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14 tendências que vão mudar a forma como você vende

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14 tendências que vão mudar a forma como você vende

Você está preparado para incorporar novas tecnologias do varejo?

Um dos maiores eventos sobre comércio digital do mundo, o Shop.org deste ano foi na Philadelphia, terra de Rocky Balboa e berço da independência dos Estados Unidos. Com participação de mais de 5.000 pessoas e 300 expositores, o destaque ficou por conta da penetração do Mobile (que já não é mais tendência, virou pura realidade como a nova plataforma dominante) e da chegada das tecnologias do “futuro” (que de futuro não tem nada, pois já estão bem presentes).

O varejo hoje já é responsável por 1 em cada 4 empregos, segundo o presidente da NRF, a federação do varejo americano.

A relevância do setor é indiscutível, mas ele vem mudando – e vai mudar muito mais nos próximos anos.

Aqui, reúno as principais tendências e inovações discutidas no evento:

1. Mobile é a prioridade número 1 para os varejistas virtuais, assumindo a dianteira em relação a omnichannel, marketing, site merchandising, expansão internacional e site replatform, que são os próximos na lista de prioridades.

2. Embora seja a prioridade número 1, os varejistas virtuais ainda estão pelejando para conseguir lidar com a complexidade da migração para o Mobile. Atribuição, usabilidade, responsividade, modelo de negócios e estrutura organizacional são os fatores críticos que fazem com que a venda média em smartphones seja de 12%, com um tráfego médio de 30%. Para tablets, a proporção é mais suave (16% e 17%, respectivamente).

3. Mobile influencia mais as vendas off-line do que as vendas online!!! Embora contra-intuitivo, é a realidade!

4. Conteúdo está de volta. Para que a experiência do consumidor seja completa, são necessários mais investimentos em conteúdo. Destaques para: Instagram e Pinterest + User Generated Content (conteúdo gerado pelo usuário) + Vídeos e Fotos em alta qualidade + Tutoriais e Reviews de Experts + Vídeos ”Como fazer” + Conteúdo social propagado + Blogs.

5. O feijão com arroz ainda é muito importante. Os principais fatores considerados pelo consumidor antes de realizar uma compra nos últimos 3 meses são: custo de frete + busca + avaliações de outros usuários + imagens dos produtos + carrinho salvo + imagens alternativas dos produtos + demonstrações em vídeo.

6. Feriados e datas comemorativas nunca foram tão importantes e… caros! 73% dos consumidores americanos reportaram que compraram menos em lojas físicas porque haviam comprado online no feriado de Ação de Graças! Alta expectativa de descontos e promoções! Volumes maiores, margens menores…

O Amazon Prime Day (dia de descontos para clientes Prime da Amazon) representou 1,5 vezes as compras em um dia comum. No CyberMonday (algo como a Black Friday do e-commerce), foram 2,2 vezes. Já o dia dos solteiros na China (11/11) movimentou 8,9 vezes mais do que um dia normal!

7. Novos objetos interessantes capturam nossa atenção, mas não o nosso bolso. Os wearables (tecnologias vestíveis), mobile digital wallets (carteiras virtuais), subscription boxes (modelos de assinatura) e smart home devices (dispositivos integrados à casa) despertam interesse, porém ainda estão na curva inicial de adoção.

O último ponto se conecta com a principal palestra do evento, que foi feita pelo CEO da Singularity University, Salim Ismail, autor do livro “Exponential Organizations” – leitura recomendada para todos que trabalham ou se interessam por E-Commerce, Plataformas Digitais, Internet, Futuro, Tecnologia, Inovação, Vale do Silício e temas correlatos.

A principal tese dele é que as companhias formatadas para o sucesso no século XX estão fadadas ao fracasso no século XXI, porque o mundo está experimentando uma onda exponencial e, portanto, as empresas precisam se tornar organizações também exponenciais, para que possam se adaptar e sobreviver.

A Lei de Moore já previu o impacto da força exponencial em diversos aspectos de nossa vida cotidiana, que serão reconfigurados nos próximos anos: saúde, água, energia, meio ambiente, alimentação, educação, segurança, pobreza, tecnologia e tantos outros.

Recentemente, foi feito um seminário na Singularity University com maiores executivos de diversas companhias (Shell, SAP, Coca Cola, Google, Nokia, Hershey’s, entre outras) e o levantamento mostrou que 75% deles tinha pouco ou nenhum conhecimento dessas tecnologias revolucionárias que estão em curso. Após o seminário, a conclusão é que 80% destas tecnologias trariam impacto “game-changer” em até 2 anos e, 100% delas, em até 5 anos. 100% dos executivos traçaram planos de ação imediatos.

