facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

ToLife: salvando vidas, tempo e dinheiro

LoadingFavorito

A ToLife nasceu de um problema recorrente nos hospitais brasileiros: a demora no atendimento de urgência. Conheça a missão dela e do empreendedor, Leonardo Lima de Carvalho.

Diariamente, 30 mil pessoas dão entrada em atendimento emergencial no Brasil. É com essa informação inicial que a ToLife se apresenta em seu site oficial. A criação da empresa surgiu de um grave problema: as longas filas formadas nos hospitais e, consequentemente, a demora no atendimento, que colocam em sério risco a vida de milhares de pessoas todos os dias.

A solução, portanto, foi otimizar esse processo a partir do Protocolo de Manchester, uma prática de classificação de risco reconhecida no mundo todo, aplicado à tecnologia de ponta: equipamentos que diminuem o tempo de análise e classificação do paciente. Uma das mais novas empresas apoiadas pela Endeavor no Brasil, a ToLife vende o serviço completo, com profissionais capacitados.

Leonardo, da ToLife (Foto: Rodrigo Grecco)

O empreendedor por trás dela, o mineiro Leonardo Lima de Carvalho, passa já no discurso a solidariedade e paixão necessárias para tocar esse negócio, e fazer dele um importante agente que impacta de forma positiva na sociedade. E conta, em entrevista à Endeavor Brasil, como foi empreender a partir de uma deficiência grave do sistema de saúde nacional.

“Apenas uma coisa foi fácil: quando você não precisa vender o problema, você já tem 50% do caminho andado. Eu não preciso falar para o médico que o atendimento de urgência dele está com problemas ou que tem gente morrendo nas filas dos hospitais”, conta Leonardo, que garante que essa foi a única parte simples do processo.

“Eu era gestor de um projeto nas redes de urgência e emergência no estado de Minas Gerais. Uma das minhas metas era implementar classificação de risco em cerca de 5 mil unidades de saúde. E o grande problema era como colocar em cada unidade todo o aparato tecnológico necessário”, explica.

Leonardo precisava, em média, de nove equipamentos em cada clínica (desde oxímetro, até impressora e termômetro), todos com assistência técnica, preços e manutenção diferentes. “Então tive a ideia de criar algo que fizesse tudo isso”. O design é próprio (venceram o Prêmio IDEA recentemente), e todos devidamente patenteados. “Não existe isso no mundo. Produzimos em Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas”, diz.

A ToLife, para ele, coloca gente certa no lugar certo, o que não aconteceria apenas com a criação de novas clínicas. O atendimento se diferencia por ter agilidade e qualidade integrados a uma equipe composta de técnicos em informática e corpo clínico especializado. “Salvamos vidas, tempo e dinheiro”, acrescenta o empreendedor, selecionado pela Endeavor em julho deste ano.

Agora, seu desafio é crescer, sem perder a agilidade, melhorando cada vez mais os hospitais não só de Minas Gerais e do Brasil. “Hoje mudamos e não vendemos mais os equipamentos – e sim o serviço completo. Outras mudanças internas ocorreram já no processo de seleção da Endeavor, o que nos deu muito aprendizado, muito mais do que em qualquer curso. Agora, ao lado da Endeavor, queremos escalar e manter a qualidade para ajudar cada vez mais pessoas”, encerra. No Brasil, a ToLife já está presente em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte e no Distrito Federal. Fora do país, tem operações no México.

A visão da Endeavor sobre a ToLife

“Das empresas que participei do processo de seleção da Endeavor, é a que tem o maior potencial. Ela resolve um problema que está lá – o caos no sistema de saúde brasileiro. E ela faz isso utilizando uma inovação que é um tripé formado por hardware, software e serviço. Tudo forma uma central de classificação de riscos e reduz o tempo da fila drasticamente.

Resolve um problema gigante, que tem uma demanda muito alta. E a solução é inovadora, conveniente, completa e da forma mais ampla possível. Além de ser um negócio extremamente escalável, porque vai ajudar qualquer hospital no gerenciamento de informações para tomada de decisão. Ela tem potencial mundial. Não funciona só em Minas Gerais ou no Brasil, é para o mundo inteiro”, Rodolfo Zhouri, coordenador da Endeavor em Minas Gerais.

Entenda melhor como funciona o processo de classificação de risco:

 

Por Vinícius Victorino, da equipe de Cultura Empreendedora – Endeavor Brasil.

 

 

 

 

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: