Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Hoje, qualquer empresa precisa de um banco de dados. E qualquer banco de dados precisa de SQL.

LoadingFavorito

O SQL é a linguagem de programação utilizada para se armazenar e manipular dados. E conhecê-la pode fazer a diferença na sua gestão de Tecnologia da Informação.

E lá vamos nós para mais uma sigla. Mas essa aqui, ao contrário de CRM, PDCAKPI e tantas outras, diz menos respeito à gestão e mais à Tecnologia da Informação. Diz respeito ao gerenciamento de banco de dados, que é fundamental para qualquer empresa, de qualquer tamanho: trata-se do SQL ou Structured Query Language.

Structured que… o quê?

Structured Query Langage - em português, Linguagem de Consulta Estruturada – se refere a uma linguagem de programação, utilizada sobretudo para se realizar consultas a banco de dados. O SQL foi criado na década de 70 pela IBM com base em conceitos de álgebra. E tornou-se a linguagem padrão universal para a manipulação de bancos de dados que podem ser relacionados por meio dos SBGDs (Sistema de Gerenciamento de Bancos de Dados Relacionais).

Aliás, é importante entendermos também o que é esse SBGD: trata-se do conjunto de programas de computados, ou softwares, responsáveis pelo gerenciamento de um banco de dados. O SGBD disponibiliza uma interface por meio da qual os usuários podem incluir, alterar ou consultar dados previamente armazenados – e, para que isso ocorra, geralmente é utilizada a linguagem SQL. Exemplos de SGBD são Oracle, SQL-Server, IBM Informix, Firebird, entre vários outros.

Em suma, o SQL é a linguagem padrão de comunicação com qualquer base de dados.

Por que o SQL é importante?

Porque, hoje em dia, a quantidade de dados que uma organização – não importa o tamanho dela – tem de armazenar e manipular é cada vez maior. E é impensável que isso aconteça manualmente (via papéis, principalmente); é desnecessário dizer que o método, além de demorado (devido à catalogação dos dados), apresenta enorme risco de erros, principalmente ocasionados pelo desgaste de um operador em conseguir resgatar uma informação requisitada.

Assim, torna-se imensamente mais fácil encontrar a informação numa base de dados que recorra a uma das tecnologias de informação. Ou seja, as bases de dados exercem exatamente a função do papel ao guardar a informação em computadores.

E é por isso que qualquer empresa que pretenda garantir um controle efetivo sobre todo o seu negócio deve recorrer a sistemas de gestão de bases de dados – justamente os SGBDs, que operam por meio do SQL.

OK, nós sabemos que o assunto é muito técnico. Mas, diante do que foi exposto acima, dá para perceber que é fundamental que você ao menos adquira noções sobre o SQL. Afinal, trata-se da linguagem normatizada, unificada, que permite com que diferentes bancos de dados e SGBDs sejam consultados.

Um exemplo ajudaria…

Claro. Imagine a seguinte situação: você utiliza, em sua empresa, um SGBD da Oracle, mas precisa realizar uma consulta a um banco de dados SQL Server, ou PostgreSQL, por exemplo; por meio do SQL, você consegue realizar essas consultas de forma unificada. Prático, não?

Essa possibilidade é fundamental para programadores. Porque, com ela, eles podem construir consultas para a maioria dos casos sem precisar conhecer um determinado banco. Ou seja, apenas o fato de conhecerem a linguagem SQL os torna aptos a fazer uma consulta que funcione em vários bancos diferentes. Isso é muito importante, pois evita sobrecarregar os Administradores de Bando de Dados com coisas simples, sendo que eles já têm de cuidar de questões muito específicas em seus expedientes.

São tais possibilidades que, ao lado da facilidade proporcionada pelo SQL, fazem da linguagem um dos maiores sucessos do setor de Tecnologia da Informação. Um sucesso que se torna ainda mais significativo se olharmos para outras áreas que não têm algum meio de padronização, fazendo com que profissionais precisem de horas de estudo para realizar atividades simples, somente pelo fato dessas atividades terem sido executadas com outra ferramenta.

Em suma, estas são as informações sobre SQL que consideramos importante que você conheça. Embora o assunto seja bastante específico, vale a pena conhecê-lo, ao menos para entender o que está por trás de algo tão importante como o gerenciamento de banco de dados. Esperamos que tenha ajudado!

Onde posso me informar mais?

Este artigo do blog Luiz traz 20 perguntas e respostas sobre SQL.

Falando em TI, este artigo traz dicas para você transformar sua área de tecnologia da informação no motor da inovação da sua empresa.

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: