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Storytelling: separando as marcas que vêm a passeio daquelas que vêm pra ficar

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Uma história que comove e permanece: o storytelling nada mais é do que a apropriação pelo mercado de consagradas técnicas narrativas. Conheça mais aqui.

De quando em quando, a sociedade – e, em consequência, o mercado – adota certos termos para colocá-los no mais alto e reluzente dos pedestais. E estes termos invariavelmente se tornam vedetes - ou melhor, verdadeiras manias, buzzwords que, quando analisadas com cuidado, têm muito a dizer sobre a própria sociedade que as cultua. É o caso de storytelling. Comumente associado ao marketing, o termo é, sem sombra de dúvida, uma das mais cobiçadas vedetes dos tempos atuais. E isso nas áreas mais distintas, como o próprio marketing, o cinema e a indústria de games.

Pode fazer uma pesquisa informal: você vai descobrir que o termo storytelling foi definitivamente incorporado ao vernáculo atual. É storytelling na embalagem de iogurte, é storytelling na apresentação mensal de resultados da empresa, é storytelling no cardápio da padaria do bairro, é storytelling nos posts dos seus amigos nas redes sociais, é storytelling na homilia do padre na missa… Não tem para onde fugir: embora recente, o fenômeno do storytelling é onipresente e, aparentemente, definitivo.

Mas será mesmo recente? Ou apenas inventamos uma nova forma de chamar algo que sempre fizemos, desde quando o mundo é mundo? A discussão é riquíssima; talvez nem seja o caso de tomar parte nela. De toda forma, vale aqui uma reflexão sobre storytelling - sobretudo para você avaliar como a prática pode beneficiar a sua gestão. Afinal, é para isso que estamos aqui.

O que é exatamente storytelling?

A definição que se costuma dar é que storytelling é a prática de se contar uma boa história. E este “boa”, na imensa maioria das vezes, quer dizer relevante. Ou seja, uma história que consiga reter a atenção do interlocutor – esteja ele onde estiver – e que, de preferência, marque-o, fique em sua memória. Uma narrativa bem articulada, com começo, desenvolvimento e final específicos, e que de alguma forma capture o público – seja por meio do drama, da tragédia, da comédia ou da ação, não importa.

Afinal de contas, tudo se resume a esta questão: relevância. No caso do mercado da comunicação, com a dispersão dos públicos das mídias de massa, foi ficando mais e mais difícil que anunciantes se mantivessem significativos. O latifúndio que tinham na mente dos consumidores foi se transformando em uma fazenda, depois em sítio, depois em chácara, casebre, e por aí vai. Até que se descobriu que uma possível solução para isso estava muito mais perto do que qualquer pessoa imaginasse: nas cabeceiras, nas estantes, nas prateleiras… O livros, claro. Os clássicos universais, que se mantêm relevantes há muito tempo.

É compreensível, então, que o mercado de comunicação se aproprie de consagrados recursos de narrativa para combater a dispersão. E não apenas o mercado de comunicação: no fundo, a prática de storytelling pode trazer proveitos nas mais diversas áreas da sua vida. Afinal, quase toda comunicação envolve contar uma história - do cafezinho no trabalho ao discurso de formatura.

Por que storytelling é tão importante para os meus negócios?

Pois é. Não daria para explicar a importância do storytelling sem uma reflexão como essa aí de cima. Mas o conceito é importante justamente por conta do momento em que vivemos, de comunicação frenética e relações superficiais. Para se tornar significativa, a sua marca precisa ampliar a presença na memória do consumidor.

E não só; o storytelling pode fazer um imenso bem a questões do seu cotidiano. Afinal, se você pensar bem, faz parte do seu dia de empreendedor convencer as pessoas. E aprimorar as suas narrativas pode ser extremamente útil para conquistar a atenção e conseguir o engajamento de seus interlocutores.

Neste e-book sobre storytelling desenvolvido em parceria com os especialistas da SOAP, há algumas dicas fundamentais para isso:

Encontre a mensagem a ser transmitida: é o momento de definir a mensagem principal da sua apresentação. Para isso, faça-se a seguinte pergunta: “se a minha audiência precisasse se lembrar de uma única coisa, o que seria?” Você encontrará a resposta ao refletir profundamente sobre seus objetivos – e, claro, sobre o interesse do público nele.

Encontrou a mensagem? Transforme-a em slogan: ou seja, uma frase concisa, forte e significativa, que resuma todo o teor da mensagem a ser passada. Abuse da criatividade; e, caso não seja seu forte, peça ajuda para aquele amigo que conhece do assunto. Assim, ficará muito mais fácil para sua audiência se lembrar da sua mensagem.

Elabore o começo, o meio e a conclusão: sua mensagem só será passada com eficiência caso seja construída aos poucos, de forma consistente. Utilize outras mensagens para levar àquela aonde você quer chegar, como exemplos e metáforas. E busque um desfecho retumbante, uma conclusão poderosa, que ajude a manter a mensagem nas memórias de quem assistir à apresentação.

No e-book acima, você encontra várias outras sugestões preciosas. Já imaginou o bem que tudo isso pode fazer àquele pitch importantíssimo com um investidor? Ou mesmo em uma reunião de conselho, em que você precisará comunicar uma decisão delicada?

Alguns exemplos?

Claro. Embora os exemplos abaixo venham todos do mercado de comunicação, eles nos demonstram bem como as técnicas de storytelling servem ao propósito de se passar uma mensagem com imensa eficácia.

O caso das campanhas da “Real Beleza”, da Dove, é consagrado e multipremiado. O vídeo abaixo é de um dos esforços mais recentes. Trata-se de um ótimo exemplo porque, neste caso, a história contada é comovente, e toca em um ponto muito sensível do público feminino. Ou seja, é relevante, e, por isso, permanece.

Outro caso clássico é a transformação em clipe, pela Vivo, da música “Eduardo e Mônica”, do Legião Urbana. Lá se vão quatro anos que a campanha foi lançada, mas até hoje é lembrada por ter conquistado o público pela música e pela forma natural como a marca foi inserida:

E aqui, um divertido exemplo dado pelo Canal+, da França, sobre como o storytelling pode salvar vidas.

Estes são alguns exemplos mais imediatos de storytelling. Há outros muito mais complexos – como os relacionados a posicionamento de marca, por exemplo. Mas a ideia deste artigo é apenas te introduzir na prática, para quem sabe você se aprofundar e utilizá-la. Afinal, sua marca está aqui a passeio ou veio para ficar?

Como posso me informar mais?

O livro “Story”, do “papa dos roteiros” Robert McKee, é considerado indispensável em qualquer biblioteca sobre storytelling.

E este artigo sobre storytelling do UpdateOrDie, embora mais antigo, é bastante detalhado e continua atual.

 

 

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

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