facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Recursos para Inovação

LoadingFavorito

Entre as linhas de  fomento disponíveis, destacam-se FINEP, BNDES e CNPq. Saiba como funciona cada uma.

 

Discursar que inovação é uma atividade fundamental para o desenvolvimento das empresas,  e em conseqüência de um país,  é sem dúvida um discurso redundante.  No entanto o que é inovação e qual os caminhos para que um negócio se torne inovador  deixa dúvidas nas esferas empresariais. As respostas a estas questões estão  disponíveis em literatura abrangente  para aqueles com interesse de pensar “fora da caixa” dentro de suas empresas.

Porém todas as vezes que se discorre sobre o tema inovação vem a palavra chave que assusta a grande maioria dos empresários ou empreendedores na fase inicial de seu negócio, o risco financeiro!  E, ótimo que assusta, pois sabe-se que o medo é uma reação de defesa que  nos afasta de atitudes inconseqüentes.

Sabendo-se que existe esse ‘medo’ por parte dos empresários a grande maioria dos países desenvolvidos disponibiliza recursos governamentais para apoiar a iniciativa privada dividindo os riscos inerentes desse processo. E no Brasil não é diferente, incentivos disponibilizados para dividir os riscos em projetos deram origem ao carro à álcool e a Embraer.

Atualmente, dentre os diversos órgãos com linhas de  apoios disponíveis para o empresário, destaca-se a FINEP, BNDES e CNPq.

A FINEP este ano deve operar com R$ 6 bi  segundo o presidente Glauco Arbix em recursos reembolsáveis para empresas. Esses recursos são do Programa de Sustentação do Investimento e se destinam a operações de crédito, com juros subsidiados, para empresas que atuam em setores estratégicos.

O BNDES  possui duas linhas de crédito, a Linha Capital Inovador que apóia empresas no desenvolvimento de capacidade para atividades inovativas em caráter sistemático e a  Linha Inovação Tecnológica que  apóia projetos de inovação de natureza tecnológica que busquem o desenvolvimento de produtos e/ou processos novos ou significativamente aprimorados com  risco tecnológico e oportunidades de mercado.

Além dessas linhas possui  o Funtec – Fundo Tecnológico com recursos não reembolsáveis, programas como o Criatec  e o Prosoft  

O CNPq-  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico  com o programa RHAE utiliza um conjunto de modalidades de bolsas de Fomento Tecnológico, especialmente criado para agregar pessoal altamente qualificado (mestres e doutores)  em atividades de P&D nas empresas.

Enfim, embora com limitações e focado em áreas do conhecimento os recursos governamentais existem de fato. Caberá portanto ao empresário a pró-atividade para  buscá-los, entender seu funcionamento, criar projetos inovadores, submetê-los a aprovação  e assim dividir com o Governo os “dores e os sabores” da inovação. 

Veja também:

Inovação e Recursos a Longo Prazo

Metas para Inovação

Hay Gobierno? Soy Contra!

Roberto Alcântara é presidente e fundador da Angelus – Indústria de Produtos Odontológicos S/A. Empreendedor Endeavor desde 2008.

, Ângelus, Empreendedor Endeavor
Roberto Q. M. Alcântara é Presidente e fundador da Angelus - Indústria de Produtos Odontológicos S/A. Formou-se em Odontologia pela Universidade Estadual de Londrina em 1984 atuando na área como especialista em Endodontia por 10 anos. Em 1994 inicia o desenvolvimento de produtos inovadores motivado entre alguns fatores pelo inconformismo com as técnicas artesanais que realizava no exercício profissional. Deste 2007 é vice-presidente empresarial da ADETEC ( Associação de Desenvolvimento Tecnológico de Londrina). É palestrante convidado pela FINEP e BNDES, ANPROTEC, FIEP para cases de inovação. Em 2008 tornou-se empreendedor Endeavor. É um empreendedor extremamente motivado por inovação sendo autor de várias patentes na área odontológica depositadas no Brasil e exterior.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: