Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

SolarEar: tecnologia com foco no paciente

LoadingFavorito

Com um produto sustentável e de baixo custo, a empresa social apoiada pelo projeto Visão de Sucesso pretende resolver problema de acesso aos aparelhos auditivos, que atinge mais de 4 milhões de pessoas no Brasil.

PreviewEm seu primeiro dia de trabalho, em um escritório vazio, na cidade de Otse, Botsuana, o canadense Howard Weinstein, designado por um programa de voluntariado para desenvolver um produto para pessoas com deficiência auditiva, recebeu a visita de uma senhora, Cristina, de mãos dadas com uma menina: “– O nome dela é Sarah e ela precisa de um aparelho auditivo”.

Além da coincidência com o nome de Sarah – o mesmo da filha que Howard perdera anos antes, vítima de um aneurisma –, esta primeira visita rendeu ao empreendedor o insight que ele precisava para inaugurar o projeto: ouvir as pessoas para entender o seu real problema. Esta é a chave que acompanha a evolução da Solar Ear desde a sua fundação, em 2002, até hoje, em fase de adaptação e disseminação para outros países.

A solução, criada por um grupo local de jovens surdos, sob a orientação de engenheiros sul-africanos, foi um aparelho auditivo de baixo custo, acompanhado por um dispositivo que permite a recarga das baterias com energia solar. “Foram eles que inventaram o carregador solar, dez jovens com deficiência auditiva, que não terminaram a escola, que não têm água ou energia elétrica em suas casas, inventaram um produto que está exposto no Alexander Graham Bell Museum, no Smithsoniam, além de outros museus ao redor do mundo”, conta Weinstein.

Além de compartilhar a sua tecnologia de graça, como open source (licença aberta), a Solar Ear tem como maior diferencial um programa de capacitação e emprego de pessoas com deficiência auditiva. Ao abrir no Brasil, em 2009, um grupo de jovens surdos de Botsuana atravessou o oceano para transmitir sua técnica aos jovens surdos brasileiros – “mesmo se comunicando em diferentes línguas de sinais”, lembrou Howard.

Como esclareceu a líder de projetos da Solar Ear no Brasil, Andrea Resende, “além de mitigar os gargalos que existem na reabilitação física dos surdos, o projeto passa a olhar pela primeira vez para a comunidade surda, preocupando-se em gerar trabalhos de qualidade para esses jovens, aproveitando o seu melhor potencial: uma apurada coordenação motora e visual”.

Hoje, contando com o apoio do Projeto Visão de Sucesso, a Solar Ear pretende suprir uma lacuna comum aos países em desenvolvimento: 77% das pessoas com deficiência auditiva não têm acesso aos aparelhos, ou porque eles são caros demais (os mais simples custam 1 mil reais) ou porque não conseguem manter a reposição de baterias dos aparelhos doados pelo SUS. “Queremos mostrar que a Solar Ear está aqui para somar”, destacou Andrea.

Além do Brasil, o modelo da Solar Ear já foi replicado para a Jordânia, China e agora está em processo no México, Cingapura e Índia, alem de ter um centro de distribuição no Equador.

Por Julia Dias, coordenadora do Projeto Visão de Sucesso da Endeavor Brasil.

 

Conheça o Projeto Visão de Sucesso, que apoia empreendedores que estão transformando a realidade na base da pirâmide.

Inscrições abertas no Brasil inteiro!

 

 

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: