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Validação de ideias? Sim! Teste antes de investir

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A validação é uma etapa muito importante para você focar seus esforços num produto ou modelo de negócio que realmente funcione. Confira algumas dicas para validar as suas hipóteses.

Hoje vamos falar sobre um detalhe crucial para o sucesso de um negócio, serviço ou produto: a validação. Por mais que pareça algo simples e óbvio, vira e mexe nos deparamos com empreendedores que esqueceram deste pequeno detalhe e partiram para a ação, ou seja, investiram dinheiro, tempo e energia para fabricar e lançar produtos que não tiveram aceitação nenhuma.

Tem uma historinha, que até parece uma piada, que ilustra bem a importância da validação de ideias: uma marca conhecida de comida para gatos lançou um novo sabor. Quem tem gatos sabe: o bichinho é enjoado e não sai comendo qualquer coisa que é colocada para ele comer. E a fabricante não deu sorte: os gatos rejeitaram massivamente o produto, o que acabou resultando na retirada do mesmo do mercado. E fica a pergunta: alguém validou com o público-alvo, os gatos, se aquele alimento era bom? Parece que não.

Bom, mas quando o assunto é validação de ideias, hipóteses ou modelos de negócios, talvez mais importante do que saber que é necessário validar, seja saber como fazer isso e conhecer ferramentas para tal.

Neste artigo, originalmente publicado no blog original, Steve Blank fala sobre uma das ferramentas propostas pelo método. Lean Startup (vale a leitura para saber mais sobre o tema), o Construir-Medir-Aprender. A grande intenção por trás dessa ferramenta é confirmar ou descartar uma ideia inicial, o que vai gerar novas ideias. Mas ainda não está bom o suficiente. Ou seja, estamos falando de uma forma de validação.

Antes de mais nada: quais pontos devo validar?

Tá aí uma boa pergunta. O exercício de validação não é simples. Embora seja muito importante conversar com seu público-alvo e obter feedbacks, nem sempre você vai conseguir extrair a verdade de uma conversa. Além disso, são diferentes aspectos de um produto ou modelo de negócio que precisam ser validados: preço, embalagem, estratégia de marketing e público-alvo são apenas algumas delas. Para cada aspecto, você deve pensar uma estratégia diferente, fazer um MVP diferente (falaremos sobre isso a seguir).

Então, para organizar as ideias, uma boa dica para começar é usar os campos do Canvas como referências dos pontos que você precisará validar no seu modelo de negócio. São eles:

  • proposta de valor: benefícios do produto/serviço que a empresa oferece;
  • segmentação de clientes: usuários e clientes pagantes;
  • canais de distribuição para alcançar clientes e oferecer-lhes sua proposta de valor;
  • relacionamento com clientes para criar demanda;
  • fontes de receita gerada pelas prospostas de valor;
  • atividades necessárias para implementar o modelo de negócio;
  • recursos importantes para as atividades;
  • parcerias fundamentais para as atividades; e
  • estrutura de custos resultante do modelo.

Partindo para o teste e validação

Fazer um MVP é uma alternativa muito interessante para o empreendedor que deseja validar hipóteses. Mas, o que é MVP?

MVP (sigla para  Minimum Viable product, ou, em português, Produto Minimamente Viável) é um conjunto de testes primários feitos com o objetivo de fazer uma validação da viabilidade de um negócio. São diversas experimentações práticas que serão desenvolvidas levando o produto a um seleto grupo de clientes – com  a diferença de que não se trata do produto final – mas sim de um produto desenvolvido com o mínimo de recursos possíveis, desde que (em sua totalidade) estes mantenham sua função de solução ao problema para o qual foi criado.

Um MVP é feito para que o empreendedor possa fazer uma validação prática a reação do mercado e a compreensão do cliente sobre seu produto e se ele — de fato — soluciona o problema do consumidor e assim validar suas hipóteses sobre o produto.

É importante deixar claro que o que você constrói deve estar alinhado com a hipótese que você quer testar. O MVP que você precisa para encontrar o cliente certo é diferente do MVP que você precisa para testar se o preço é adequado ou daquele para testar funções específicas do produto. E todas essas hipóteses (e MVPs) mudam com o tempo, conforme os aprendizados.

Como definir o MVP? Como o realizo no passo a passo?

De início, o que deve ficar claro é que fazer um MVP é bem diferente de entregar um produto mal feito antes de terminá-lo e jogá-lo definitivamente ao mercado. O MVP pode até ser uma landing page criada para apresentar uma ideia, por exemplo.

Algumas dicas para desenvolver seu MVP e fazer uma boa validação de ideias:

  • Como primeiro passo para a realização de um MVP, a dica, como já falamos antes,  é apostar em uma landing page. Ela será usada para apresentar o produto pela primeira vez ao mercado (ainda que na teoria), tendo como um de seus maiores objetivos, captar leads que serão usados como “cobaia” no processo de validação posterior;
  • O segundo passo é tirar, a partir das primeiras manifestações de seus leads, as hipóteses de testes, referenciais ou métricas que serão usados para desenvolver seu MVP. Serão então formulados os critérios a serem testados, as expectativas de retorno e qual o perfil de cliente que esse produto alcança; e
  • Só após essas duas etapas iniciais é que sua startup poderá pensar na criação de um MVP para ser submetido a testes. Lembre-se de que o objetivo é gastar o mínimo de recursos possíveis, mas sem permitir que o produto deixe de ser um produto para ser só um conjunto de funções sem sentido.

Bom, agora que você já sabe mais sobre a importância da validação, e conhece ferramentas para testar sua hipóteses, é hora de colocar a mão na massa e, digamos, lapidar a sua ideia para que ela seja um sucesso de mercado!

Boa sorte!

Leia mais:

O lean startup te ajuda a validar seu modelo de negócio

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

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1 Comentário

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  1. Carlos moraes - says:

    2 curtidas
     
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    Vcs já viram ou conhecem o Airbnb de Jantares? http://www.dinneer.com
    Nasceu aqui no Brasil a uns 2 meses e estão arrebentando

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