Scale-Up Day 2022 Endeavor Brasil Scale-Up Day 2022 Endeavor Brasil

Scale-Up Day 2022: um dia para viver o poder das conexões

Ana Cardozo
Ana Cardozo

Time de Comunicação da Endeavor Brasil

Um dia pode mudar tudo. Para quem cresce em alta velocidade, cada momento conta para novas ideias, parcerias e aprendizados. 

Esse foi o Scale-Up Day 2022. Um dia para as scale-ups aceleradas no Scale-Up Endeavor sentirem o poder das conexões com a nossa comunidade. Grandes exemplos em um só lugar com o mesmo propósito: crescer e multiplicar impacto

Reunimos mais de 600 pessoas no nosso primeiro evento presencial em quase três anos. Criamos um grande espaço de trocas entre lideranças das empresas que mais crescem no país com toda a nossa rede – Mentoras, Mentores, Embaixadoras, Embaixadores  e Empreendedoras e Empreendedores Endeavor.

“Estar aqui como Empreendedor Endeavor é uma felicidade e também uma responsabilidade de inspirar e ajudar quem está vindo no mesmo caminho. É incrível ter a oportunidade de encontrar as pessoas presencialmente, abraçar, agradecer, celebrar e renovar os votos de parceria.” – Vander Corteze, Empreendedor Endeavor da Beep Saúde

Palavra-chave do Scale-Up Day: conexões

No Scale-Up Day 2022, mais de 300 scale-ups tiveram um dia inteiro para dividir e superar desafios. Seja por meio de mentorias decisivas ou painéis de quem viveu e vive o alto crescimento. Conversas com corporações referências em Inovação Aberta ou acesso aos principais fundos de investimento do mundo.

Conexões com a Rede Endeavor

Esse encontro não seria possível sem nossas empresas parceiras: Itaú BBA, B3, patrocinadores gold; Copa Energia, RX Ventures, Microsoft, patrocinadores silver; GPA, 3Corações, Wayra, Ambev e Google for Startups, patrocinadores bronze. 

Confira, a seguir, os destaques do evento!

Mentorias exclusivas sobre os principais desafios do crescimento acelerado

Talentos e cultura. Acesso a capital. Liderança. Estratégia de crescimento. M&A e futuro do trabalho. Crescer em alta velocidade vem acompanhado de desafios inéditos e contar com uma rede de apoio pode salvar meses na direção errada. 

Por isso, as empreendedoras e empreendedores acelerados no Scale-Up Endeavor tiveram acesso a salas de mentorias sobre 5 temas determinantes para o crescimento sustentável dos seus negócios. 

No Scale-Up Day 2022, as scale-ups puderam trocar com a nossa rede de mentoras e mentores que são referência no mercado, como a Laura Costantini, Mentora Endeavor e co-fundadora da Astella Investimentos e o Marcelo Lombardo, Empreendedor Endeavor da Omie.

As salas de mentoria ficaram cheias, provando que quem está construindo os maiores negócios do país está formando as novas gerações que estão vindo logo atrás.

Painel | Como navegar em tempos difíceis: aprendizados de empreendedores experientes

As scale-ups navegam pela incerteza quando crescem em alta velocidade. Os últimos anos têm sido desafiadores, mas a verdade é que o mundo de negócios é feito de ciclos e esse momento não é singular. 

A jornada empreendedora é cheia de tropeços e conquistas, choques e vitórias – independente do produto, mercado ou estágio da empresa. É preciso resiliência e perseverança mesmo em momentos difíceis. Aliás, ainda mais em momentos difíceis.

Convidamos os Mentores Endeavor César Carvalho, fundador do Gympass, e Martin Escobari, fundador do Submarino e co-presidente do General Atlantic, para compartilharem suas experiências.

“Quero que o Brasil seja reconhecido por todas as qualidades que a gente tem. A empreendedora e o empreendedor brasileiros são provavelmente os mais resilientes do mundo. Somos muito grandes e podemos pensar maior!” – César Carvalho, Mentor Endeavor e fundador do Gympass

Os dois passaram por ciclos intensos e entendem de superação em momentos de crise. E nossas scale-ups puderam ouvir e aprender com suas histórias.

