Apresentações: Uma Guerra Contra o Cliché
Esqueça os lugares comuns, vícios de comunicação e apresentações chatas.
Sou um dos sócios-fundadores da SOAP, empresa especializada em storytelling para apresentações. Criamos um mercado, lançamos um livro, fizemos mais de 10 mil trabalhos… não foi o suficiente. A maior parte das pessoas continua sem saber contar uma boa história!
Bom, é para resolver esse problema que inauguro esta coluna.
A missão da SOAP pode ser resumida de um jeito simples:
· ACABAR COM APRESENTAÇÕES CHATAS.
A vontade é muita, a preparação é boa e a causa é nobre.
Mas o inimigo também é poderoso. E ele tem nome: “Cliché”.
As apresentações trazem em suas estruturas muitos vícios e “lugares comum”, grandes inimigos da atenção e da conquista da credibilidade.
Como fugir do cliché ao contar sua história?
· Esqueça para sempre aqueles discursos padrões: Quem Somos, Nossos Valores, Nossos Diferenciais, Nossa Visão… Tudo isso cabe dentro de uma caixa chamada “auto-elogio”.
Não se conquista uma mulher dizendo “eu sou um cara legal”, mas sim SENDO UM CARA LEGAL! A ideia é fazer os adjetivos serem concluídos pela própria audiência.
· Utilize os mesmos princípios de um bom filme: crie interesse no início, traga conflitos verdadeiros que sejam solucionados em um clímax inesquecível.
Calma. Não é coisa do outro mundo! Olha só:
1. “Senhor diretor, sua fábrica vai fechar.”
2. “A não ser que mude todo o processo de produção!”
3. “Por sorte, trouxemos especialistas em criar coisas assim.”
· Descubra a sua MENSAGEM CENTRAL e expresse, com ela, todo significado do que quer deixar. Lembre-se! só inclua conteúdo que ajude a sustentá-la. Se colocar menos, vai perder pontos. Se colocar mais, vai dar sono.
· Humanize a apresentação! Conte histórias e causos que ninguém mais pode falar por você. Sabe como você faz para envolver? Estando envolvido.
E na prática?
Recomendo que assistam a palestra do Marcelo Sales no topo deste artigo. No evento DAY1 ele “se despiu”, trouxe histórias pessoais que fizeram a audiência se identificar. Venceu a guerra contra o cliché!
Da próxima vez que for apresentar sua ideia desenvolva uma história que seja sucesso de bilheteria.
João Galvão é sócio-fundador da SOAP (State of The Art Presentations).