Transforme a área de TI no motor da inovação da sua empresa

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Muito mais do que mero suporte técnico, a área de TI pode ajudar sua empresa a obter importantes vantagens competitivas
Que informação é um patrimônio de valor inestimável para a sua gestão, você deve estar cansado de saber. Por isso que, vira e mexe, retomamos o tema, como por exemplo neste artigo sobre gestão do conhecimento e neste, sobre a importância da arquitetura da informação para um site. Mas não poderíamos deixar de abordar uma área de informação que, para você, empreendedor, é talvez a mais importante entre todas estas – sobretudo devido às revoluções pelas quais o mundo vem passado: a área de TI, ou Tecnologia da Informação.
E a primeira constatação a se fazer é a de que o tema imenso. Praticamente inesgotável, porque a cada momento surgem novidades que podem fazer com que as práticas mudem da noite para o dia. Além disso, são infindáveis as aplicações de TI, e para dar conta delas seria necessária no mínimo uma dezena de artigos.
Mas a ideia, aqui, é contar para você um pouco mais sobre TI. Conteúdo introdutório, mesmo, elaborado para que você, em sua gestão, atribua ao assunto a importância que ele merece. Ou seja, toda.
O que é TI, exatamente?
De acordo com o site Infowester, a Tecnologia da Informação pode ser definida como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos computacionais que têm como objetivo possibilitar a obtenção, o armazenamento, o acesso, o gerenciamento e o uso das informações.
Mas o fato é que esta definição – qualquer uma, na verdade – seria insuficiente; diante de tantas aplicações atuais, dificilmente encontraríamos uma formulação sobre TI que desse conta do recado.
Puxando a sardinha aqui para o âmbito do empreendedorismo, podemos definir da seguinte forma:
TI é a área que utiliza a computação como forma de produzir, transmitir, armazenar, acessar e usar diversas informações.
Pois é, “o pessoal do TI”, como costumam ser chamados os funcionários que, geralmente, cuidam dos computadores e dos demais equipamentos tecnológicos de uma empresa. Mas, como gestor, é importante que você saiba que TI pode ir muito além da manutenção de máquinas. Pode, não, deve ir além. Pois estamos na era da informação, do conhecimento; neste contexto, é fundamental adquirir a consciência de que, quando levadas a sério, as ferramentas de TI são capazes de gerar vantagens competitivas para sua empresa.
Por que TI é tão importante?
Porque, como dissemos, a TI é muito mais do que só uma área operacional, de “assistência técnica”. Hoje em dia, é consenso que quem não inova fica para trás – e a área de TI de uma empresa pode ser justamente o motor que garante que ela vá inovar sempre. Há quem afirme, até, que em breve não se dirá mais que “TI faz parte do negócio”, mas sim que “TI é o negócio”.
De fato, a TI está cada vez mais incorporada às operações de uma empresa. Foi-se o tempo em que era um setor isolado; e quem ainda não percebeu que a Tecnologia da Informação deve estar totalmente alinhada aos negócios corre sérios riscos de perder relevância. A figura do CIO, ou Chief Information Officer – o diretor de informática – chegou para ficar e é cada vez mais comum nos organogramas das empresas.
E o fato dele participar ativamente da gestão é bastante indicativo dos rumos que as coisas tomaram. Na verdade, o ideal é que um CIO atue como um advisor, direcionando as estratégias digitais da organização e se mantendo de olho nas novidades tecnológicas que podem fazer a diferença.
Mas o que faz exatamente um profissional de TI?
Diante do fato de que a TI assumiu uma postura estratégica na gestão de uma empresa, as atribuições dos profissionais da área também mudaram de nível. Hoje, o profissional é muito mais do que um técnico, um geek que consegue montar e desmontar placas-mãe enquanto você toma seu cafezinho (na verdade, isso é bem importante; mas já não basta).
Já falamos do CIO, que é um cargo mais comum em organizações de grande porte. Agora, vejamos aquele profissional que pode se enquadrar melhor no seu empreendimento: o gerente de TI.
Trata-se de um dos principais agentes de inovação em uma empresa. Ele deve liderar a equipe encarregada pela implantação, pelo redesenho e pela racionalização de processos que envolvam a Tecnologia da Informação. É um profissional bastante valorizado por possuir uma visão ampla do negócio.
O gerente de TI é o responsável pelo desenvolvimento de novos sistemas, procurando interligá-los às necessidades de estratégicas da sua empresa (como redução de custos, otimização de processos e aumento da produtividade).
É importante também observar que o papel do gerente de TI é mutável, pois varia de acordo com o tamanho e as ambições das empresas. Para organizações de pequeno e médio portes, esse profissional trabalha focado na provisão de sistemas e tecnologias para ampliar a eficiência operacional. Nas de grande porte, como dissemos, o gerente atua juntamente com CIOs e CEOs, participando do desenvolvimento de estratégias de negócios, sempre orientado pela visão institucional da empresa.
O que devo buscar no profissional que vai se responsabilizar pelo TI da minha empresa?
De acordo com especialistas, um gerente de TI qualificado deve apresentar as seguintes atribuições:
- Espírito de liderança e gestão de equipes;
- Experiência em implantação de sistemas e projetos na área de TI;
- Ótimo conhecimento em linguagem de programação de alto nível;
- Conhecimento em desenvolvimento e/ou gerenciamento de projetos;
- Conhecimento profundo em segurança da informação;
- Boa capacidade de relação pessoal e adaptável a mudanças, bem como a pressões próprias do segmento.
No fundo, você deve buscar alguém que respire tecnologia, mas que também entenda bem o seu negócio, que consiga olhá-lo como um todo para identificar as oportunidades.
Afinal, será o profissional responsável pela gestão da TI – que, como vimos, pode ser determinante para o sucesso do seu empreendimento.