Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

TMS: como essa ferramenta te ajuda a cortar custos com transporte

LoadingFavorito

O TMS pode ser a ferramenta que faltava para você deixar sua operação de entrega mais redonda

A Aurora perdia muitos alimentos (150 toneladas por mês, mais precisamente) durante a locomoção até as distribuidoras. Isso acontecia porque o seu caminhão frigorífico não conseguia manter uma temperatura estável durante o percurso. Para diminuir esse enorme prejuízo, da perda de mercadorias, eles implementaram um sistema, um TMS, para, entre outras coisas, monitorar e controlar a temperatura dentro dos baús. Assim, de 150 toneladas de produtos perdidos por mês, diminuíram este número para apenas uma tonelada a cada três meses (saiba mais aqui). Bastante, né?

Mas o que é TMS? É a sigla para transportation management system, que significa sistema de gestão de transporte. TMS é um sistema que toda empresa que não terceiriza sua operação de transporte deve usar.

É, basicamente, um sistema que você compra e instala na sua empresa. Ele pode até ser desenvolvido de forma personalizada para monitorar, controlar e melhorar a sua logística de transporte -como foi o caso citado acima.

Com um TMS você consegue entender exatamente qual o custo de cada etapa da operação e também quais são os fatores mais críticos

Vamos direto ao ponto: você cresceu, entrega em diversas regiões do país, está expandindo cada vez mais, mas a complexidade da sua operação também não para de crescer. E está ficando cada vez mais difícil organizar e acompanhar todas as etapas de operação usando planilhas e mais planilhas.

Você tem um e-commerce? Então a confusão deve ser maior ainda. Conciliar pedidos 24h por dia com entregas por toda a parte, garantir a integridade das mercadorias, a satisfação do cliente, garantir prazos. Muita coisa. E aí tem problema na estrada, tem problema com o motorista, tem problema com o caminhão, tem problema com o cálculo do frete, tem problema com tudo. E os custos dessa operação vão lá para cima.

Hora de modernizar e investir em TMS

O que você ganha exatamente investindo em um TMS?

Olha, o TMS pode te ajudar a arrumar muita bagunça, ou pelo menos entendê-la, para tornar sua operação mais eficiente. Um sistema desses te permite não perder tempo checando planilhas e fazendo contas, além de te fornecer instrumentos concretos para pensar formas de melhorar todo o processo de transporte de mercadoria.

Por exemplo, o TMS pode te ajudar com a roteirização no sistema de entrega -e isso é muito importante em um e-commerce, por exemplo, ou empresa que trabalha com prazos curtos de entrega. O sistema é capaz de avaliar qual o melhor caminho de cada entrega considerando uma busca pelas melhores rotas e também botando  na balança fatores como congestionamento, custos de pedágios e até a manutenção de viagem.

Além disso, você vai poder controlar todas as informações de fretes, entregas, desempenho dos motoristas e veículos, rastreamento das mercadorias, emissão de conhecimentos eletrônico de carga e outros documentos fiscais.

Vamos lá, vantagens do TMS ponto a ponto:

Você pode acompanhar a carga até o fim, usando um sistema de rastreamento do carregamento até o descarregamento dos produtos.

Também possibilita que você controle as rotas, pois o sistema te avisa sobre quaisquer desvios de caminho. Assim, você consegue calcular sempre, certinho, o custo daquela entrega.

Você pode se comunicar com o motorista e usar um computador de bordo instalado no caminhão que conecta o veículo à sua empresa.

Você pode ficar de olho no motorista, pois o seu departamento de logística terá o controle sobre quantas vezes o motorista parou, e quanto tempo ele levou em cada parada. Assim, você avalia o tempo de carga e descarga, mas também o desempenho do motorista durante o trajeto. Além disso, o sistema controla em tempo real a velocidade do veículo.

Também tem aquela história de segurança…, e um sistema TMS te possibilita ter no veículo um botão de “pânico” para que o motorista acione se estiver em em alguma situação de risco.

Agora, você vai ter que preparar o terreno para implementar um TMS

Sim, esse sistema tem um custo de implementação, e você vai ter que preparar sua equipe e tomar uma série de cuidados antes de implementar o seu. Mas, olha, pode valer muito à pena.

Antes de investir em TMS, é preciso prestar atenção a dois aspectos

Em primeiro, sua equipe também precisa estar capacitada para utilizar o TMS. Em segundo, o sistema precisa ser compatível com quaisquer outros sistemas que você já use na sua empresa. Quanto mais você integrar os sistemas de diversas áreas da empresa, melhor para a sua operação.

O que você está esperando para melhorar sua logística com um TMS?

Não é segredo para ninguém que a logística empresarial pode ser um grande diferencial competitivo para uma empresa. Isso somado à uma boa experiência do consumidor final. A Apple, por exemplo, está na corrida para melhorar a qualidade, a precisão e a eficiência da sua operação, já estão até investindo em entregas com drones.

Mas você não precisa dar um salto tecnológico tão alto, afinal, pode ser que esteja mesmo no momento de pensar em amadurecer sua empresa e adotar um sistema TMS para monitorar sua operação de transporte. Que tal?

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

1 Comentário

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
  1. Alex Avilac - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    parabéns pela abordagem desse conteúdo tão importante para o desenvolvimento do país.

    Alex
    http://www.sistematms.com.br/

Parceiros
Criação e desenvolvimento: