Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Como a USP vem ajudando empreendedores há mais de 20 anos

LoadingFavorito
Como a USP vem ajudando empreendedores há mais de 20 anos

Um serviço de informações e dúvidas sobre negócios fez da universidade paulista referência em apoio ao empreendedorismo.

Da fabricação de máquinas à rotulagem de macarrão. Todo empreendedor, mais cedo ou mais tarde, sente dúvidas sobre algum aspecto do seu negócio. A maioria, muitas vezes, acaba resolvendo o problema com base em experiência e intuição. Mas o empreendedor não tem tempo, ele é tomado por desafios e problemas no dia a dia da empresa, e em geral tem pouco conhecimento técnico em áreas em que não é especialista, mas que são essenciais para o sucesso de um negócio. Onde ele poderia procurar informação e conhecimento de forma rápida e prática?

Algumas das melhores universidades do país decidiram ajudar os empreendedores justamente nos assuntos que eles geralmente possuem menos domínio, de forma gratuita, na internet. O Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT) responde questões dos setores de agronegócios, indústria, serviços, entre outros, desde 2002, por meio de nove instituições de ensino superior brasileiras. No entanto, tudo começou em 1991, na Universidade de São Paulo (USP), que fornecia um serviço semelhante: o Disque Tecnologia.

O Disque foi criado por professores da USP em 1991, com a função de ser “um pronto-socorro tecnológico” para micro e pequenas empresas. Chamava-se Disque porque os atendimentos, quando criados, eram realizados por telefone – afinal, a internet ainda demoraria para se popularizar. O número de respostas fornecidas foi aumentando ano após ano, com cada vez mais professores e alunos envolvidos. Os alunos que davam suporte a iniciativa eram, sobretudo, alunos de Empresas Juniores (EJs). Com a expansão da demanda por respostas, além do aumento da variedade de assuntos das perguntas, muitas novas EJs foram criadas no período (de apenas duas em 1991, para mais de 10 nos anos 2000). Desde o início, a iniciativa também conta com o apoio do Sebrae, que colabora com a operação do programa até hoje, principalmente para respostas que precisem de mais atenção e tempo de diagnóstico.

Confira a Pesquisa Empreendedorismo nas Universidades Brasileiras 2014

O atendimento cresceu tanto que a USP, juntamente com outras instituições brasileiras, como UNB e UNESP, fundou a Rede Brasileira de Respostas Técnicas, criando então um portal online de atendimento gratuito para empreendedores, o SBRT. O portal é extremamente simples de ser usado e atende qualquer tipo de negócio, da padaria ao fabricante de aviões. O banco de questões tem mais de 12 mil respostas. Há desde informações sobre a abertura de um salão de beleza e como conectar as impressoras do escritório, até sobre a reciclagem de óleos lubrificantes e fabricação de tecidos de microfibra, entre muitos outras. Se a dúvida já não tiver sido respondida e não estiver no banco de questões, é possível perguntar diretamente no portal, que responde a questão com um prazo médio de 15 dias. Desde a criação do Disque Tecnologia, o objetivo principal dos professores era o de aproximar a academia do mercado: unir a técnica aos problemas reais.  Para Dulcimar Barbeto, Diretora de Empreendedorismo da Agência USP de Inovação, “criar novos conhecimentos a partir de problemas reais dos empreendedores é o principal objetivo da universidade, que ajuda cerca de 20 mil empreendedores, todos os anos, a desenvolver suas empresas através do portal”. Para Pamella Gonçalves, gerente de pesquisas da Endeavor, “Outras universidades podem se espelhar nessa iniciativa, que não é apenas uma boa ferramenta para empreendedores, mas também uma forma dos alunos terem mais contato com desafios dos empreendedores, algo fundamental para aqueles que querem empreender”.

Leia Mais:

Novo Consultor Online responde empreendedores em 24 horas

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: