facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Seja um(a) Empreendedor(a) Serial!

LoadingFavorito

Você pensa em ter uma empresa, vendê-la e fazer outra mais legal ainda? Esse é o desafio que exige 1000% de  sua bateria.

Adoro quando usam o termo “empreendedora serial”. Para mim, soa como se estivessem falando de uma empresária incansável e que quer realizar coisas cada vez mais novas e maiores. Aquele perfil de gente que sabe apreciar as conquistas, mas sabe que o melhor está por vir. E é isso mesmo! Essa tem sido a minha estória até aqui.

Mas, na prática, há várias formas de ser empreendedor: existe empreendedor que tem várias empresas ao mesmo tempo, aqueles que fazem e vendem, aqueles que não vendem jamais e aqueles que se dedicam a um negócio de cada vez. Há vantagens em todos os perfis, mas o mundo seria altamente mais produtivo e criativo se todos tivessem a coragem de assumir estes riscos e responsabilidades e empreender!

Na minha experiência, precisei ter muito foco, pois os mercados em que atuei eram sempre muito inovadores e precisavam de toda a minha atenção. Mas já tive momentos também de estar tocando vários projetos e negócios ao mesmo tempo. Na época da Phytoervas e da Éh Cosméticos, possuía também a distribuidora de cosméticos de luxo PH-Arcangeli, a rede de perfumarias Phyta e a empresa de comunicação Phabrica. Mas todas tinham algo em comum, o mesmo DNA: beleza e bem estar! Naquela época, a solução para fazer bem feito foi aumentar a carga de trabalho. Eu trabalhava muito mais e dava muita atenção a todos. O sucesso esta sempre ligado a muita dedicação ao negócio!

Mas acho que vale compartilhar uma ideia de que o empreendedor é, acima de tudo, um observador, um analista da sociedade, de hábitos de consumo, de oportunidades e de circunstâncias. E, às vezes, acabam aparecento oportunidades e vários negócios ao mesmo tempo. Às vezes, ficamos confortáveis com muitos desafios ao mesmo tempo. E vale a pena aproveitar!

Mas, quando posso, prefiro focar pelo menos até me sentir segura e ficar expert naquele assunto a ponto de simplificar as decisões, já que a experiência cria na gente um grande e poderoso filtro. Nada como quilômetro rodado e experiência.

Hoje em dia, com a Beauty'in, estou trabalhando no mercado de alimentos, uma nova área para mim pois, afinal, sempre fui dedicada aos cosméticos. Por isso, hoje a atenção é total! Radares ligados, bateria 1000% e velocidade total para criar uma marca global. 

Para mim, só dá certo deste jeito neste momento, mas acredito que cada um vai descobrindo a sua forma para tirar o melhor de cada situação, aproveitar bem o tempo e definir bem o investimento necessário para cada projeto.

Acho que o mais importante é aproveitar bem cada oportunidade sem se prender a regras. Grandes oportunidades merecem sempre ser analisadas porque fechar a porta, sem pelo menos avaliar, não é a minha estratégia.

Independentemente do seu perfil, seja um empreendedor serial. Vale a pena.

 

Cristiana Arcangeli é empreendedora e atua no ramo de cosméticos desde 1986, fundadora de marcas como Phytoervas, Éh Cosméticos e Beauty'in.

 

Leia mais:
Você Também é uma Marca!
Como Identificar Tendências de Mercado?

 

 

 

 

, Beauty'in, Fundadora

Cristiana é empreendedora e atua no ramo de cosméticos desde 1986. Exemplo de iniciativa e sucesso, é empresária, consultora de beleza e qualidade de vida multimídia, uma das mulheres que mais influenciou e contribui para o desenvolvimento do mercado de beleza e bem estar no Brasil. Fundadora de marcas como Phytoervas, Éh Cosméticos e Beauty In, tem inovado constantemente no mercado de moda, trabalho pelo qual foi reconhecida com diversos prêmios nos últimos anos. 

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: