facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Seu site vende?

LoadingFavorito
Seu site vende?

Seu potencial cliente não quer saber de você, e sim dele próprio. Seu site reflete isso?

Quando pergunto se o seu site vende, não estou me referindo a uma venda propriamente dita, como aquela realizada por uma loja virtual. Me refiro ao quanto o seu website está preparado para levar um cliente em potencial, visitante do site, a se imaginar cliente da sua solução e daí agir, iniciando o contato.

Não há dúvidas de que um website é, hoje, o principal meio para um fornecedor se comunicar com seus clientes em potencial. O Google é o que é por causa disso.

No mundo todo, pessoas iniciam relações com empresas visitando o site primeiro, nem que seja só para encontrar o telefone ou preencher um formulário de “fale conosco”.

Há milhões de websites na internet, às vezes centenas só no seu segmento. E, ainda assim, em geral, encontramos sites com textos rasos, repletos de lugares comuns em linguagem incompreensível de negócios, frequentemente coalhados de termos pomposos em inglês, com parágrafos enfadonhos descrevendo as características do produto ou serviço e mil vantagens, muitas sem qualquer embasamento real.

“Somos a melhor solução para a sua empresa!”
“Oferecemos o produto mais completo!”
“Entregamos o serviço mais eficiente!”

Quem está dizendo? Quem mediu para saber se o que está ali é verdade ou não? Há um Prêmio Nobel no segmento para atestar essas afirmações? Normalmente, não, apenas “la garantia soy yo!”. Este tipo de texto, no lugar de estabelecer um vínculo, cansa e afasta o cliente exigente que está hoje circulando pela web.

O leitor do seu site, seu cliente em potencial, só está interessado nos problemas dele, nas dores dele, em como ele vai se diferenciar frente aos clientes dele (no caso B2B) e se tornar mais forte em um mercado cada vez mais competitivo. Ele não se interessa por você.

Escrever o seu site sob o ponto de vista do seu cliente, usando a linguagem dele e, de forma muito sutil, apresentando como os seus produtos, serviços e diferenciais podem colaborar para que ele alcance o que deseja, estará iniciando um diálogo de parceria, estabelecendo uma relação de verdade, criando a percepção de que você entende o mercado e sabe o que os seus clientes precisam.

Devemos ser radicais aqui: em nenhum meio, nossos produtos, serviços e diferenciais interessam mais do que as dores e desejos do cliente.

Nós, nossos produtos e diferenciais, somos só coadjuvantes da história e não protagonistas. O cliente é o protagonista.

Além de criar o site na linguagem do cliente, com foco exclusivo nas dores e objetivos dele, garanta que o texto das páginas convide o cliente à ação de estabelecer um contato. Por exemplo, termine todo e qualquer texto com uma frase como esta: “Vamos iniciar uma conversa, sem compromissos, sobre os seus objetivos? Basta preencher o formulário abaixo.”

Por fim, coloque o formulário de “fale conosco” no pé das páginas e confira se o seu telefone aparece em todas as páginas também.

Visite agora o seu site e se pergunte se ele vende.

Boas vendas!

Leia mais:

5 pontos de atenção para seus indicadores em marketing e vendas

Como é a experiência entre o público e o seu site? Descubra com a usabilidade

Para que serve o atendimento ao cliente?

, Empreendedor
Alexandre co-fundou e dirigiu o marketing da Pró-Laudo Telerradiologia, uma empresa de telemedicina. Iniciou sua carreira fundando a MLab, uma das principais empresas de marketing e consultoria para internet do Brasil entre 1996 e 2001. Em 2006, Alexandre fundou a Casa do Saber Rio de Janeiro, um importante centro cultural no Rio. Alexandre apóia diversas empresas e startups em crescimento, marketing e vendas. Formado em Engenharia de Computação e mestre em informática pela PUC-Rio, Alexandre é mentor da Endeavor Brasil desde 2009.

Deixe seu comentário

2 Comentários

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
ordernar por: mais votados mais recentes
  1. PAULO CARESIA - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Para quem busca Produtos para Revenda , Visitem esse Site : http://www.polluxdistribuidora.com.br , espero poder ter ajudado !!

  2. 0 curtidas
     
    Curtir

    Em abril de 2015 o Google mudou seu sistema de ranking de buscas e sites não responsivos não aparecerão mais nos resultados de buscas. Uma empresa que não aparece nterá maior dificuldade em ser encontrada e os acessos do site podem cair. Tem uma matéria muito interessante sobre este tema. http://www.agenciaunico.com.br/blog/google-sites-responsivos

Parceiros
Criação e desenvolvimento: