Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Seus investimentos estão valendo a pena? A resposta pode estar no ROI

LoadingFavorito

O Return On Investment, ou ROI, é um indicativo econômico fundamental para qualquer negócio, porque representa a relação entre o retorno e o capital investido em um projeto. Conheça mais e aprenda a obtê-lo aqui.

Entre os indicativos econômicos relacionados ao empreendedorismo, talvez o ROI, ou Return On Investment (Retorno Sobre o Investimento), esteja entre os mais importantes. Não apenas no início de um negócio, como ao longo de toda a operação. Pois, como o próprio nome indica, o ROI consiste em uma métrica usada para medir os rendimentos obtidos a partir de uma determinada quantia de recursos investidos. Em suma, representa, basicamente, a relação entre o lucro/prejuízo obtido sobre o capital investido.

O cálculo do ROI serve a inúmeros propósitos. É utilizado para ajudar na decisão de investimentos em novos negócios e projetos, por exemplo, uma vez que indica o potencial de retorno sobre o aporte realizado. E serve também para medir como os investimentos em marketing podem contribuir para os resultados de uma empresa, além de identificar o prazo do retorno financeiro dessas iniciativas.

Como se calcula o ROI?

A conta para se obter esse número é bem simples, na verdade. Utilizando como referência este artigo do portal meuSucesso.com, temos:

ROI = (GANHO OBTIDO – INVESTIMENTO INICIAL) / INVESTIMENTO INICIAL

Assumindo, por exemplo, que o ganho obtido da sua empresa tenha sido 500 mil reais e o investimento inicial tenha sido de 100 mil reais, temos:

ROI = (500.000 – 100.000) / 100.000

ROI = 4

Neste caso, o resultado significa que o retorno foi de quatro vezes o investimento inicial. E para você obter o ROI em forma de porcentagem, deve multiplicar o resultado do cálculo acima por 100. No exemplo citado, então, o retorno sobre investimento foi de 400%.

Agora, uma observação importante: o valor do investimento inicial deve incluir o dinheiro gasto em todo o processo e o tempo despendido. Assim, toda e qualquer despesa, por menor que tenha sido, deve ter sido incluída se o objetivo é ter um resultado mais preciso.

Por que é tão importante obter o ROI?

Porque, de acordo com este artigo do blog Aprender A Empreender, quando o assunto é calcular o retorno sobre um investimento, nenhum outro indicativo é tão eficaz quanto o ROI – se realizado corretamente.

Diferente do Payback (cujo cálculo é realizado apenas quando o investimento inicial retorna), o ROI é um índice que aponta o retorno sobre qualquer investimento – seja em uma campanha de marketing, em um evento ou na ampliação da estrutura física de uma empresa.

É para o ROI da sua empresa que potenciais fundos e outros investidores olharão ao avaliar a possibilidade de seguir adiante com o processo. Afinal, do ponto de vista do detentor do capital, é fundamental saber quanto ele ganhará em vendas para cobrir o investimento realizado. Entender quantas unidades de produtos ou entregas de serviços precisam ser vendidas para empatar com o investimento, por exemplo.

Colocando de forma mais direta, obter o ROI é necessário porque, com ele, você:

  • Avalia como iniciativas diversas – as de marketing, por exemplo – contribuem para os resultados da empresa;
  • Planeja as metas comerciais com base em resultados mais atingíveis;
  • Identifica o prazo de retorno dos investimentos (cada canal tem uma curva de resposta específica);
  • Pode acompanhar o comprometimento dos executivos com metas de longo prazo, e não somente o resultado imediato;
  • Viabiliza um processo mais objetivo de aprendizagem, fundamentado em números;
  • Proporciona aumento nas vendas e nos lucros.

O importante é ter em mente que, para se chegar a uma métrica ROI eficiente, é fundamental que a sua empresa entenda o que isso significa para ela, e como o indicativo afeta os seus objetivos.

Traçar metas realistas e monitorá-las constantemente é indispensável. A taxa de retorno pode variar de forma significativa em pequenos períodos - sobretudo por conta da sazonalidade, ou graças a ações promocionais. Lojas virtuais, por exemplo, terão lucros maiores no fim do ano, perto do Natal, o que afetará o ROI. Por isso, você deve sempre acompanhar o índice de perto, para não correr o risco de ter alguma surpresa.

Em suma, estas foram algumas informações sobre ROI que consideramos essenciais para sua atividade de empreendedor. Esperamos que o conteúdo tenha ajudado, e desejamos bons negócios!

Onde posso me informar mais?

Este artigo do site Marketing de Conteúdo traz outras informações importantes sobre ROI.

E, por falar em investimentos, este artigo traz dicas de como você pode dar mais força ao seu negócio por meio dos fundos.

 

 

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

4 Comentários

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
ordernar por: mais votados mais recentes
  1. Tunados Car - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    ola, excelente artigo parabéns vou colocar em pratica e vamos ver o resultado espero que seja positivo

    veja também meu artigo Facebook ads
    http://dinheironanet.net/facebook-ads-para-afiliados-carlos-bettega/

  2. DANIEL Saliba - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Parabéns, mais uma vez um conteúdo de qualidade, por isso acompanho seu blog
    a mais de 2 anos e tento aprender todos os dias com seus ensinamentos e dicas.

  3. 0 curtidas
     
    Curtir

    Ótimo Artigo. Um sistema que ajuda a medir o ROI da equipe externa é o Auvo. http://www.auvo.com.br

  4. Patrícia & Robson Alves - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Obrigado pelo artigo, as informações são valiosas!
    http://teubomnegocio.com/como-anunciar-no-instagram/

Parceiros
Criação e desenvolvimento: