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De um simples e-mail a US$1 milhão de pré-venda em 49 minutos

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De um simples e-mail a US$1 milhão de pré-venda em 49 minutos

Já pensou seu produto ganhar tração antes mesmo de ser produzido?

Em fevereiro desse ano, um e-mail apareceu na minha caixa de entrada e chamou minha atenção. O título deve ter sido tirado do “guia Apple para lançamento de produtos”, porque dizia: “A Pebble tem algo especial amanhã. Seja o primeiro a ver!”.

A Pebble ganhou uma fama meteórica depois de arrecadar US$10 milhões de 69 mil pessoas na plataforma de crowdfunding Kickstater com seu primeiro produto (o relógio Pebble Watch). E lá vinha ela de novocom outro produto

No dia seguinte, o Pebble Time, mais novo relógio “smart” da empresa, entrou no Kickstarter buscando aventureiros e clientes fiéis que arriscassem seu dinheiro na pré-venda.

Em apenas 49 minutos, o projeto da Pebble atingiu a marca recorde de US$1 milhão arrecadados em menor tempo. Nas 48 horas que se seguiram, o total subiu para mais de US$10 milhões em produtos pré-vendidos para aproximadamente 48 mil clientes.

Mais ou menos ao mesmo tempo do lançamento da Pebble, Mike Chen, um empreendedor de São Francisco, EUA, teve uma ideia: por que não oferecer um serviço rudimentar que permitisse pedir rapidamente qualquer coisa que você queira – não importa o quão aleatório seja – por mensagem de texto?

Entrega de pizza? Fácil. Uma bicicleta nova? Claro. Chen viu essa ideia como algo que ele sempre quis para fazer sua própria vida mais fácil. Chen criou um site simples e batizou o serviço de Magic.

Ele compartilhou com alguns amigos que foram ágeis em fazer seus testes e passar a novidade adiante. No fim de semana, o serviço bombou. Segunda-feira de manhã, Chen teve que recrutar 18 amigos e membros da sua família para ajudar a administrar a enxurrada de mais de 18 mil pedidos.

Tanto Pebble quanto Magic ganharam tração em segundos. Cada um de nós tem desafios parecidos quanto a ganhar no mercado e ter aquele gosto de sucesso e propósito quando clientes reais validam que aquilo em que trabalhamos tanto realmente se espalha e agrega valor. Mas o que acontece na realidade é que, por vários motivos, cerca de 75% dos produtos não têm receita significativa no primeiro ano.

As duas histórias acima, no entanto, dão uma luz sobre novas formas de trapacear no tradicional ciclo de desenvolvimento de um produto ou serviço.

Afinal, não são muitas as empresas, grandes ou pequenas, que rejeitariam US$10 milhões de pré-venda em um produto antes mesmo de ter uma só pessoa trabalhando em produzi-lo.

Há três aprendizados chave aqui e outros exemplos da mudança e da oportunidade causadas por ver e pensar diferente:

1. Redefina seu significado de rapidez

A internet é uma catalisadora. Quase tudo é amplificado, ignorado, requentado ou reagido em questão de segundos. E assim criam-se novas oportunidades de engajar clientes, fãs e críticos. Ela empodera novos modelos de negócios (como o próprio Kickstarter) que expandem seu alcance e mostram cenários que a alguns anos atrás eram inimagináveis. Pergunte-se: estou usando a rapidez em minha vantagem ou estão usando-na contra mim?

2. A importância do engajamento

Engajamento é uma conversa, mas empresas estão sendo excluídas das mais importantes discussões, porque optam por usar novos canais de formas tradicionais. Em um mar de barulho, é cada vez mais difícil se fazer ouvido. Tanto a Pebble quando a Magic conseguiram se destacar porque eles não divulgaram uma proposta de valor qualquer – eles ofereceram uma chance das pessoas se engajarem, tentar algo novo, fazer parte do processo e de um movimento. Pergunte-se: estou conversando com meus clientes ou só vendendo meu produto?

3. Repensando a abordagem

Se você está numa sala em algum lugar, secretamente desenvolvendo seu produto ou serviço e espera que ele se torne um sucesso antes mesmo de você terminar de dizer “TCHARAM!”, a sorte não estará com você. Considere sair por aí, iterar, co-criar e prototipar junto aos clientes conforme você avança. Tanto o lançamento da Pebble quando a Magic poderiam ser histórias diferentes, mas ambas as empresas tomaram uma abordagem de iteração, engajaram com seus clientes e alcançaram o sucesso. Pergunte-se: como posso co-criar?

Artigo originalmente publicado no blog de Reuven Gorsht

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, SAP, VP Global de Customer Strategy
Reuven Gorsht é Vice-Presidente Global de Customer Strategy na SAP e passou os últimos anos estudando como grandes empresas são desbancadas por iniciantes e como reagem os negócios que pensam diferente.

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