2021 endeavor 2021 endeavor

2021 na Endeavor

Endeavor Brasil
Endeavor Brasil

A Endeavor é a rede formada pelas empreendedoras e empreendedores à frente das scale-ups que mais crescem no mundo e que são grandes exemplos para o país.

Nove unicórnios. Cinco empresas de capital aberto. 33 bilhões de dólares investidos nas startups e nas scale-ups brasileiras. Inúmeras aquisições e M&As inéditos. Temos muito o que celebrar. Mas, esse ano também surge como uma oportunidade de refletir sobre nossa responsabilidade com os desafios que o Brasil vive hoje.

No dia 07 de dezembro, reunimos a rede Endeavor no Encontro Anual para comemorar as conquistas e ouvir as vozes de empreendedoras e empreendedores que impulsionam a próxima geração. 

Assista o evento na íntegra: 

Confira os pontos altos do Encontro Anual Endeavor em primeira mão.

O boom do ecossistema

O futuro do mundo está acontecendo na América Latina. E o futuro da América Latina acontece no Brasil. 

Até 2017, não existia nenhum unicórnio no país e só alguns poucos na América Latina. Hoje, dos 34 unicórnios da América Latina, 60% são brasileiros.

São essas scale-ups que se tornam um símbolo da evolução e da maturidade da economia local, colocando o Brasil no mapa global de inovação. E são a prova da confiança que o mundo tem em nossas empreendedoras e empreendedores.

Em 2021, três scale-ups se juntaram aos unicórnios que carregam o sobrenome Endeavor: MadeiraMadeira, Hotmart e unico. 

Além disso, comemoramos os novos IPOs da rede. O Méliuz abriu a porteira ano passado e em 2021 tivemos:

Com certeza, temos muito o que comemorar. Mas não podemos ignorar as crises que atravessam o Brasil. Por isso, nossa responsabilidade, enquanto rede, é maior do jamais foi. 

O papel das scale-ups

Hoje, o papel das scale-ups é mostrar novos caminhos pra gente lidar com problemas cada vez mais complexos, sistêmicos e globais. 

São elas que reiventam indústrias. Seja na mobilidade, na agricultura, na moda ou no varejo. As novas Empreendedoras e Empreendedores Endeavor são grandes exemplos disso. 

Veja, no vídeo abaixo, o impacto que elas e eles já estão causando no ecossistema, no Brasil e no mundo. 

“Estou muito feliz de fazer parte dessa rede e de também ser um exemplo para empreendedoras mulheres. Estava fazendo a retrospectiva do ano já, olhando para o que aconteceu de bom e, com certeza, ter me tornado Empreendedora Endeavor foi algo que ficou marcado.” – Marcia Netto, Empreendedora Endeavor da Sallve

Aqui, você acessa toda as grandes histórias do ano

Os grandes exemplos 

Todo ano, celebramos os grandes exemplos da nossa rede. Porque, através deles, aumentamos a régua de ambição da próxima geração de empreendedoras e empreendedores. Que transformamos o ecossistema. 

Scale-up Do Ano – Boas práticas de Diversidade & Inclusão

Nossa ambição é chegar a 40% de representatividade de mulheres e 40% de pessoas negras na nossa rede. Enquanto essas mudanças já estão acontecendo, acreditamos que é possível provocar mudanças maiores pelo exemplo das scale-ups. 

Veja, aqui, cases e boas práticas de scale-ups da nossa rede

Ano passado, 5 empresas foram reconhecidas pelas práticas de Diversidade & Inclusão. Esse ano, tivemos um recorde: 20 empresas lideradas por Empreendedoras e Empreendedores Endeavor se inscreveram nesse reconhecimento. Um terço do total!

A Gupy, scale-up reconhecida nessa categoria, já consegue influenciar o ecossistema com as suas iniciativas. E traz na própria concepção do produto a visão de um mundo mais inclusivo e diverso. Tanto que esse ano, lançou a primeira solução em diversidade para Recrutamento & Seleção do Brasil para que pessoas diversas sejam incluídas no mercado de trabalho.

Scale-up Do Ano – Crescimento e Faturamento 

Esse ano, as scale-ups reconhecidas em crescimento e faturamento estão transformando o varejo. Enquanto esse setor ainda busca fôlego em 2021, o Olist e a MadeiraMadeira estão liderando uma nova fase dos negócios de marketplace no Brasil. 

O Olist, Scale-up do Ano na categoria Crescimento, fez 4 aquisições em menos de 12 meses. Com isso, já ajudou mais de 200 mil pequenos varejistas no momento mais crítico da pandemia.

A MadeiraMadeira, Scale-up do Ano na categoria Faturamento, faz 8 mil entregas por dia. São mais de 1 milhão de produtos e 3 milhões de clientes. Em meio à pandemia, eles foram de 0 a 100 lojas espalhadas pelo Brasil.

Estamos apenas começando, ainda tem muita coisa para construir.”  – Tiago, Olist

Empreendedor Endeavor do Ano

Impacto é um ciclo de scale-up e giveback. De crescer e multiplicar.

