facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Como o Seis Sigma pode ajudar sua empresa a alcançar a excelência

LoadingFavorito

Aprenda sobre o Seis Sigma e descubra sua relevância para melhorar o desempenho da sua empresa

Criar processos internos realmente mais eficientes, econômicos, e que garantam a qualidade do serviço prestado por uma empresa é fundamental para que ela permaneça competitiva no mercado. O Seis Sigma (ou Six Sigma, em inglês) é uma ferramenta internacionalmente reconhecida e amplamente utilizada para identificar e implementar melhorias nos processos internos de uma empresa, garantir custos de operação menores e, consequentemente, aumentar os lucros.

O Sigma é uma letra do alfabeto grego, e também uma medida de variação utilizada em estatística. No universo empresarial, a Sigma se refere à frequência com que determinada operação ou transação utiliza mais do que os recursos mínimos necessários para satisfazer o cliente, ou seja, ela determina uma taxa de desperdício/desvio por operação. Assim, você pode usar o Seis Sigma para calcular matematicamente o nível de desempenho dos processos da sua empresa e obter um diagnóstico.

Os sigmas representam algo como uma escala de qualidade, onde 1-sigma é o nível mais baixo, com alta quantidade de defeitos e grande potencial de perda de suas vendas devido à não-qualidade. Uma empresa que está no nível 6-sigma, que é o mais alto nível de excelência dentro da metodologia, tem apenas 3 defeitos em um milhão.

Chegar no seis sigma significa uma margem de desvio mínima e um alto padrão de qualidade, que é o que um projeto deve almejar.

O que minha empresa ganha desenvolvendo projetos Seis Sigma?

-    Melhora da eficiência dos processos internos

-    Reduz os custos da má qualidades dos processos

-    Elimina defeitos e reduz o ciclo dos processos

-    Melhora o serviço oferecido para o cliente.

-    Você poderá tomar decisões mais assertivas: em vez de realizar cortes de custos e arriscar comprometer a qualidade do serviço ou produto da empresa, com o Seis Sigma, uma empresa é capaz de identificar e eliminar custos que não agregam valor aos clientes.

 Como funciona o Seis Sigma?

De uma forma geral, o sistema Seis Sigma funciona por meio da definição de metas e aplicação de projetos específicos para alcançar essas metas. O sucesso do programa vai depender da mobilização e participação de toda a organização.

É importante saber que os projetos serão definidos a partir da estratégia DMAIC (sigla para Definir – Mensurar – Analisar – Incrementar – Controlar), que de uma forma geral, significa:

  • Definir: metas claras para as atividades e as melhorias almejadas. Essas metas serão os novos objetivos estratégicos da sua empresa.
  • Mensurar: o sistema existente. Antes de buscar melhorias, é importante entender 100% como acontece atualmente cada etapa dos processos internos da sua empresa. A partir dessa análise, você poderá estabelecer métricas válidas e confiáveis para ajudar a monitorar o progresso rumo às metas definidas no passo anterior.
  • Analisar: o seu sistema atual. O objetivo desta análise é identificar caminhos para eliminar a lacuna entre os números atuais e as metas definidas anteriormente. Atenção, essa análise deve ser feita fundamentada por dados sólidos e uma análise estatística.
  • Incrementar: o seu sistema. Isso significa que você vai melhorá-lo, e não realizar mudanças estruturais. Nessa etapa, a sua capacidade criativa para encontrar novas soluções e melhorar os processos é um diferencial importante.
  • Controlar: o novo sistema desenvolvido. O objetivo dessa etapa é garantir que a metas alcançadas serão mantidas a longo prazo.

Como essas etapas funcionam na execução do projeto?

PARA DESENVOLVER O PROJETO

  • Começar pelo começo: ou seja, pela preparação, planejamento e organização das ações futuras. Você deve definir metas claras para as atividades e as melhorias almejadas. Essas metas serão os novos objetivos estratégicos da sua empresa; E também mensurar e analisar o sistema existente. Como foi dito, antes de buscar melhorias, é importante entender 100% como acontece atualmente cada etapa dos processos internos da sua empresa.
  • Desenvolva métodos: o Seis Sigma é um processo que trabalha com cálculos matemáticos e estatísticas para melhorar resultados. Então, estabelecer métodos de avaliação para mensurar resultados é fundamental. A partir dessa análise, você poderá estabelecer métricas válidas e confiáveis para ajudar a monitorar o progresso rumo às metas definidas no passo anterior.
  • Prepare o terreno: para aplicar o processo na sua empresa, você precisará muito engajar toda a equipe. Apesar de você precisar de algumas lideranças com certificado, os projetos podem e devem envolver o maior número de pessoas e das mais diferentes áreas e níveis hierárquicos.

