facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

SKU: três letrinhas que fazem toda a diferença na manutenção do seu estoque

LoadingFavorito

O Stock Keeping Unit, ou SKU, é a forma mais eficaz para você controlar os produtos que sua empresa tem armazenados. Descubra aqui porque.

O nome SKU pode ser um completo estranho para você, empreendedor, mas tenho certeza que você sabe de cabeça a quantidade de SKU que sua empresa produz. A compreensão de seu conceito é estrutural para sua organização. Sobretudo se seu negócio envolver estoque e armazenamento de produtos, já que o SKU se trata de um fator muito importante para os processos de logística.

Mas o que é exatamente o SKU?

É a sigla em inglês para Stock Keeping Unit, ou Unidade de Manutenção de Estoque. Trata-se de um código identificador único de um produto, e é utilizado para controle do estoque. De acordo com este artigo do site Kauplus, é através do SKU que você consegue pesquisar e identificar exatamente qual o produto que foi vendido, entregue ou simplesmente trocado.

SKU é o número de identidade de um produto, por meio do qual você pode gerenciar a manutenção do seu estoque

Enfim, é a referência dada a cada item de acordo com todas as suas especificações, como forma, cor, tamanho, etc. Ou seja, falar de cem SKUs é o mesmo que falar de cem artigos que se distinguem todos entre si. Dois exemplos: caso um caminhão esteja carregado com duzentas caixas de cerveja e cem caixas de guaraná, estará carregando dois SKUs. E caso um caminhão esteja carregado com cem caixas, e cada uma de uma bebida diferente, levará cem SKUs.

A figura abaixo ilustra um exemplo de SKU de um produto:

SKU

E por que é tão importante que eu conheça?

Porque os SKUs foram criados para facilitar a organização em um armazém. Se você conhece o ambiente, sabe que pode ser muito fácil se perder no meio daquela infinidade de produtos; e o SKU existe precisamente para colocar ordem em tudo.

É o código que facilita a comunicação entre os profissionais que diariamente manuseiam os milhares de itens, e que trabalham com um gigantesco volume de dados. De modo que o SKU agiliza demais esses processos, já que é muito mais fácil e rápido fazer a localização por um código específico ao invés de descrever um determinado item estocado para encontra-lo.

Sobretudo no e-commerce. Se você trabalha no ramo, vai perceber que a classificação de itens e produtos por SKUs, nesse sentido, facilitará muito a integração com sua loja virtual. De acordo com este artigo, o categorizar produtos por meio do SKU, você evitará dores-de-cabeça na gestão de estoques e pedidos, e certamente impedirá que produtos errados sejam entregues ao consumidor. Em geral, integrar SKUs a lojas virtuais não é um problema: os sistemas de gestão de lojas online mais populares possuem diversas ferramentas e alternativas para emprego de SKUs.

Além disso, aplica-se todo o processo de gerenciamento de estoque. Ou seja, o SKU é um aspecto fundamental para que você mantenha sua logística sempre afinada, sem incorrer em atrasos ou outros problemas.

É o mesmo que código de barras?

Não. A primeira e principal diferença é que o SKU, se bem organizado, pode ser identificado por uma pessoa, de forma lógica, e não por um leitor de código de barras. A outra questão é que o SKU deve ser único para a sua empresa, de modo que só ela possa identificá-lo. Entretanto, muitos gestores acabam usando os códigos de barra como SKUs, o que pode causar dores de cabeça. Por exemplo, caso você revenda produtos de um fornecedor, ele pode alterar os códigos de barra; e, caso isso aconteça, o seu SKU ficará fora de ordem, e deverá ser atualizado em todos os locais onde é necessário, como catálogos, plataformas de e-commerce, clientes de trade, etc.

Além da leitura humana, os benefícios de se usar SKUs envolvem o fato de que as relações entre produtos podem ser mais facilmente distinguidas - como tamanhos diferentes de jeans, por exemplo. 

Que detalhes deveriam ser incluído em um SKU?

De acordo com este artigo (em inglês), um SKU geralmente inclui os seguintes detalhes: o fabricante, a descrição do produto, o material, o tamanho, a cor, a embalagem, e alguns até incluem dados sobre a garantia. Vejamos, por exemplo, o SKU utilizado pela marca de jeans Levi:

SKU

Para resumir a importância do SKU, e porque você deve preferir criar sua linha, em vez de utilizar o código de barras:

_São únicos para cada organização (códigos de barra não o são)

_Quando usados corretamente, SKUs são legíveis por humanos

_São mais eficazes para a administração e a manutenção do estoque

_Variações são dispostas de forma lógica

_Apresentam linhas de produto de forma óbvia

_SKUs são extensíveis e permitem crescimento no futuro.

Quais são os erros mais comuns ocorridos com o SKU?

Existem algumas práticas equivocadas que costumam ser comuns em processos de logística, como:

  • Atribuir o mesmo SKU a diferentes modelos de um produto;
  • Atribuir o mesmo SKU a dois ou mais produtos diferentes;
  • Confundir SKU com código de barras. O SKU será o código de barras de um produto apenas quando o vendedor optar por fazer isto; porém, não é um cenário obrigatório.

E, para evitar estes erros, algumas dicas podem ser essenciais, como:

  • Você pode atribuir SKUs de maneira sequencial. Por exemplo, primeiro produto com SKU 1, segundo produto com SKU 2, etc;
  • Você pode atribuir SKUs que lembram o que é o seu produto. Por exemplo, uma camiseta preta de tamanho grande teria o SKU CPG;

Em suma, estas são as dicas e informações sobre SKU que consideramos mais relevantes para compartilhar com você. Esperamos que tenham ajudado! Onde obter mais informações? Neste artigo, falamos sobre a importância de manter seu inventário sempre atualizado. E este artigo (em inglês) traz mais dicas sobre como elaborar SKUs.

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: