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Guia para os links patrocinados no Google

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Quanto investir, por onde começar, como medir resultados. Descubra como ter um bom retorno ao investir neste tipo de publicidade.

No cenário atual, para quem quer novos clientes, a pergunta não é SE uma empresa deve comprar links patrocinados para aparecer nos resultados de busca do Google, mas QUANTO ela deve investir neles.

A primeira recomendação é determinar uma métrica de sucesso para avaliar o investimento. Essa métrica pode ser pautada por vendas, telefonemas, leads, cadastros ou visitas a uma determinada página. Ela ajuda a otimizar a campanha e a determinar o valor ideal que seu negócio deve investir em publicidade no Google.

Para aparecer nas buscas, é preciso criar uma conta no adwords (serviço do Google para gerenciar a compra de links patrocinados) e comprar palavras que tenham relação com o negócio. Procure focar em termos específicos, que demonstrem um claro interesse no produto ou serviço. Por exemplo: imagine que tem uma loja de tênis. Talvez o termo “tênis” por si só seja muito genérico para justificar a compra, mas, se a pessoa buscar um determinado modelo de tênis, a chance de uma conversão em venda aumenta.

Depois de escolher os termos, o passo seguinte é criar os anúncios de texto que aparecem nos resultados de busca quando alguém faz uma busca no Google. Nos links patrocinados, você paga pelos cliques que os anúncios recebem, portanto torna-se importante utilizar os anúncios de forma inteligente para filtrar o público que interessa. Uma dica é testar diferentes anúncios para ver qual converte melhor.

Além disso, quando seu anúncio receber um clique, preocupe-se em enviar os visitantes para uma página adequada em seu site, pois é muito fácil que ele volte e clique em outro anúncio se não encontrar facilmente o que está buscando.

Uma das maneiras de otimizar o investimento é determinar o valor a ser pago pelo clique (CPC) de cada termo da sua campanha. Você deve pagar mais caro pelos termos que têm maior probabilidade de gerar conversão. Se estiver utilizando o acompanhamento de conversões, o Google mostrará quais foram os termos que geraram conversões e o custo de conversão (CPA) de cada palavra.

Não se preocupe demais se o seu anúncio não aparecer sempre nas primeiras posições. Você deve aparecer na posição onde faz sentido de acordo com o custo de conversão que deseja.

A posição dos anúncios é determinada por um leilão que leva em consideração o CPC e a relevância do seu anúncio com o termo buscado. Por isso, vale a pena estruturar bem os grupos de anúncios com o objetivo de torná-los relevantes para cada busca. Quanto mais relevante for o anúncio, menos você precisa pagar para estar bem posicionado.

 

Rogério Silberberg é sócio-fundador da Blinks, uma plataforma para otimização de campanhas de links patrocinados e outras mídias de performance.

 

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, Fanatee, Sócio-fundador
Rogerio se formou na ESPM em 1995. Neste mesmo ano abriu um provedor de acesso a Internet com mais 3 sócios. Em 1998 foi trabalhar no ZAZ (atual Terra) na área de parcerias e comércio eletrônico. Saiu de lá para criar o site de entretenimento fulano.com.br, lançado em 1999, que com o passar do tempo, se transformou na agência F.biz, onde atuou até 2007. Depois  disso, desenvolveu o site de favoritos oyo.com.br. Em 2009 fundou a Blinks, uma plataforma para otimização de campanhas de links patrocinados e outras mídias de performance. Também é "mentoring partner" da Tree Labs, uma aceleradora de startups e atua na Endeavor desde 2000 como mentor.

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