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Romero Rodrigues: “acredite no impossível”

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Romero Rodrigues começou com uma ideia na cabeça e muito esforço. Hoje é CEO do Buscapé, uma das maiores empresas brasileiras. Saiba um pouco mais sobre esse grande empreendedor

Romero Rodrigues é um daqueles empreendedores cuja trajetória dá até gosto: um estudante movido por empreendedorismo que tinha uma ideia boa na cabeça e muita vontade de fazer acontecer. Na época era considerado louco, mas soube lidar com a pressão e passou noites em claro para enfim… chegar lá! Eis que surge o primeiro comparador de preços brasileiro: o Buscapé.

Sim, tudo isso é verdade. Às vésperas do Day 1 de 2015, nada melhor do que relembrar o depoimento de Romero Rodrigues na edição do Day 1 de 2012. Além de muito inspirador, o depoimento também traz lições importantes para quem quer empreender.

O começo

Desde criança, o empreendedor queria ter um negócio. Quando pequeno, adorava acompanhar seu avô no trabalho na loja de materiais de construção. “Ele só não me deixava cuidar do troco”, relembra. Quando adolescente, começou com um amigo seu primeiro negócio: com uma impressora e um computador, passaram a diagramar e imprimir panfletos. Só que a impressora quebrou e ele aprendeu a primeira grande lição de como gerir uma empresa: “Entendi o conceito de depreciação”. O custo para consertar a impressora era muito superior ao que tinha ganhado com os panfletos.

Entrou na faculdade de engenharia da USP, e o futuro parecia promissor. Mas ele queria mesmo era ter um negócio. E uma boa ideia não faltava. Nos primórdios da internet, quando poucos conheciam e entendiam o que era aquilo, ele e alguns amigos já estavam pensando além: “E se a gente montasse um sistema que comparasse preços e divulgasse os melhores resultados na internet?”

A ideia que parecia uma insanidade, com o tempo se transformou em um negócio inovador e disruptivo. Ele lembra que a primeira ligação que receberam depois de começar o negócio foi de um grande executivo, ameaçando processar a  empresa caso eles não tirassem os preços dos produtos do site.

Algum tempo depois veio o verdadeiro Day1: quando o mesmo executivo telefonou, ameaçando processar caso eles não colocassem os valores no site.

E assim veio o primeiro grande aporte de capital de investidor externo. E também o primeiro momento de procurar novos investidores, cujos objetivos estivessem alinhados aos objetivos dos empreendedores.

“Quando você empreende, mais do que buscar o resultado financeiro, você quer transformar o mundo, facilitar a vida das pessoas”

E Romero Rodrigues não queria que sua atuação enquanto empreendedor estivesse restrita ao Buscapé enquanto site de comparação de preços. Ele queria ir além. Desse objetivo maior de facilitar a vida das pessoas, surgiu o BCash, criado para facilitar as formas de pagamento de pessoas de baixa renda.

Conselhos de empreendedor para empreendedor

Em seu último post em sua coluna na revista Istoé dinheiro, Romero Rodrigues fala sobre um tema que está na boca do povo: a crise. O Buscapé pendurou uma faixa emblemática na entrada de seu escritório na Avenida Paulista: “Analisamos com muita atenção esta história de crise e aqui no Buscapé resolvemos que vamos ficar de fora”. Palmas para Romero Rodrigues! Esse é o espírito!

No artigo, ele traz importantes ensinamentos de empreendedor para futuros empreendedores. Momentos de crise, como o que o país atravessa agora, são também grandes oportunidades para empreender. Sem emprego, as pessoas criam novas formas de garantir seus sustento. Mas, empreender não é uma tarefa simples, e é preciso investir muito (energia, tempo, e dinheiro) nesse objetivo. Confira alguns deles:

Saiba qual a sua vocação

Antes de começar, é preciso saber o que fazer, e essa descoberta não é simples. O empreendedor precisa ter um propósito, e também uma grande paixão pelo que busca, caso contrário será muito difícil persistir e superar os desafios.

“Você pode iniciar seu empreendimento, por exemplo, partindo para um campo que lhe agrade, investindo em algum hobby ou área de interesse, ou então, fazendo uso da experiência e conhecimento adquiridos com os anos trabalhados numa antiga empresa. Mesmo com essa base inicial, aprendizado nunca é demais. Especialização e atualização contínua são primordiais para entender o mercado e enfrentar a concorrência”, aponta o empreendedor.

“Para pavimentar uma estrada de sucesso, é preciso plantar a semente e regá-la. Tenha coragem. Não tenha medo de errar. A experimentação leva ao sucesso e à inovação. Sem crise!”

Por fim: Siga sua intuição

Esse é o grande conselho que Romero Rodrigues dá para o empreendedor nesta breve entrevista: Siga sua intuição. “Várias vezes eu desafiei a minha intuição. Eu estava certo de um caminho e ouvi a opinião de outra pessoa. E deu errado. Isso não quer dizer que você não deve conversar com pessoas e pegar o máximo de feeedbacks. Você tem que escutar, mas na hora de decidir, siga sempre a sua intuição”.

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Razão e intuição = gestão bem-sucedida

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

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