Cybersecurity: LGPD e Escolhas de Negócio

Endeavor Brasil
Endeavor Brasil

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 30 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Este artigo compila os principais insights  do webinar promovido pela EY, corporação parceira da Endeavor, patrocinadora do Programa Scale-up Nacional do segundo semestre de 2020, sobre LGPD e Cybersecurity, com Marcos Sêmola.

Confiança é tudo que os negócios não podem correr o risco de perder.

A visão integrada de LGPD e cibersegurança possibilita aos empreendedores e empreendedoras fazerem melhorias na segurança de dados em seus negócios e nos cuidados com os cidadãos que envolvem as empresas. 

O mapeamento The Global Risks Report 2020, do World Economic Forum, comprova que são milhares de ataques todos os dias, usando diferentes tecnologias. Por isso, as empresas precisam, mais do que nunca, estarem preparadas. 

6 trilhões de dólares será prejuízo causado por cibercrimes até 2021. 

Agora, no contexto em que vivemos, que é muito mais digital, as empresas precisam estar acessíveis e serem vistas no ecossistema virtual, o que gera mais exposição. Dessa forma, as empresas não se protegem mais fazendo o isolamento e armando suas tropas em volta de uma fortaleza – como sugere a obra do Michael Maslin -, mas sim, protegendo seus dados e suas informações.

LGPD

Segurança da informação é garantir que a informação esteja confidencial, integra e disponível. Fica o questionamento:

Você cuida da informação na hora que manuseia, transporta ou descarta? 

É preciso cuidar da informação durante todo o seu ciclo de vida.

Além da segurança da informação, empresas e funcionários também precisam cuidar da privacidade. E é neste contexto que entra a LGPD.

O que é a LGPD e como funciona?

A Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil (LGPD) propõe mudanças na forma de funcionamento e operação das organizações, estabelecendo regras claras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais dos cidadãos.

A LGPD vem para garantir os direitos do cidadão em ter sua vida privada protegida. 

Olhando o lado cheio do copo, a lei é uma oportunidade para empreendedores e empreendedoras mostrarem que respeitam a vida privada das pessoas. Uma vez que não vai impedir que negócios aconteçam, só vai garantir a segurança dos cidadãos através da proteção de dados pessoais. 

Atenção especial: cookies de sites também são dados pessoais!

A LGPD não vai impedir que empresas peçam alguns dados dos cidadãos, mas sim, que deixem claro para que estão usando e, após o uso, deletá-los. Por exemplo, empresas podem oferecer e-books e solicitar e-mails das pessoas, mas deixando claro que os dados serão utilizados para comunicar promoções, enviar newsletters e divulgar os próximos eventos.

Na prática: não utilize letras miúdas ou informações que somem em seu site. O consentimento deve estar claro. Uma página adequada tem que ter uma política de privacidade e de cookie acessíveis, um termo de consentimento claro e não abusar dos dados que está pedindo.  

Lembrando que se aplica a todas as empresas estabelecidas no Brasil e não é válida para dados corporativos e de negócio. 

Deveres das empresas

Direitos dos titulares

Principais lições aprendidas no webinar

Entrando em vigor, quais as expectativas?

Dica final: comece!

Ninguém chega a 100km/h sem ter passado pelos 20. As empresas precisam sair da inércia, por isso, comece aplicando ações que podem ser feitas hoje e não demandam tanto investimento. 

Não existe uma solução infalível, mas é possível ter instrumentos para garantir que você estudou, procurou lidar com a situação e fez tudo que estava em seu alcance. Faça o básico e refinem o processo conforme for evoluindo.

A EY patrocina uma plataforma que faz o diagnóstico da LGPD em seu site. Confira!


Conheça o Programa Scale-up Endeavor e faça parte da rede dos empreendedores e empreendedoras que mais crescem no mundo e são grandes exemplos para o país.

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