Só as Empreendedoras e Empreendedores Endeavor doaram mais de 300 horas em mentorias, diagnósticos e participações de Conselho. 

E uma pessoa tem atuação especial nesse número de horas doadas. O Sergio Furio, reconhecido como Empreendedor Endeavor do Ano, doou mais de 60 horas pra rede da Endeavor. Ele é conselheiro da Endeavor, chairman do Scale-Up Ventures e ainda ganhou a premiação da Endeavor Global que já é mais famosa que o Oscar, o The Linda’s.

Embaixadora, Embaixador, Mentora e Mentor do Ano

Ainda falando em giveback, foram doadas mais de 1.600 horas em mentorias individuais e coletivas em 2021. De todo esse tempo doado, reconhecemos as pessoas que mais abriram espaço na agenda pra receber e pra apoiar nossa rede: 

Eu amo a Endeavor e amo ver o trabalho que essas empreendedoras e empreendedores estão fazendo.” – Sonia Hess

Agora, Empreendedoras e Empreendedores Endeavor também atuam como Mentoras, Embaixadores, Conselheiros e Parceiras.  Esse ano, a Fabi Salles, o Fernando Steler, o Alex Serodio, a Maristela Mafei se tornaram Embaixadoras e Embaixadores Endeavor. Agora, vão acelerar ainda mais a Endeavor com conhecimento, experiência e capital. 

Inovação Aberta

As Empreendedoras e Empreendedores Endeavor também estão se tornando parceiros das nossas iniciativas de inovação aberta. A Movile, por exemplo, patrocinou o Scale-Up Endeavor Fintech e a Ambar, o Scale-Up Endeavor Construtech.  

Esse ano, nossos 44 parceiros geraram mais de 79 negócios inéditos com as scale-ups da rede em mais de 300 conexões feitas. Esses negócios gerados são decisivos para as empresas e para as scale-ups. 

De um lado, aceleram o crescimento das scale-ups e, do outro, aceleram a inovação dessas empresas mais maduras. 

Scale-Up Endeavor

Esse ano, o Programa Scale-Up Endeavor acelerou 533 empreendedoras e empreendedores à frente de 248 empresas de 17 estados do Brasil. 

Essas empresas estão crescendo cada vez mais rápido. E com isso causando mais impacto no país. 

Uma dessas scale-ups é a isaac que quer democratizar o acesso à educação de qualidade no país. Ela entrou no programa no começo desse ano e o David foi aprovado como Empreendedor Endeavor em novembro. Hoje, com 14 meses vida, a isaac já captou 125 milhões de dólares e impactou mais de 200 mil alunos de mais de 400 escolas brasileiras. 

Giveback financeiro 

Capital vem contribuindo muito para essa aceleração das scale-ups. Cada vez mais, ele muda de mãos, saindo de classes de ativos mais conservadoras e indo pras mãos de empreendedoras e empreendedores que lideram as empresas que mais crescem no Brasil.

É dinheiro que circula, se multiplica, faz o país crescer. E também vira giveback financeiro pra apoiar a sustentabilidade financeira da Endeavor.

giveback-1-1440x525

O Endowment é um dos nossos veículos de giveback na Endeavor. Ele só cresce pelo sucesso das nossas empreendedoras e empreendedores. Só em 2021, nosso fundo recebeu 12 doações, chegando a R$ 34 milhões.

Com o tempo, a Endeavor foi evoluindo pra incluir também outras formas de giveback que garantir sua sustentabilidade financeira, ao mesmo tempo em que geram valor pros nossas empreendedoras e empreendedores. 

Exemplos são o Catalyst e o Scale-Up Ventures, veículos de co-investimento que aceleram as rodadas das scale-ups. 

Hoje, o Endeavor Catalyst é o terceiro fundo do mundo com mais unicórnios no portfólio. Agora, esse mesmo modelo está sendo aplicado pra impulsionar as empresas aceleradas no Programa Scale-Up Endeavor. Em menos de 1 ano, o Scale-Up Ventures captou 85 milhões de reais e já fez 22 investimentos.

Reforma Tributária

Quando falamos em acelerar o país, falamos em igualdade de oportunidade. Porque desenvolver o Brasil de verdade significa não deixar ninguém pra trás.

Neste ano, realizamos um estudo que estima qual é o impacto de devolver os tributos pras pessoas mais pobres do país. Na prática, a reforma tributária sobre o consumo pode devolver tributos a 72 milhões de pessoas. 

Um Brasil depois da Reforma Tributária é um país que cresce, reduz desigualdades e é mais justo e transparente.

Acesse, aqui, o estudo

Futuro 

2021 nos provou que essa é a década decisiva da humanidade. Não podemos esquecer da nossa responsabilidade em construir soluções para tirar o Brasil e o mundo das diversas crises e esgotamentos. 

E é exatamente essa reflexão do presidente do Conselho da Endeavor, Rodrigo Galindo, que levamos para o ano que vem. 

Que história vamos contar em 2022?


relatório de impacto 2021