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Acerte na escolha de sua transportadora e ganhe em qualidade de entrega

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A transportadora é uma peça fundamental na logística de uma empresa. Conheça dicas para se sair bem nessa escolha

E aí acontece aquilo que você sempre trabalhou para, mas que não sabia exatamente quando ia acontecer: suas vendas decolaram e sua empresa segue o mesmo caminho. Viva! Mas o crescimento de uma empresa pode vir acompanhado por novos desafios de logística. Definir as melhores estratégias para fazer o transporte de mercadorias está entre eles. Como escolho a transportadora? Trago para dentro de casa a distribuição? Se você anda se fazendo essas perguntas ultimamente, não está sozinho.

O transporte e a entrega de seu produto – mesmo que você não venda para o público final – em geral são etapas chave da sua operação, diretamente relacionadas a atividades como a gestão da sua cadeia de suprimentos e precificação de produtos. Numa empresa tipicamente industrial, os custos logísticos correspondem, em média, a 19% do faturamento, sendo que os gastos com transporte de carga podem equivaler a até 60% desses custos.

Como a Bebê Store foi de 4 para 16 transportadoras e economizou 70% nos seus custos

A Bebê Store, um e-commerce de roupas e acessórios de bebê, tem uma história interessante que ilustra como rever e reestruturar a estratégia de distribuição e os contratos com transportadoras pode ser essencial para a saúde do negócio.

O aumento do custo do transporte por conta da cubagem (taxa cobrada  pelo volume da mercadoria, além do peso) – fez o gasto com frete ir lá para cima.  A saída encontrada pela empresa, além de unir em um mesmo espaço físico seu escritório e centro de distribuição, envolveu uma nova estratégia de contratação de empresas transportadoras. A Bebê Store, que trabalhava com apenas 4 transportadoras, cresceu esse número para 16 – buscando transportadoras específicas regionais e que não cobrassem por cubagem.

A empresa também realiza um leilão em tempo real entre as transportadoras, para conseguir fechar melhores preços

Com essas ações, reduziu em 70% o seu custo com transportadoras e ainda oferece um serviço de entrega melhor.

A seguir separamos algumas dicas para te ajudar a encontrar saídas tão inteligentes e estratégicas para o seu negócio como a Bebê Store.

Terceirizar ou não? Eis a primeira questão

De uma maneira geral, ter sua própria frota (a não ser que você seja uma empresa que presta serviços de transporte) é muito mais custoso do que terceirizar. “Não faz sentido o empresário ter de se preocupar com a maneira como a entrega será feita. Contratar uma distribuidora é a melhor maneira para a empresa adquirir, de forma rápida, uma competência que não domina”, afirmou Júlio Alencar, especialista em produção do Sebrae-SP, em entrevista para a revista PEGN.

Pode acontecer de o empreendedor nem cogitar contratar uma transportadora com medo dos altos custos envolvidos, mas, na ponta do lápis, manter frota própria costuma sair mais caro para o empresário, pois ele tem de arcar com diversas despesas (como manutenção do veículo, seguro, combustível, impostos, gastos com possíveis acidentes, multas e funcionários).

A decisão também deve se basear no custo logístico de entrega para os mercados onde o empreendedor deseja atuar. É preciso verificar o volume de vendas que existe para determinadas regiões e aproveitar para negociar com transportadoras locais. Além disso, contratar uma ou mais operadoras também pode ser bastante vantajoso em períodos de picos sazonais, como o Natal.

Não esqueça: datas de maior demanda exigem planejamento antecipado também para o transporte

Certo, você vai contratar uma transportadora. Que tal antes cuidar da sua gestão de estoque?

Antes de começar a pensar sobre contratar transportadoras, que tal se certificar de que todas as etapas anteriores – até o produto estar devidamente pronto e embalado para enviar para o cliente – estão funcionando bem? Fazer uma boa gestão de estoque é fundamental. Se você tem um e-commerce, talvez o Cross Docking seja um sistema interessante para organizar suas entregas.

Atenção ao frete!

Eventualmente, uma empresa pode adotar a estratégia de subsidiar o frete, para fidelizar ou atrair novos clientes. Mas atenção! Cuidado para não deixar o seu consumidor mal acostumado. No próprio vídeo indicado acima, Leonardo Simão, da Bebê Store, fala sobre o frete, e sobre como é importante para uma empresa conseguir rentabiliza-lo no momento de estruturar seu sistema de distribuição. Caso contrário, esse custo pode se tornar um problema para sua operação.

Agora, como escolher a melhor transportadora?

Encontrar o parceiro certo para realizar a distribuição não é tarefa das mais fáceis. Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), existem no Brasil mais de 71 mil transportadoras e distribuidoras especializadas na entrega dos mais diferentes tipos de mercadoria.

Tenha em mente que a transportadora se responsabilizará por um serviço central de suas operações

Então, considere escolher alguém que seja muito mais do que um mero prestador, um verdadeiro parceiro para integrar sua cadeia. Pesquise muito e fique atento a alguns fatores:

  • Para começar, verifique o perfil dos seus clientes e o mercado em que sua empresa está inserida. Produtos específicos requerem transporte especial.
  • Seus concorrentes cobram frete? Entregam com hora marcada? Esses indicadores de nível de serviço em logística servirão de base para criar o seu sistema de distribuição e calcular seus custos.
  • Conheça as melhores (e as piores) opções disponíveis no mercado, faça uma pesquisa informal de satisfação, converse com amigos; vá em busca de quem for mais confiante, transparente e competente.
  • Se o negócio exigir uma operação especial para lugares mais longínquos, companhias que realizam entregas expressas podem ser uma boa alternativa.

Hora de negociar o contrato

O contrato que será assinado entre sua empresa e a transportadora é muito importante. Fique atento a alguns detalhes:

  • Neste documento deve ficar claro qual é a infraestrutura oferecida pela empresa de logística, e se ela oferece seguro no caso de acontecer algum incidente.
  • As melhores distribuidoras contam com um sistema automatizado, que permite ao varejista acompanhar de perto o trajeto do produto.
  • Aproveite algumas vantagens na negociação: por exemplo, no caso de grandes volumes, é possível negociar um contrato com menos custos.
  • Muitas transportadoras exigem um prazo mínimo de tempo entre o pedido e o serviço. Em alguns casos, o contrato pode prever uma demanda mínima de remessas.

Contrato fechado. Mais alguma dica?

Sim. Confiança mútua e troca de informações são dois pontos cruciais para o sucesso da operação.  Você precisa trabalhar junto e em sinergia com a sua transportadora.

E aí, como tem sido sua experiência com as transportadoras? Compartilhe nos comentários abaixo e deixe suas dicas para outros empreendedores com esse desafio.

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