facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Transforme dados em decisões importantes com Sistemas de Informação

LoadingFavorito

Dados processados que viram conteúdos relevantes: descubra aqui como o Sistema de Informação pode se tornar importante aliado na sua gestão

Que a informação é um dos principais patrimônios de uma empresa, você deve estar cansado de saber. Até porque nós vivemos insistindo neste ponto, compartilhando conteúdos para te ajudar a lidar com as informações de forma a gerenciá-las cada vez melhor. Agora, vamos abordar um tema que integra o universo de tecnologia de informação e que, embora bastante técnico, merece sua atenção, ao menos para que você tenha uma ideia geral: os Sistemas de Informação.

Um conjunto organizado de elementos – podem ser pessoas, dados, atividades ou recursos materiais em geral – que interagem entre si para processar e divulgar informação de forma adequada, sempre de acordo com os objetivos de uma organização; de forma um tanto abrangente, esta é a definição que se costuma dar a um Sistema de Informação.

Mas, isso ainda está um tanto técnico. Mastigando um pouco esta conceituação, podemos concluir que:

Um sistema de informação é o conjunto de funções que têm como objetivo transformar dados (matéria-prima) em informações que o usuário – no caso você, gestor – possa utilizar.

É um processo semelhante a qualquer outro de produção industrial ou agroindutrial, cuja finalidade é transformar insumos em produtos.

O ramo de Sistema de Informação é uma derivação da área das ciências da computação, e tem o objetivo de tornar mais racional e lógica a gestão de tecnologia de uma empresa. O assunto foi ganhando cada vez mais relevância, até transformar-se em curso de Ensino Superior – inclusive, muito procurado pelos estudantes!

No âmbito de uma empresa, há várias formas de se classificar um Sistema de Informação:

_Sistemas de informação operacionais (ou de processamento de transações), que se ocupam de gerenciar qualquer informação referente às operações realizadas em uma empresa;

_Sistemas de informação de gestão, que tem como objetivo solucionar problemas das mais diversas naturezas;

_Sistemas de informação estratégicos ou de apoio à decisão, que analisam todas as variáveis de um negócio para municiar a tomada de decisões;

_Sistemas de informação executivos, relativos a gerentes, diretores e demais administradores;

_Sistemas de automatização de escritórios, que desenvolvem métodos para auxiliar o trabalho administrativo;

_Sistemas especializados, que reproduzem comportamentos de especialistas para simular situações em áreas determinadas.  

Como funciona na prática?

Na prática, o técnico em sistema de informação deve buscar entender os problemas da companhia em que atua para solucioná-los. E, deve fazer isso por meio da aplicação de ferramentas de mercado, ou mesmo da confecção de sistemas próprios.

Entre as atividades que cabem ao profissional de sistema da informação, estão:

  • Criar e instalar programas que facilitem consultas às informações de uma empresa;
  • Montar e gerenciar bancos de dados;
  • Planejar a arquitetura de homepages;e
  • Administrar o fluxo de informações gerado e distribuído dentro de uma empresa.

Ou seja, será o técnico em Sistema de Informação da sua empresa que vai processar e facilitar o acesso às informações relevantes, que darão apoio à sua tomada de decisões.

É o profissional que conhecerá a fundo tanto o seu negócio quanto a área da tecnologia.

Hoje procurada como agulha em palheiro por gestores, a figura do técnico de sistema de informação é relativamente recente dentro das empresa. Antes, tinha-se o costume de apenas armazenar dados diversos, que depois se transformariam em relatórios. Porém, com o avanço dos processos, tornou-se imprescindível para qualquer empresa de qualquer tamanho, o gerenciamento e o processamento de informações – desde cadastros de clientes até os controles de estoque.

E como vimos, o especialista em Sistema de Informação é um profissional que atua em praticamente toda a empresa. Afinal, todos os departamentos precisam de sistemas e de controles. Desde a área que recebe um pedido de compra, que precisa processá-lo e passá-lo adiante, até a área da gerência, na qual os administradores precisam de informações para decidir. Cabe a este profissional dar todas estas respostas.

Mas já ouvi dizer que sistemas não funcionam, que não valem a pena…

Bem, não é raro encontrar gestores que prontamente descartam a adoção de Sistemas de Informação em toda a empresa. A culpa costuma ser atribuída à complexidade de implantação, aos custos, etc.

Porém, a experiência mostra que costuma existir um gap entre os sistemas e o conhecimento que as pessoas tem deles. Ou seja, os sistemas até funcionam, mas não são utilizados adequadamente; não são atualizados e alimentados da forma correta. Por isso, é fundamental que haja um treinamento – o próprio profissional de sistema de informação pode cuidar disso – ao menos para que sua equipe consiga utilizar os sistemas, e sobretudo interpretar as informações que eles fornecem.

Alguns exemplos de quais são estes sistema?

Claro. Mas alertamos que, aqui, o “tecniquês” reinará. De toda forma, é importante para que ao menos você conheça.

Um exemplo de sistema de informação é o MRP, ou Material Requirement Planning: é um sistema lógico de cálculo que converte a previsão de demanda em função da necessidade de seus componentes. É indispensável para a indústria automotiva, por exemplo, para que se faça o planejamento do material necessário para montar um veículo.

É importante atentar para o fato que há sistemas de informação para empresas de todos os tamanhos. Ou seja, se sua empresa ainda é pequena, faça uma pesquisa e você certamente encontrará opções que se adequam a ela.

Onde posso me informar melhor?

Este vídeo traz um debate enriquecedor sobre sistemas de informação.

E aqui você encontra importantes motivos pelos quais deve investir em TI.

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: