leitores não vão precisar de uma lupa para entender a sua mensagem.
  • Seja fiel às suas fontes (os caracteres). Crie um tema e uma marca tendo não mais de duas – até melhor se for apenas uma. Para ganhar pontos extra, certifique-se de que as fontes que você escolheu são de fácil leitura.

Enfim, estas são algumas dicas que podem ajudar a melhorar o web design de seus sites em um primeiro momento. Mas o ideal é que você tenha um fornecedor de confiança, e que possa acompanhar essas questões de perto. Afinal, é a sua marca na internet.

Onde posso me informar mais?

Esta seção do portal Info Money traz conteúdo relevante e atualizado sobre web design.

E este artigo do ViverDeBlog traz dicas sobre web design para alavancar conversões em seus sites.

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: