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Onde sua empresa quer estar daqui a um tempo? Responda definindo a Visão dela

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Uma frase sintética, objetiva, que descreve com clareza aonde sua empresa pretende chegar: esta é a Visão, cuja formulação é fundamental para a sua identidade corporativa.

Se você é empreendedor há algum tempo, já deve ter percebido que, hoje em dia, as empresas estão cada vez mais associadas às pessoas. Explicamos: da mesma forma que, para vivermos em sociedade, precisamos de valores e princípios estabelecidos (como honestidade, ética e idoneidade), uma empresa também precisa se posicionar. Precisa declarar a que veio, assumir uma personalidade – ou melhor, uma identidade corporativa específica. Fazem parte desta identidade os Valores e a Missão, assuntos de que já tratamos aqui em diversas ocasiões. E faz parte também a Visão, que agora analisaremos com mais cuidado.

Porque, como você também deve saber, estes três fatores – Missão, Valores e Visão – são os pilares da identidade de qualquer empresa, não importa o tamanho dela. Porém, assim como ocorre com os dois primeiros, a Visão não é algo que surge assim, facilmente. É algo que sintetiza um conjunto complexo de premissas, que nunca estão facilmente dispostas sobre uma mesa.

Agora vamos entender um pouco mais sobre este processo.

O que é visão, exatamente?

De acordo com este artigo sobre identidade corporativa do consultor e especialista em estratégia Daniel Castello, a construção da Visão é a terceira etapa da formação da identidade de uma empresa, sucedendo à formulação dos Valores e da Missão. Castello é bastante didático em sua explicação:

os Valores representam quem é a sua empresa é; a Missão implica o que a sua empresa faz; e a Visão é o que a sua empresa pretende. É aonde ela quer chegar, o futuro pretendido pelo seu negócio.

Segundo o especialista, a Visão pode ser “ampla e estratosférica ou simples e pautada” (ele afirma preferir este segundo caso).

Trata-se, assim como a Missão, de uma frase sintética, que, de acordo com Daniel Castello, é construída da parte para o todo. Afirma ele defende que uma Visão, para ser realmente útil – como um destino a ser alcançado -, tem que definir claramente quais são as áreas chaves de resultado na construção deste futuro.

A frase que daí resulta vai ser apenas uma síntese, construída a partir das descrições do estado futuro ideal de cada proposição de valor e de cada competência essencial que você decidir desenvolver.

Outra definição bastante exata é a que encontramos nesta Ferramenta de Missão, Visão e Valores:

É a situação em que a empresa deseja chegar (em período definido de tempo).

É curioso notar que, para o autor da ferramenta, o professor do Insper Marcelo Nakagawa, a formulação da Visão é o segundo passo a ser dado na formação da identidade corporativa, sucedendo a missão.

Como estabelecer a visão da minha empresa?

De acordo com Nakagawa, assim que for definida a Missão, chega o momento de a empresa determinar uma Visão de futuro para o negócio. Ou seja, de estabelecer os objetivos a serem atingidos nos próximos anos. E para isso, é fundamental que estes objetivos levem em consideração indicadores e metas.

Caso sua empresa queira ser a maior, a melhor e/ou a mais admirada de seu segmento, você deveria definir indicadores e metas para saber se está alcançando seus objetivos. Ao contrário da Missão, o especialista afirma que é muito difícil encontrar uma definição da Visão de uma companhia que contenha os objetivos, os indicadores e as metas. Em geral, tais informações não são divulgadas publicamente e outras são impedidas de “prometer” resultados para os investidores.

E também é fundamental considerar que a Visão deve expressar tanto a aspiração como a inspiração da sua empresa. Ou seja, a aspiração a tornar-se algo, a cumprir um destino; e a inspiração, porque este “algo” deve valer a pena necessária para ser concretizado.

Assim, a frase que representa a Visão precisa ser prática, realista e, acima de tudo, tangível, realizável (pois não alcançamos aquilo que nós não percebemos). Do contrário, se ela sugerir ou propuser resultados inalcançáveis, a visão não passará de um mero devaneio.

A Visão também deve ter estar de acordo com o perfil da empresa. Por isso que é tão importante que ela seja formulada após serem definidos a Missão e os Valores, uma vez que, sabendo “quem” e “o quê”, ficará mais fácil descobrir “onde”.

Na mesma ferramenta (cuja utilização recomendamos muito), há um breve passo a passo para auxiliar você a definir a Visão da sua empresa:

1. Defina um horizonte de planejamento de 3 ou 5 anos. Como gostaria que sua empresa estivesse ao final desse período?

2. Na resposta acima, seria possível determinar algum tipo de indicador de avaliação e metas numéricas que poderiam ser atingidas nesse período de tempo?

3. Elabore uma declaração em que conste o(s) objetivo(s) que a empresa irá atingir durante o período. Depois, valide com os interessados no negócio se ela poderia ser a Visão de futuro da empresa.

Enfim, este é o conteúdo sobre Visão que consideramos importante compartilhar com você, para auxiliar na formação da sua identidade corporativa. Esperamos que as informações tenham ajudado!

Onde posso me informar mais?

Neste artigo, Carlos Rodrigues, diretor presidente da Governance Solutions, fala sobre a importância de valores e princípios para a governança corporativa.

E neste texto, o mentor Endeavor Sandro Magaldi enfatiza a importância de você se questionar sempre sobre a essência da sua empresa.

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

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