6 Dicas para uma Boa Governança Corporativa

Endeavor Brasil
Endeavor Brasil

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 30 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Independente do tamanho dos negócios, a governança é uma ferramenta de gestão estratégica para os empreendedores. Confira uma lista com 6 tópicos que podem fazer a diferença nos resultados da sua empresa.

Como a gestão de uma empresa deve ser administrada? No que os processos, costumes e políticas influenciam as vendas, as relações, o resultado e o crescimento da organização? O Portal Endeavor listou seis dicas de nossos colunistas e colaboradores para você descobrir, passo a passo, como implantar uma boa governança corporativa.

1. Ser eficiente não é mais o suficiente! Fundamental para o negócio, a gestão de riscos é tão importante quanto a eficiência de seu time. A falta dela pode acarretar fraudes e incidentes em diversas áreas da organização. Dicas de Marcelo Forma, com exemplos de riscos típicos que podem virar realidade em eventual caso de uma gestão ineficiente. Leia mais!

2. Não importa o tamanho de sua empresa.Donato Ramos explica porque é fundamental aplicar certas práticas de administração, independentemente do estágio em que seu empreendimento está. Leia mais!

3. Mitigar riscos atrai grandes clientes.Para Carlos Airton Rodrigues, grandes clientes estão cada vez mais interessados em saber se seus fornecedores tem um processo produtivo sustentável, se respeitam regras socioambientais nas operações e se sua gestão é baseada em princípios de transparência. Leia mais!

4. Forme um conselho.Nada como orientações de quem já passou pelo que você está passando agora. Neste artigo de Daniel Heise, o CEO do Grupo Direct comenta sobre a importância de se procurar pessoas experientes para te guiar em sua empreitada. Leia mais!

5. Baseie-se em princípios e valores fortes.Transparência, equidade, prestação de contas, conformidade e responsabilidade corporativa são essenciais. Em mais uma coluna de Carlos Airton Rodrigues, descubra como assegurar um definido conjunto de princípios. Leia mais!

6. Governança Corporativa segundo os CEOs. Edemir Pinto, diretor-presidente da BM&F Bovespa, e Wilson Ferreira, presidente da CPFL Energia, conversam sobre o tema com a moderação de Eliana Lustosa, conselheira do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Assista abaixo:

 

Por Vinícius Victorino, da equipe de Cultura Empreendedora – Endeavor Brasil.