Platform Revolution: estratégia de escala a partir da geração de valor

Endeavor Brasil
Endeavor Brasil

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 30 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

“A única certeza de uma empresa de alto crescimento é que as coisas vão mudar”

Para garantir uma boa experiência para os usuários, é preciso estar em contato com eles, testar hipóteses e gerar mecanismos claros para resolver os problemas dos clientes — sempre com cabeça de startup, não importa se a empresa tem o tamanho da Gympass, do Mercado Livre ou da Amazon.

Os três exemplos acima, além de serem caracterizados pelo modelo de plataforma, têm todas essas qualidades em comum. A velocidade de reação é, inclusive, um dos pontos que as mantêm em crescimento.

A Gympass, por exemplo, nasceu no ambiente offline e pivotou seu modelo de negócios rapidamente com base no que demandava o mercado.

Seu vice-presidente Joca Torres conta que, hoje, a empresa é totalmente viabilizada pela tecnologia, mas ainda passa por uma transformação digital. Ela se dá principalmente pela mudança de cultura, que aos poucos se orienta mais para produto — ou seja, quem desenvolve tecnologia também tem contato com o usuário final, lançando com agilidade e aprendendo com agilidade, para entregar valor veloz e constantemente.

Já o Mercado Livre passou por um processo diferente de revolução: a companhia já vinha em pleno crescimento quando jogou fora toda a tecnologia que haviam construído para reescrever tudo do zero. “Foi como trocar a roda com o carro andando, mas foi o que nos permitiu dar um salto”, compartilha Stelleo Tolda, COO.

Até esse momento, eles não haviam parado para pensar na cultura da empresa, mas precisaram fazer a reflexão. Um dos valores, que já era realidade no dia a dia dos colaboradores e foi “para a parede”, permanece até hoje: empreender assumindo riscos.

Para Stelleo, essa é uma característica fundamental das plataformas que crescem em ritmo acelerado. Alex Szapiro, vice-presidente da Amazon, cita a frase de Jeff Bezos que explica o porquê: “Inovação e falha são irmãs gêmeas.”

E o caminho é realmente de tentativa e erro, como afirma o moderador Rodrigo Nasser, founding partner da Itu Partners: “Às vezes é algo que não se planeja. Tentando construir o melhor, ao longo do tempo, você chega até essa solução.”

Confira no vídeo esse papo de gigantes no Scale-up Summit 2019 sobre estratégia de escala e geração de valor das plataformas.