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Resolvendo Problemas da Melhor Forma

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Resolvendo Problemas da Melhor Forma

Algumas empresas são desenhadas para resolver problemas específicos, facilitiando a vida de muita gente ao redor do planeta.

Parte II de III da Série: Empreendedores resolvem grandes problemas!

A perspectiva de se encarar os produtos e serviços como soluções para problemas que pessoas ou instituições possuem foi elaborado inicialmente por Clayton Christensen, professor de Harvard e autor de best sellers como Innovator’s Solution (leitura obrigatória!)  e outros.

Conferindo alguns de seus materiais, você vai se surpreender ao entender como um simples milk-shake pode resolver problemas de formas tão distintas. Confira o artigo (em inglês).

E diversos exemplos de podem ajudar a clarear esse conceito.

Como em qualquer artigo sobre inovação, o caso do Post-it da 3M é sempre interessante. Antes dele usávamos um pedaço de papel cortado com um pedaço também cortado de fita Durex. O problema era resolvido: tínhamos o lembrete visualmente indicado para não esquecermos. Mas, definitivamente, não era resolvido da melhor forma! Vale a pena conferir a análise do próprio criador do Post-it, Art Fry, nessa perspectiva do problema-solução.

Outro exemplo de um produto bem simples: a caneta marca texto. Quem compra uma dessas pra deixar o livro mais bonito ou colorido? O problema a ser resolvido é o de não conseguirmos guardar todas as informações importantes que queremos. Se existisse um remédio realmente eficiente para memória, provavelmente o mercado dessas canetas mudaria bastante.

Existem empresas que já foram desenhadas desta forma, para resolver problemas específicos. Aqui as segmentações tradicionais de mercado ou perfil de consumidor começam a se mostrar ineficientes. O caso da empresa alemã BlackSocksdemonstra isso. Trata-se de uma empresa que vende meias pretas. A questão é: qual o problema e quem tem um problema relacionado a meias pretas?

Na visão dos empreendedores, são as pessoas que usam muitas meias pretas – basicamente homens que usam terno todo dia e que não sentem qualquer prazer em ir a um shopping comprar meias de trabalho! Independente de idade, classe social ou região geográfica, existem homens que precisam, todos os dias, de meias pretas.

Provavelmente bem poucos até gostam de ir shopping comprar roupas. Mas nada provável que gostem de ter que comprar meias. Este é o contexto no qual o empreendedor mapeia um problema que um grupo específico de pessoas possui.

Mas, no momento em que precisa sair pra trabalhar de terno e percebe, em cima da hora, que não possui mais nenhuma meia em condições adequadas para utilizar, nessa hora ele se depara com um problema que realmente o atrapalha. Esta é a circunstância, que juntamente com o contexto, ajudam a definir o problema a ser resolvido.

E assim, pensando nessa segmentação baseada em contexto e circunstâncias que a BalckSocks criou um serviço de assinatura de meias pretas (criativamente chamado, em inglês, de “sockscription”). O problema resolvido: nunca mais passar pela situação de se deparar com a falta de meias pra ir trabalhar, e mais, nunca mais precisar sair pra ir ao shopping realizar essa atividade tão “empolgante” de comprar meias!  Com essa solução cuidadosamente projetada para resolver um problema específico, a empresa hoje se aproxima dos R$10 milhões de faturamento.

Faça você mesmo esse exercício. Tente identificar como diversos outros empreendedores desvendaram problemas endereçando soluções extremamente bem projetadas, como nos casos da Curves, Groupon, Ipod, Nespresso, IKEA, EasyJet, Netflix, Metro (o jornal), Blackberry (quando foi lançado).

Resolver problemas é o principal objetivo do empreendedor.

Analisar mercados através de segmentações baseadas em circunstâncias e contextos é uma forma de investigação nesse sentido – e procurar por barreiras que impedem que problemas importantes sejam resolvidos é outra – que será debatida na Parte III, em breve.

Rafael Duton é empreendedor, professor e fundador da Movile e da aceleradora de negócios digitais 21212. Empreendedor Endeavor desde 2003.

, 21212.com, Fundador
Rafael é Empreendedor Endeavor,  co-fundador da nTime Mobile Solutions, atual Movile – empresa que desenvolve softwares interativos para celulares com escritórios em 7 países da América Latina. Em 2008 participou do processo de captação de investimento e consolidação do mercado, resultando na entrada do grupo internacional MIH/Naspers e a aquisição de duas concorrentes no Brasil e uma na América Latina. Foi responsável pela criação dos produtos e novos negócios que já superaram a marca de 1 bilhão de SMS e mais de 50 milhões de usuários. É sócio fundador e atualmente está a frente da Aceleradora de empresas digitais 21212.com, que tem como objetivo fomentar projetos no Brasil e EUA. Rafael é diretamente envolvido com inúmeras iniciativas relacionadas ao desenvolvimento do Empreendedorismo, tendo proferido diversas palestras no Brasil, EUA e Japão.

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