DURANTE O PROJETO

  • Definindo oportunidades e defeitos: nesta etapa, você identifica os pontos onde seus processos falham, onde os erros acontecem. A partir desses pontos, você poderá delinear novas estratégias para prosseguir. Em relação aos defeitos, o objetivo é pensar as falhas do seu processo sob a ótica do cliente. Então, o melhor caminho é perguntar a ele como ele avalia e se sente em relação ao seu produto.
  • Hora de fazer as medições: a partir da definição das oportunidades e dos defeitos apontados por clientes, é hora de calcular o seu rendimento. Esse dado você obtém subtraindo o número total de defeitos do número total de oportunidades, dividindo o resultado pelo número total de oportunidades e, finalmente, multiplicando o resultado por 100. Com a informação sobre o rendimento dos seus processos, você usa uma tabela de conversão para obter o Sigma do processo

Não entendeu nada? Calma. Como disse anteriormente, o Seis Sigma é uma metodologia bastante técnica, e que exige conhecimentos de matemática e estatística para realizar cálculos a partir dos dados da sua empresa. Neste link, você pode acessar mais detalhes sobre como o cálculo é realizado.

QUANDO O PROJETO TERMINAR

  • Implementar melhorias: A partir do valor do Sigma e das análises realizadas a partir dos projetos, você poderá identificar formas de melhorar os mesmo. Basta implementar esses processos. Nessa etapa a sua capacidade criativa para encontrar novas soluções e melhorar os processos é um diferencial importante.
  • Continue monitorando sempre: para saber se as melhorias implementadas estão, de fato, apresentando resultados, não tem muito segredo, é preciso continuar monitorando e aplicando os cálculos. O objetivo dessa etapa é garantir que a metas alcançadas serão mantidas a longo prazo.

Há diversos mitos relacionados ao Sigma, cuidado com eles:

Só é aplicado a processos fabris: esse mito surgiu por que o conceito nasceu em industrias clássicas. Seu uso serve para melhoria de processos, redução de erros, logo melhor atendimento das expectativas dos clientes. Portanto, é uma metodologia que também pode ser aplicada em empresas de serviços que queiram melhorar o seu atendimento.

Requer treinamento excessivo e elevado conhecimento de estatística: apesar de o modelo envolver cálculos matemáticos e estatísticos, nem todos os envolvidos nas equipes dos projetos precisam ter domínio total dessas ferramentas.

Aumenta a burocracia: pode ser que seja preciso implementar algumas regras e procedimentos mais específicos, mas essas mudanças no dia a dia da empresa são um investimento. Você e sua equipe estarão ganhando em informação que conduzirá a decisões mais assertivas e melhores resultados.

É simplesmente mais um programa de qualidade: atenção aqui! O Sigma é um reconhecido e comprovado método de identificação de falhas, melhorias e diminuição de custos e que deve ser considerado e executado com seriedade. Os benefícios obtidos a partir da metodologia serão ativos valiosos para sua empresa.

Mas afinal, quem desenvolve um Projeto Seis Sigma?

 Os projetos Seis Sigma devem envolver uma equipe multidisciplinar, coordenada por duas figuras especiais, o ‘Champion’ e o “Black Belt” (que precisam ter a certificação da metodologia).

  • Champion: Basicamente, sua função em um Projeto Seis Sigma é garantir que todas as barreiras para implementação com sucesso sejam removidas e disponibilizar recursos necessárias à execução. Ele também deve aprovar ou reprovar propostas de melhoria em processos e implementar alterações nos processos.
  • Black Belt: É a figura que lidera a equipe de implementação do projeto. É ele quem vai conduzir a equipe ao longo das etapas do ciclo DMAIC, ensinar e aplicar as ferramentas adequadas ao projeto e identificar oportunidades de melhoria no processo.
  • Membros da Equipe: É fundamental que a equipe esteja envolvida, motivada e comprometida com o projeto. Todos os envolvidos no projeto devem expor seu conhecimento sobre o processo e comunicar mudanças aos membros de sua área de atuação. Sua função é coletar dados para a avaliação do processo e implementar melhorias no processo.

Pioneiros no Seis Sigma comprovam resultados da metodologia

Um dos cases mais famosos de implementação e bons resultados do Seis Sigma é da GE, nos anos 90. A partir do Seis Sigma, a empresa passou por um grande movimento de mudança na sua cultura básica, mais especificamente na forma de capacitação e treinamento de equipes e nos critérios de promoção e de remuneração, que passaram a se basear nos desempenhos dos resultados do Seis-Sigma. Além disso, o Seis Sigma proporcionou à empresa uma grande economia de recursos e ganhos em aumento de produtividade.

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

3 Comentários

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
ordernar por: mais votados mais recentes
  1. 0 curtidas
     
    Curtir

    Oi Maira Flor Anjos, outros aspectos são mais para selecionar provedor de crsos LSS:

    Experiência do Instrutor;
    Aderência ao Body of Knowledge da ASQ – American Society for Quality e IASSC – International Association for Six Sigma Certification;
    Necessidade de aplicação prática da metodologia para certificação;
    Quantidade mínima de 80 horas aula para Certificação Green Belt.

  2. maira flor anjos - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    do curso*

  3. maira flor anjos - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Alguma dica de instituições renomadas e recomendadas para a realização dos curso de 6 Sigma?

Parceiros
Criação e desenvolvimento: