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Sam Walton: preços baixos e eficiência para criar um grande negócio

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Sam Walton fundou e consolidou a Walmart. Conheça um pouco mais sobre este grande empreendedor e sobre seu grande ensinamento: eficiência para baixar preços

Quem acompanha as publicações de negócios já está sabendo que a Amazon acaba de superar a maior varejista do mercado, Wal-Mart de Sam Walton, em termos de valor de mercado. A Amazon agora vale cerca de 264 bilhões de dólares, enquanto o Walmart tem um valor de mercado de 233,5 bilhões de dólares.

Não é de hoje que as duas gigantes duelam pela atenção e preferência do consumidor americano. Seguindo a filosofia de Sam Walton, “bons descontos todos os dias”, as gigantes do mercado investem em promoções e vantagens para o consumidor: aquela que se sair melhor, vence a disputa.

Mas a disputa não está restrita ao consumidor americano. A Walmart decidiu investir 300 milhões de reais em quatro novas unidades da marca aqui no Brasil, na região do Nordeste. A varejista já abriu um hipermercado na região e deverá abrir mais três até o fim do ano. E eles estão apostando nos nossos consumidores: “o Nordeste é uma região estratégica para o Walmart”, afirmou executivo da marca. A região concentra a maioria das lojas da empresa, 243 unidades das 544 do país. Além disso, a companhia afirmou, em nota à EXAME.com, que o Nordeste continua a crescer bem mais do que a economia brasileira, “graças à inclusão da nova classe média ao mundo do consumo”.

Nem todos sabem, mas a história de sucesso do Walmart começou há um bom tempo, quando o já falecido Samuel Moore Walton (1918–1992), mais conhecido como Sam Walter, também fundador do Sam’s Club, fundou sua primeira loja do varejo. Sam e seu irmão Bud fundaram o Wal-Mart em 1962, com a abertura de sua primeira loja na cidade de Rogers, estado do Arkansas, com o nome de Wal-Mart Discount City. Após apenas 2 anos, o negócio já contava com 24 lojas e um faturamento de US$ 12,6 milhões.

Sam Walton já faleceu há mais de 20 anos, mas sua empresa continua competitiva, brigando com gigantes do mercado (a Amazon, por exemplo) pela liderança. Uma explicação para isso, além da gestão competente e qualidade dos serviços, é a capacidade que a empresa tem de fazer presente em sua atuação os valores e a mentalidade de seu fundador, Sam Walton. O Walmart foi criado com o lema de garantir boas ofertas todos os dias. E assim acontece até os dias de hoje.

Compre barato, venda barato, mantenha as prateleiras bem sortidas, trate os clientes com respeito, valorize seus colaboradores e preste muita atenção aos acertos da concorrência.

Nas palavras de Chris Zook, no artigo Casca grossa: como empresas com Founder’s Mentality se destacam, “As empresas com melhores desempenhos no mundo hoje têm retornos acima da média, ganham rápida participação no mercado, mantêm sua vantagem competitiva por um longo tempo e criam empregos em um mundo que precisa desesperadamente deles. E quatro dentre cinco dessas empresas têm elementos claros que as impulsionam, os quais podem ser associados a algo especial ligado aos seus fundadores (ainda em atividade, ou não): a Founder’s Mentality (ou a mentalidade do fundador) – aquelas forças e valores do empreendedor que formam uma cultura organizacional que, de alguma forma, sobrevive e persiste, definindo o que fez aquela empresa especial em como ela compete, ou excelente em como ela se comporta”.

O empreendedor Sam Walton multiplicou seu negócio e construiu uma das maiores fortunas dos Estados Unidos. Ao fazer isso, deixou uma importante lição para os empreendedorismo:

Eficiência para cortar custos: a grande lição de Sam Walton

Não é à toa que o Walmart chegou tão longe, e ainda hoje é uma empresa extremamente competitiva. Mas, ofercer preços mais baixos não é uma tarefa simples. Para isso, é preciso poder reduzir a margem. E sabemos que esse é um dos grandes desafios do empreendedor.

Escalar o negócio é um caminho. Se você, empreendedor, já tem um modelo de negócio implantado, com um produto consolidado e presença assegurada no mercado, provavelmente já se perguntou o que poderia fazer para crescer, tornar-se mais rentável, expandir operações. É este o momento em que você deve considerar implementar processos que reduzam seus custos e aumentem a lucratividade. Para isso, antes de mais nada, você precisa entender o que é economia de escala.

Mas, o que o empreendedor precisa ter em mente é que, para vender mais barato, cortar custos é fundamental. E o caminho para conseguir isso é ser cada vez mais eficiente. No artigo Eficiência: 8 dicas para você e sua empresa serem mais produtivos você conhece alguns caminhos e dicas para chegar lá.

Investir em logística é fundamental. As empresas começam a crescer, a demanda aumenta e junto aparecem os desafios operacionais. Como produzir mais em menos tempo? Como entregar mais rápido? E tudo se resume à mesma pergunta: como ser mais eficiente? Não tem milagre, a logística da sua empresa pode ser sua grande aliada na busca por mais produtividade – mas também a sua grande inimiga, caso não receba a atenção devida.

A logística empresarial nasceu da necessidade de melhorar a qualidade da operação (esse ponto, principalmente, pensando na experiência do cliente e na redução de custos). Afinal, em tempos de muita competitividade, ou você cria novos mercados e acha o seu oceano azul, ou precisa encontrar outras formas de se destacar. A operação logística tem tudo a ver com isso, pois ela te ajudará a ser cada vez mais eficiente.

Outro ponto importante é garantir a excelência dos processos. Mas, nesse momento, é preciso ter cuidado para a busca pela eficiência não engessar demais os seus processos e barrar a inovação. Sem inovação sua empresa rapidamente vai ficar para trás.

Bom, a lição de Sam Walton parece dar resultado. Busque sempre aperfeiçoar seus processo, por assim você poderá oferecer melhores preços e mais qualidade ao seu consumidor.

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Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

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