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Como transformar seus fornecedores em reais parceiros

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Seus fornecedores cabem no seu sonho grande? Eles precisam saber disso

Grandes projetos só serão realmente grandes se você trabalhar cuidadosamente a relação com fornecedores. Veja dicas e aprendizados de O Boticário para fazer isso

Então, você aceitou o grande projeto. Sim, o tão aguardado pedido de enormes proporções, que pode ser o divisor de águas para a sua empresa. E tudo o que você precisa é da matéria-prima para começar a produzir. Mas, na undécima hora, o seu fornecedor avisa que não vai conseguir entregar.

Pois é. É bom que você saiba que a sua prioridade dificilmente será a mesma dos fornecedores. O que para você é urgente, para eles pode esperar os terríveis cinco dias úteis.

Mas como reverter essa situação? Como engajar os fornecedores na sua “causa” e transformá-los em parceiros, fazendo com que eles coloquem os dois pés no projeto?

Esses desafios são tão recorrentes que até já renderam uma sigla: SRM, inglês para Supplier Relationship Management (Gestão de Relacionamento com Fornecedores). É praticamente uma nova disciplina no campo da gestão corporativa. E, como tal, é composta por práticas que, a partir da experiência de diversas empresas, vêm se provando bastante eficazes. Vejamos cinco delas:

1. Relacionamento acima de tudo

Neste artigo, Mickey North Rizza, VP de Serviços Estratégicos da britânica BravoSolution, sublinha que o relacionamento com fornecedores deve receber toda a sua atenção. Nos dias atuais, ele afirma ser imperativo fortalecer os vínculos com a cadeia de suprimento — é isso que vai determinar o sucesso ou a ruína não apenas de um grande projeto, mas de todo o negócio.

Rizza aponta caminhos para esse fortalecimento: manter sempre uma comunicação honesta com os fornecedores, ouvir as preocupações deles e envolvê-los nos processos, entre outros.

2. Antes parceiros do que fornecedores

Você pode até saber que o seu negócio vai beneficiar os fornecedores. Mas e eles? Sabem?

Para isso, é fundamental que você os trate como parceiros. Se sua empresa está bem alinhada com os fornecedores, ambos os negócios poderão obter resultados melhores, diminuindo os riscos e ampliando a margem de colaboração e inovação.

O gestor da BravoSolution revela que as empresas bem-sucedidas na relação com seus fornecedores aprimoraram os índices de inovação, qualidade e confiabilidade de suas entregas, além de terem reduzido custos e fatores de risco. Trata-se de um conjunto de benefícios que dificilmente cada negócio teria conquistado sozinho.

3. Procure preço, mas nunca descarte qualidade

Rizza afirma que, atualmente, empresas que priorizam uma análise tanto qualitativa quanto quantitativa dos fornecedores poderão identificar, com mais agilidade, fraquezas, riscos e oportunidades.

A análise mais abrangente permite que essas empresas aprimorem seus planos e estratégias de SRM — o que, no final das contas, vai beneficiar todos os envolvidos.

4. A tecnologia pode (e deve) ajudar

A chave para um SRM eficaz, afirma Mickey North Rizza, é ter um sistema que facilite a visualização de todos os fornecedores, bem como possibilite a análise das ameaças.

Ou seja, você pode se amparar na tecnologia para obter um retrato detalhado de tudo o que está impactando sua cadeia de suprimentos — e, assim, mitigar os riscos.

Sonho grande compartilhado: os aprendizados de O Boticário

No Brasil, temos ótimos exemplos de empresas que utilizam as práticas acima para engajar fornecedores. O Boticário é uma delas. Miguel Letenski Neto, responsável pelas compras da rede e mentor Endeavor, acumulou importantes aprendizados ao longo de mais de 30 anos atuando na área.

Leia mais: Day1 | A receita do sucesso [Miguel Krigsner - O Boticário]

De acordo com ele, a transformação de fornecedores em parceiros já estava na gênese da empresa:

“O negócio começou com um capital de três mil dólares. Miguel Krigsner construiu a empresa dividindo e compartilhando o sonho dele com os parceiros”.

Atualmente, quando se trata de engajar fornecedores, esta é a principal orientação dada por Letenski a novos empreendedores. “Se você conseguir dividir o sonho com o parceiro, se conseguir mostrar o plano para ele, ele te ajuda”.

O propósito da empresa também deve ser abertamente discutido com os fornecedores. E mais: no final do ano, O Boticário sempre os convoca para premiações e apresentações de resultados e de planos para o futuro.

Faz toda a diferença, afirma o mentor. “O cara olha e entende para onde vai. Ele sai com um plano de ação”.

Na alegria e na tristeza

A parceria vale para todos os momentos — principalmente os ruins. “Quando o fornecedor está em um momento delicado, nós procuramos ajudá-lo. Até para estimulá-lo a fazer o mesmo, quando a situação se inverter”.

Caso ocorra algum problema na relação, Letenski sugere isolá-lo de todos os outros assuntos, até que seja contornado.

“Procuramos separar [o problema] até que a situação se resolva. Mas continuamos tocando o restante com fornecedor, se não podemos perder tudo”.

A julgar pelo desempenho de O Boticário, a estratégia de SRM vem dando muito certo. Nos sonhos grandes dos gestores da empresa, sempre houve espaço para os fornecedores.

E você? Está pronto(a) para transformar os seus em parceiros?

Leia mais:

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Amor não correspondido: sobre parcerias de mão dupla

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A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

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