Como navegar em tempos difíceis: aprendizados de empreendedores experientes

Painel | Garra e empreendedorismo: uma conversa entre as lideranças das scale-ups mais promissoras do país

Empreender parece glamouroso nas capas de revistas, mas o que acontece nos bastidores é outra história. 

A todo tempo, você precisa abrir mão da zona de conforto e embarcar em um sonho recheado de incertezas. Precisa convencer as pessoas a apostar nessa visão antes mesmo de poder provar que vai dar certo. 

Para falar sobre como liderar uma empresa que cresce em alta velocidade, convidamos nosso mentor Paulo Veras, fundador da 99, para mediar um bate-papo com a Mari Dias, Empreendedora Endeavor da Gupy, e o Pedro Conrade, Empreendedor Endeavor do Neon.

“Ver muitas empreendedoras e empreendedores aqui, com brilho no olho, querendo trocar, fazer networking, é muito positivo. Os cenários vão e voltam, faz parte, e a gente está em um cenário que pode ser muito oportuno. Que legal ver tanta gente entendendo isso e querendo continuar evoluindo.” – Mariana Dias, Empreendedora Endeavor da Gupy

O Paulo Veras empreendeu em outras 5 startups antes de fundar o primeiro unicórnio do Brasil. A Mari arriscou tudo, abandonando uma carreira promissora na Ambev para construir a Gupy. O Pedro começou empreendendo uma loja de biquínis e um negócio de compras coletivas antes de criar o Neon. 

Estas histórias representam o “lado B” da jornada, que exige muita garra e trabalho duro. E inspiram as empreendedoras e empreendedores que serão os futuros grandes exemplos do ecossistema.

Garra e empreendedorismo: uma conversa entre as lideranças das scale-ups mais promissoras do país

Bate papo: perspectivas e oportunidades em Venture Capital

Brasil. Jordânia. África do Sul. 

Existe um mar de possibilidades para investimentos de risco que ultrapassam o eixo Estados Unidos e China. 

Com menor disponibilidade de recursos, surge também uma oportunidade: reajustar a rota e firmar bases mais sólidas para o negócio.  

Para apresentar essas perspectivas, convidamos a Mentora e o Mentor Endeavor Fabiana Fagundes, founding partner da FM/Derraik, e Anderson Thees, venture capitalist no Itaú e Embaixador da Endeavor Global

Fundos como o Endeavor Catalyst e o Scale-Up Ventures continuam apostando em mercados como o nosso, gigante e com muito espaço para inovação e resolução de problemas.

Perspectivas-e-oportunidades-em-Venture-Capital-735x491

Day1 inédito da MadeiraMadeira

A cada nova história, mudamos nossos referencial do que é possível ser feito. Toda jornada é inspiração de onde podemos chegar, com os recursos que a gente tem. 

Os Empreendedores Endeavor Daniel, o Marcelo e o Robson são exemplos disso.

Em seu Day1, eles contam os bastidores do surgimento de um dos maiores e-commerces do país: a MadeiraMadeira. Do início da empresa, que vendia pisos de madeira online em uma cidadezinha do Paraná, passando pela evolução do modelo de negócio, até se tornarem um unicórnio brasileiro. 

A história deles prova que  o jogo deve acompanhar o tamanho da ambição. O jogo é infinito.

Day1-MadeiraMadeira-735x491

Empreendedoras e empreendedores de alto impacto, como o Daniel, o Marcelo e o Robson, pensam no futuro das suas empresas e também na próxima geração. São focados na execução do dia a dia, mas também inspiram todas as outras pessoas a sonhar grande.

O Scale-Up Day 2022 foi construído para que as 300 scale-ups ali presentes pudessem viver esse dia e ir embora com a sensação boa de que dá para fazer. Que dá para crescer mais rápido. Que dá pra multiplicar seu impacto praticando o giveback, seja abrindo espaço na agenda ou reinvestindo em outras startups. Porque, se estão ali, é porque queremos que sejam os próximos grandes exemplos do nosso país.