Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Reconhecimento: mantenha o moral da equipe nas alturas, e os resultados também

LoadingFavorito

Seus colaboradores fizeram um bom trabalho? Então não deixe de mostrar reconhecimento. Assim, o próximo trabalho pode ser ainda melhor

Ainda está para nascer alguém que não curta um reconhecimento. Seja no âmbito profissional, seja no pessoal, é fato que todos precisamos ver os nossos esforços recompensados, não importa a forma que for. Claro que alguns mais, outros menos; mas não é exagero dizer que reconhecimento, assim como respeito, é bom, e todo mundo gosta. Afinal, Shakespeare já dizia que “nossos elogios são o nosso salário”.

Sobretudo quando se trata de um ambiente profissional. Como empreendedor, você já deve (ou deveria) ter percebido que reconhecer o bom trabalho dos seus funcionários é mais do que importante – é indispensável para que o moral da equipe se mantenha nas alturas. Quando o recurso de reconhecimento é bem utilizado, fica mais fácil manter os profissionais engajados, motivados e satisfeitos com o trabalho que realizam.

Afinal, o trabalho exclusivamente orientado pela receita e pelo lucro pode ser muito opressor. A satisfação tem que entrar nesta equação, e está mais do que provado que o trabalhador que se sente reconhecido é um trabalhador mais satisfeito. E o reconhecimento pode vir nas mais diversas formas – um simples e-mail para toda a equipe, o famoso quadro de funcionário do mês, e até um prêmio no final do ano. Mas disso falaremos um pouco mais abaixo.

Agradar ao bolso não é suficiente

Primeiro, algumas considerações sobre a questão financeira. Engana-se quem pensa que condições atrativas nesse sentido sejam suficientes para manter profissionais motivados. Para gerar contentamento em sua equipe, é preciso demonstrar reconhecimento de outra natureza – geralmente mais pessoal, mais próxima.

Por que reconhecer um bom trabalho?

Ambiente favorável, funcionários mais proativos, crescendo junto com a empresa… motivos não faltam. Mas para você, empreendedor, talvez baste lembrar o quão difícil é formar uma boa equipe e segurar bons colaboradores durante um período razoável. Afinal, assim como você deve estar sempre de olho no mercado em busca de novos profissionais que façam a diferença, pode acreditar que também estão de olho nos seus.

Então, adquirir o hábito de reconhecer os esforços e as conquistas de seu time pode ser uma ótima forma de retê-lo. E isso para ficarmos apenas nesse aspecto, claro. Porque, como dissemos, os motivos para se valorizar um bom trabalho são infindáveis.

Porém, há um certo descompasso…

Pois é. A questão do reconhecimento parece bastante óbvia, mas a experiência mostra que ainda existe uma certa desconexão entre gestores e seus funcionários. Ou melhor, uma bela duma desconexão.

Esta pesquisa realizada recentemente pela OfficeTeam revela que, enquanto 89% dos gestores acreditam que suas empresas reconhecem adequadamente os funcionários, destes, três em cada dez afirmam que, na verdade, as organizações falham neste sentido.

O que fazer, então, para fugir dessas estatísticas não muito animadoras? Como demonstrar reconhecimento de forma que seus funcionários se sintam, de fato, reconhecidos?

As dicas abaixo podem ajudar.

Acompanhe de perto o trabalho da sua equipe e deixe claras as suas expectativas

Não vale só aparecer na hora dos resultados. Procure estar presente, participar do processo que leva até a conclusão de uma tarefa e deixar claro o que você espera do trabalho a ser realizado. Sente-se à mesa com seus funcionários, acompanhe seus hábitos cotidianos, mostre-se interessado pela forma com que executam seus trabalhos, auxilie-os com eventuais obstáculos. Expressar preocupação deixa claro ao colaborador que você está disposto a vê-lo progredir. Só cuidado para não fazer o famoso “micromanagement”, ou seja, gerenciar sua equipe tão de perto que eles se sentem sufocados. É importante que eles sintam que você está próximo para ajudá-los, mas não que está vigiando-os.

Deixe as desculpas de lado: valorize sempre que puder

É comum que muitos empreendedores justifiquem a falta de reconhecimento a seus colaboradores dizendo que não é de suas naturezas fazê-lo. Simplesmente dão de barato que sua equipe trabalhará duro, sem esperar um gesto de retorno, por mais singelo que este gesto seja. Ora, isso não é nada recomendável; não contribui para a formação de uma equipe motivada. Pelo contrário.

Então coloque a mão na consciência. Pense no seu comportamento em relação a seus profissionais: alguma vez você deixou de demonstrar reconhecimento – mesmo sabendo que era necessário e merecido – e racionalizou sua própria atitude, dizendo “é assim que eu sou”?

“Não quero sair distribuindo elogios para não parecer falso”, você pode pensar. Mas esse é o momento de se desvencilhar das amarras internas, de deixar o auto-julgamento de lado. Perder a chance de reconhecer um trabalho por algo que você somente imagina pode ser muito mais problemático.

Institua programas de sugestões

Neste artigo do Sebrae, encontramos uma dica bacana: você pode implementar sistemas que estimulem a participação de seus funcionários para que eles se sintam mais “donos” da empresa, junto com você. Bons exemplos são programas por meio dos quais eles opinem sobre práticas de trabalho, além de sugerirem ações que possam economizar recursos ou gerar vantagens competitivas para sua empresa. Neste caso, o reconhecimento pode vir na forma de reconhecimento público ou premiações como cursos, viagens, ou mesmo valores em dinheiro.

Proponha benefícios personalizados

Você pode permitir que seus colaboradores escolham, entre os benefícios que você oferece, aqueles que mais os interessem – como escolher entre descontos em academias ou um plano odontológico, por exemplo. Eles poderiam ter seus próprios pacotes personalizados de benefícios. Isso pode ser um gesto bastante valorizado por parte da sua equipe uma vez que terão o direito de escolher o que for mais importante para eles.

Comemore, mas não encare como despesa

De acordo com este artigo do consultor Eloi Zanetti, as comemorações por bons trabalhos realizados devem ser incorporadas à rotina da sua empresa. Esse reconhecimento também reforça o senso de pertencimento da equipe. Devem ter lugar em reuniões divertidas e motivadoras. Bolos ao final do expediente, um happy hour com toda a equipe, churrasco no final de semana são alguns exemplos. Mas seja inventivo: pense em algo que tenha a ver com o perfil da sua organização. E lembre-se: nada disso deve ser considerado uma despesa, mas sim um investimento.

Bônus funciona, mas um simples aperto de mão também

Como demonstramos neste artigo sobre o sistema de bonificação, esta pode ser uma ferramenta de recompensa bastante eficaz para manter sua equipe motivada. Porém, ele certamente não é o único modelo e muitas vezes também não gerará mais resultados. Não deixe de expressar o reconhecimento de outras formas mais pessoais, mais próximas. Como dissemos, um simples e-mail para toda a equipe, ou mesmo um cumprimento público, faria toda a diferença. Pense sobre como as pessoas mais se sentirão reconhecidas.

Alguma indicação de leitura para maiores informações?

Sempre!

Neste post do blog Astella Investimentos, o investidor Edson Rigonatti dá ideias práticas sobre como reconhecer seus talentos.

Neste artigo, o escritor Alexandre Teixeira reflete um pouco sobre propósitos e felicidade orientando os negócios.

E aqui, Ricardo Nantes, fundador do Portal Educação, tece algumas considerações sobre reconhecimento com premiações e recompensas a profissionais da sua equipe.

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: