facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Relações de trabalho: o quão bem você cultiva as suas?

LoadingFavorito

Suas relações de trabalho são muito importantes. Saiba mais sobre isso.

Cultivar boas relações de trabalho é muito importante. Tanto no dia a dia da sua empresa, entre seus funcionários e sócios, quanto pessoalmente, enquanto empreendedor. Não há dúvidas de que um bom networking pode fazer toda a diferença no momento de formar boas parcerias de negócio.

Pensando no dia a dia da sua empresa, como você avalia a qualidade das relações de trabalho dentro dela? Essas relações são muito importantes, muito mais do que talvez você possa imaginar. A qualidade das relações de trabalho na sua empresa estão diretamente ligadas à fatores como retenção de talentos, motivação e engajamento da equipe.

Vamos fugir aqui da pergunta clichê quando o assunto é relações no ambiente de trabalho, “Posso namorar com meu colega de trabalho ou funcionário?”, e pensar de forma mais ampla no assunto.

O que faz da sua empresa um bom lugar para se trabalhar?

Bom, a resposta para essa pergunta é importante, pois será por esse motivo que seus funcionários optarão pela sua empresa e não por qualquer outra, e também essa será a razão deles quererem dar o seu melhor no ambiente de trabalho. Quando você consegue isso, você consegue também reter talentos, e com isso quem ganha é, principalmente, a sua empresa. Uma equipe motivada e comprometida, na qual você possa confiar, não tem preço.

Mas, quando pensamos sobre o que é um bom lugar para se trabalhar, muitas vezes a primeira coisa que vem à cabeça são os benefícios financeiros que a empresa oferece para seus funcionários. O Great Place to Work traz relevações sobre o tema que nos levam diretamente à questão da qualidade das relações de trabalho.

Em primeiro lugar, é claro que o fator financeiro é muito importante. Mas, na prática, o que faz com que um lugar seja bom para trabalhar é a qualidade dos relacionamentos vivenciados no dia a dia – com seus líderes, colegas, e com o próprio trabalho em si. Os funcionários acreditam que trabalham para uma excelente empresa quando eles:

  • Confiam nas pessoas para as quais trabalham;
  • Se orgulham de fazer o que fazem; e
  • Gostam das pessoas com as quais trabalham.

De acordo com a organização, não importa qual o setor de atuação da sua empresa. Você deve investir para criar um bom ambiente com relações de trabalho pautadas em confiança. A confiança que um funcionário tem na empresa está diretamente ligada à credibilidade que as lideranças da empresa têm com sua equipe, no respeito e na maneira imparcial com que os funcionários se sentem tratados. Além disso, o sentimento de orgulho naquilo que faz e a camaradagem que os funcionários sentem entre si são componentes adicionais essenciais.

Tá ai um desafio: como gerar confiança nas relações de trabalho?

A resposta para essa pergunta está mais ligada à como fazer isso do que à o que fazer para conseguir isso. E, antes de mais nada, é preciso ter um bom líder para puxar esse movimento. O que o líder fizer será o grande exemplo do time. Se o líder for considerado confiável, justo e inpirador, então, o caminho fica muito mais fácil. Se esse não for o seu caso, é preciso trabalhar duro para se transformar em um bom CEO.

Networking: suas relações de trabalho também importam muito 

Bom, agora pensando sobre suas relações de trabalho: sim, você precisa saber lidar com seu time, inspirar e motivar a equipe. Mas também precisa, enquanto empreendedor, nutrir uma boa rede de relacionamentos. Lembre-se: é muito mais uma questão de quem você conhece, do que quantas pessoas você conhece. Ao fazer networking, você amplia suas oportunidades de negócio.

Networking, basicamente, é manter contato com outros profissionais, ou cuidar das suas relações de trabalho. Isso vai muito além de ter 2 mil contatos no LinkedIn, ou sair distribuindo cartões indiscriminadamente. É preciso muito mais do que isso para alguém lembrar de você na hora de fazer uma indicação.

Para início de conversa, você deve focar seus esforços naqueles contatos com potencial de relacionamento futuro (seja como fornecedor, parceiro de negócios, sócio, investidor ou funcionário).

Outra dica importante: saia da toca. Circule, vá à eventos, converse com novas pessoas. E quando falamos em conversa, estamos falando de fazer perguntas e escutar respostas – mais do que falar sobre você mesmo. Demonstrar interesse e construir uma conversa é essencial e pode revelar mais sobre oportunidades de crescimento que poderão ser aproveitadas futuramente.

Para manter um contato vivo, uma comunicação recorrente é importante. Mesmo um lembrete de aniversário ou um artigo que possa acrescentar à conversa que vocês tiveram fazem a diferença. Como consequência, não só seu negócio vê os benefícios caso parcerias profissionais sejam estabelecidas, como a troca de conhecimento pessoal tende a ser enriquecedora, quando o relacionamento é autêntico. Ele também transcende as empresas em que vocês estão, ou seja, mesmo em outros momentos de vida, seus contatos podem vir a ser úteis.

Como empreendedor, o Networking pode ser fundamental para o crescimento do seu negócio. Mas não apenas isso, pode ser um processo de construção de amizades motivada por interesses mútuos. Cultivando conexões genuínas, sua rede de contatos pode ser ampliada inclusive de forma espontânea, conforme você e seu negócio causam boas impressões e são referenciados. Com um pouco de prática, seu capital social se torna cada vez mais valioso, expandindo sua capacidade de formar relacionamentos sólidos, pessoais e profissionais.

Bom, acho que já deu para perceber bem a importância das relações de trabalho, tanto na esfera interna do seu negócio, quanto para você enquanto empreendedor. Relações duradouras pautadas pela confiança podem ser um importante ativo para sua vida profissional, que irão transpor as fronteiras da sua empresa.

Leia mais:

A importância de criar um bom ambiente de trabalho

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: