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Como o case da Tecnisa em redes sociais pode motivar outras empresas a agir com mais convicção na internet.

Quando abordamos o assunto internet, as empresas se encontram em diferentes estágios. O estratégico: quando a empresa assume definitivamente o assunto com uma vantagem competitiva de longo prazo. O pontual: quando a empresa opta por ações esporádicas e pontuais sem muita convicção do que está fazendo. O informal: quando a empresa possui na sua rotina ações recorrentes de ações digitais, no entanto, não as desenvolve de forma estratégica. Faz porque tem que fazer. O inexistente: na qual a empresa não tem absolutamente nada desenvolvido.

O Brasil é um sucesso em termos de uso de internet sob o ponto de vista do usuário, no entanto, as empresas relutaram muito em acreditar que a internet assumiria uma importância estratégica nos seus negócios. O grande salto se deu nos últimos três anos, com o advento das redes sociais, que deram um grande empurrão para os negócios digitais decolarem – podemos incluir aqui também o exponencial crescimento do mobile. No Brasil, conta-se nos dedos as empresas que aportaram a internet como um grande diferencial estratégico de negócios. A Tecnisa é uma das pioneiras. Iniciou sua estratégia em 2000, quando o Brasil tinha aproximadamente 4 milhões de usuários com 100% das conexões feitas através de linha discada.

Na época, era uma grande heresia vender imóveis pela internet, um produto de alto desembolso financeiro e, sobretudo de toque. Em 2001, a empresa já possuía um gerente de negócios on-line que desenvolvia trabalhos inovadores para a época. Nestes 12 anos intensos de trabalho, a empresa obteve destaque nacional e internacional com inúmeros prêmios e reconhecimentos. Foi a primeira empresa a ter uma equipe de corretores on-line; a promover atendimento on-line; a usar estratégias de links patrocinados; obteve o reconhecimento do Google como a melhor empresa do segmento de Real Estate do mundo no uso desta estratégia; foi também a primeira empresa a possuir um blog corporativo sem censura e moderação em 2006, o que deu um grande impulso para empresa entrar com força no mundo das redes sociais; se destacou por ser a primeira empresa do mundo a vender apartamento pelo Twitter e ter um gerente de redes sociais em 2008; foi a primeira empresa a possuir aplicativo de Iphone em 2009; a desenvolver redes de open innovation e crowdsourcing em 2010 e mais recentemente a ter aplicativos para smartTVs. Tudo isto redundou em uma participação expressiva da internet no volume de vendas: 40% aproximadamente são originadas pelos meios digitais.

A internet também se tornou uma grande plataforma de inovação, inserindo a empresa entre o seleto grupo de empresas mais inovadoras do Brasil, ficou em 10o lugar em 2011 segundo revista Época Negócios e Consultoria AT Kearney. Os resultados e o reconhecimento foram obtidos pelo fato de a empresa possuir uma estratégia de convicção para o uso dos meios digitais. O que é ainda muito usual nas empresas é a adoção de estratégias de meios digitais por convenção: "Se todas as empresas fazem também devemos fazer", "se a concorrência faz então devemos fazer". Não há alternativa: tudo o que pode ser escrito, ouvido, falado e visto vai virar bit, portanto pense muito bem sobre o futuro, pois é lá que sua empresa viverá (ou não) a maior parte de sua existência.

Romeo Deon Busarello é Diretor de Ambientes Digitais da Tecnisa e Professor dos cursos de MBA e Pós Graduação do Insper e ESPM.

, Tecnisa, Diretor de Marketing
É Diretor de Marketing e Ambientes Digitais da Construtora TECNISA. Responsável pelo desenvolvimento de trabalhos de grande importância para o mercado brasileiro de comunicação e internet, como vendas de apartamentos pela internet e os atuais conceitos de open innovation e Fast Dating, que permeiam as iniciativas de inovação da companhia. Graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Marketing e mestre em Administração de Empresas, Romeo atua também como Professor nos cursos de MBA e Pós-Graduação da ESPM e Insper.

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