E quais são estas tecnologias disruptivas? Seguem alguns exemplos:

1. Internet das Coisas (IoT: Internet of Things)

Os primeiros 20 anos da internet que conhecemos foram formados pela conexão de pessoas a máquinas. O novo paradigma será o aumento exponencial da conexão de máquinas a máquinas (M2M) pela internet das coisas. Em 2020, haverá mais de 50 bilhões de aparelhos e, em 2030, a comunicação M2M responderá por mais de 50% do total.

2. Biotecnologia

Diversas inovações irão revolucionar a saúde. Sequenciamento do DNA, cura inimaginável de doenças, alteração genética de embriões, brain computer interfaces e até o armazenamento dos seus sonhos serão possíveis com a biotecnologia exponencial.

3. Veículos autodirigíveis

Outra revolução ocorrerá no transporte de pessoas e mercadorias com os veículos autodirigíveis (selfdrive). Google Car, Tesla, Uber, entre outros players, serão responsáveis por reconfigurar tudo que conhecemos a respeito desse assunto. Existem alguns dilemas éticos no meio do caminho, que certamente serão endereçados.

4. Energia solar

O custo da energia solar está caindo exponencialmente e em alguns anos sua adoção será massiva, pois além de abundante, será incrivelmente barata. O que será possível fazer com uma energia que tende ao infinito?

5. Realidade aumentada e realidade virtual

Considerada uma das três tecnologias com alto impacto no varejo e no e-commerce nos próximos anos, a realidade aumentada/virtual promete oferecer novas experiências ao consumidor, pois permite que ele veja e interaja com os produtos e serviços que deseja possuir, antes mesmo de tê-los em suas mãos.

6. Drones

Considerada a segunda das três tecnologias com alto impacto no varejo e no e-commerce nos próximos anos, a utilização de drones já é realidade em fase piloto em algumas companhias como a Amazon (Prime Air) e o Google (Projeto Wing), porém é na startup Matternet que residem as maiores apostas. Com um drone autônomo (que não precisa de piloto) desenhado exclusivamente para transporte de mercadorias de até 1kg, num raio de 20km, seu custo por entrega é de US$ 1,50 para um tempo médio de entrega de 10 minutos contra US$ 11 em 40 minutos do melhor entregador (hoje em dia) nos EUA.

7. Impressoras 3D

Considerada a terceira das três tecnologias com alto impacto no varejo e no e-commerce nos próximos anos, a impressora 3D promete revolucionar a concepção e recebimento dos produtos por parte dos consumidores. Imagine não precisar esperar o produto chegar na sua casa, e em vez disso poder imprimi-lo diretamente? Imagine poder digitalizar seu corpo, sua casa, seu carro, seu gato e ter produtos customizados para eles? Admirável mundo novo ou Jetsons?

Já dizia Bill Gates…

“Normalmente nós superestimamos as mudanças que virão nos próximos dois anos e subestimamos as mudanças que ocorrerão nos próximos dez”.

A sociedade está preparada para as mudanças exponenciais que virão? Veremos nos próximos anos.

Por aqui, seguem minhas previsões do que vai acontecer em 2036:

      • minha filha não vai tirar carteira de motorista quando fizer 18 anos;
      • vou imprimir em 3D 50% das minhas compras em casa ou num hub próximo de casa. Os outros 50% chegarão por drone ou Uber selfdrive;
      • antes de fazer qualquer compra (online ou offline), terei experimentado o produto por realidade virtual/aumentada;
      • energias alternativas como solar e eólica serão mainstream, deixando combustíveis fósseis como peças de museu;
      • vou saber quais doenças tenho alta probabilidade de ter em 2056, para me prevenir desde 2036;
      • minhas férias serão em Marte.

Leia mais:

5 Tendências do Varejo para ficar atento em 2015

Os caminhos da Amazon para dominar o mundo

7 coisas que aprendi no Vale do Silício

, Sieve, Empreendedor
Luis Vabo Jr é Diretor Executivo da B2W Digital. Foi CEO da Sieve, adquirida em 2015 pela B2W Digital. Professor de Empreendedorismo da PUC-Rio. Empreendedor Endeavor.

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3 Comentários

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  1. Denison Carneiro - says:

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    Este post é quase uma previsão da Baba Vanga rsrsr

  2. evelincroce@hotmail.com - says:

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    De Evelin Croce evelincroce@hotmail.com
    Para Luciana Stein
    Como voce vê o setor de serviços como Theater? a Moda como exemplo? como prestar o melhor serviço?
    Grta
    Evelin Croce

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