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SxSW: um festival de inspirações também para o empreendedorismo

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Provocações, reflexões e ensinamentos: no SxSW 2016, sobrou conteúdo para motivar você, empreendedor. Veja aqui o que rolou de bacana.

Todo ano, durante a primavera, a cidade texana de Austin sedia aquele que é considerado um dos eventos mais relevantes e influentes da atualidade: o South by South West – ou SxSW, para os chegados. “Um” evento? Perdão, o termo não é bem esse. O SxSW é, na verdade, um verdadeiro conglomerado de eventos. Festivais de música, de cinema e de mídia interativa, além de conferências diversas, tomam a cidade por cerca de dez dias e atraem holofotes do mundo inteiro – até o presidente Obama passou por lá neste ano.

“Mas o que isso tem a ver com empreendedorismo?”, você deve estar se perguntando. Absolutamente tudo. Porque basta uma rápida espiada no site do festival para perceber que o propósito dele, na verdade, é a inovação. Dos line-ups de artistas aos filmes selecionados, passando pelos temas debatidos em palestras e conferências, o SxSW se tornou referência global para o que há de mais novo e de mais inesperado, em praticamente todas as áreas de conhecimento.

E você sabe que para nós, da Endeavor, inovação é tudo. Por isso, acompanhamos de perto o que aconteceu na edição de 2016 do SxSW – que acabou faz pouco mais de uma semana – e selecionamos alguns dos pontos altos discutidos por lá.

Na forma de reflexões, ensinamentos e sobretudo de provocações, é conteúdo precioso, que você, empreendedor, não pode deixar de conhecer. Confira:

No topo dos trending topics, a surpresa

Como acontece em eventos de grande porte, o SxSW gera enormes quantidades de buzz nas redes sociais. E por se tratar de uma verdadeira fábrica de tendências, cria-se muita expectativa em torno do tópico que liderou as conversações digitais.

Neste ano, no entanto, todos tiveram uma deliciosa surpresa. Porque a hashtag vencedora foi #GuacNRoll, criada pela Avocados From Mexico (AFM), organização sem fins lucrativos que coordena o marketing para associações de produtores e exportadores de abacate. Não teve para ninguém: com mais de 32 mil posts e 200 milhões de impressões – quase o dobro do segundo colocado –, a AFM ficou na frente de corporações globais, artistas e todo o resto.

Mas, hein?

Pois é. Como raios uma organização desconhecida, com pouca ou nenhuma relação com o SxSW, conseguiu dominar os espaços digitais em um dos eventos mais badalados do ano? De acordo com o site Enterpreneur, graças a dois fatores: conversação e colaboração.

Ivonne Kinser, Diretora de Estratégia Digital da AFM, conta o caminho das pedras:

“Não há mídia paga que seja mais forte do que a influência humana”.

Uma hashtag para tudo governar

Alavancar uma hashtag em múltiplas comunidades só foi possível graças à colaboração com entidades diferentes – e ao cruzamento de promoções com o mesmo tópico.

No caso da #GuacNRoll no SxSW, a tag foi usada na tenda da AFM, no setor de alimentação, em porta-copos espalhados por bares e casas de shows, no Guacamole Showdown, com mais de 30 bandas convidadas, e na entrega de prêmios.

Assim, a hashtag foi o elo entre múltiplas conversações de comunidades diversas. Frequentadores, palestrantes, artistas, empreendedores etc; todos se encontrando e trocando ideias no grande espaço virtual aberto pela AFM.

“Nossa estratégia na conversação digital é focada em influenciadores sociais e na alavancagem de embaixadores da marca. Ao engajar participantes dentro e fora do SxSW com uma mesma hashtag e ao estabelecer parcerias com músicos no nosso Guacamole Showdown, nós pudemos elevar essa estratégia a um novo nível, que atingiu um amplo alcance”, revela Kinser.

Lição de uma pequena gigante

Além de saborosa, a receita da Avocados From Mexico traz um aprendizado inestimável a você, empreendedor: o de que não é preciso um orçamento astronômico para liderar uma conversa digital. O segredo está em buscar caminhos inovadores para o engajamento e a colaboração; do resto, o buzz cuida.

As (novas) provocações de Anthony Bourdain

Polêmicas também não faltaram no SxSW. Na edição deste ano, boa parte delas se relacionou à figura sempre controversa do chef e apresentador norte-americano Anthony Bourdain.

Conhecido pela franqueza e, não raro, pela aspereza, Bourdain soltou o verbo para dar sua própria visão do mundo empreendedor. O papo era sobre paixão em pequenos negócios; e, por se tratar de uma das mais bem-sucedidas personalidades do ramo turístico-gastronômico, é sempre bom acionar as antenas.

“Não encha o saco”

Com cenho franzido e voz empostada, Bourdain foi categórico ao afirmar que “não se deve confundir um grande trabalho com um trabalho popular”. Ele aconselhou empreendedores a evitar, a todo custo, trabalhar somente para construir um amplo apelo midiático – a se afastar daquilo que os faz especiais em nome de um objetivo vão, mundano.

“Tendo a aceitar uma audiência menor, ou mesmo nenhuma audiência, em vez de encher o saco”.

“Saiba quando passar a vez”

Para o chef, manter a integridade e a fidelidade aos próprios valores é determinante. Ele garante que essa postura o afastou de situações em que poderia ser explorado e permitiu que dobrasse regras e negociadores. “Se alguém quer algo que se afaste dos seus princípios, você simplesmente devia pedir que procurasse outra pessoa”.

“Não finja e não se acomode”

Bourdain dispara que não há trabalho empolgante sem que se esteja empolgado. De acordo com ele, “seguir um template só por que é familiar ou reconhecível vai ferir a criatividade e a autenticidade”. A consistência pode ser a chave para comandar um grande restaurante, mas é um “inimigo da criatividade” para outras indústrias. E o chef encerra com uma referência provocadora: “Quando você se der conta, já vai ser tipo a 19ª temporada de Two and a Half Men”.

O “Evangelho da Dúvida”, por Casey Gerald

As provocações não pararam por aí. Casey Gerald, jovem empreendedor por trás do projeto MBAs Across America, não poupou o público que lotou o auditório para sua conferência, na abertura do SxSW.

Retomando sua trajetória de vida – e sobretudo alguns traumas que causaram reviravoltas abruptas –, Gerald apresentou o que batizou de “Evangelho da Dúvida”. Segundo ele, nenhuma educação, nenhum trabalho e nenhuma fé cega bastam para salvar a ele ou a qualquer pessoa.

As respostas podem estar erradas. E as perguntas também

A experiência de vida levou Gerald a extinguir o espaço dedicado àqueles que dizem ter todas as respostas – e mesmo as perguntas. “Ao aceitar que tudo o que você sabe está errado, você poderá crescer e causar um verdadeiro impacto”. Ou seja, “salvação”, aqui, significa transformar, revolucionar a própria realidade, por meio do questionamento.

Quatro regras para a vida

Mais adiante, Casey Gerald revelou os quatro preceitos que pautam não apenas seu percurso empreendedor, mas a própria vida:

1 – “‘Esteja presente’, importando-se ou não;

2 – “Ouça mais do que fala”.

3 – “Realize quaisquer planos que você faça”.

4 – “Abrace o desconforto e a incerteza para evitar cair em padrões destrutivos”.

Em linhas gerais, esses foram os conteúdos da edição de 2016 do SxSW que quisemos compartilhar com você. Esperamos que, de alguma forma, esses aprendizados auxiliem e, sobretudo, inspirem seus próximos passos a partir daqui.

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A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

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