facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Radar Santander: conheça as empresas aprovadas e inspire-se você também para mudar seu mercado

LoadingFavorito
Radar-Santander_-conheça-as-empresas-aprovadas-e-inspire-se-você-também-para-mudar-seu-mercado.

Quem são os empreendedores que estão repensando a forma como o mundo financeiro se relaciona com as pessoas e negócios?

Um dos mercados com maior potencial de disrupção é o mercado financeiro. O jeito como lidamos com o dinheiro, os investimentos e as transações financeiras está prestes a mudar completamente — e as empresas que se atentaram a isso já estão saindo na frente. São empresas de tecnologia que trabalham com bitcoin, criam aplicativos de gestão financeira e até desenvolvem robôs investidores para a bolsa de valores.

E que enfrentam o desafio de escalar sua solução para aumentar o impacto. Para ajudá-las nesse momento, surgiu o Radar Santander, uma parceria Endeavor e Banco Santander. Trata-se de um programa de apoio a negócios empreendedores que tem o objetivo de dar aquela força no momento em que essas empresas mais precisam: o ponto de inflexão, quando o produto ou o serviço já se consolidou, quando o negócio já está validado pelo mercado e quando as scale-ups estão prontas para firmar parcerias com grandes organizações. Pois é assim que vão de fato escalar e aumentar seu impacto, tanto no mercado quanto na economia.

Como funciona

O Radar Santander seleciona cinco empresas com potencial de alto crescimento. As scale-ups, então, participam de um programa com sete meses de duração, ao longo do qual é estabelecido um “mapa do crescimento” de acordo com o perfil de cada um dos empreendedores.

O programa inclui mentorias com executivos do Santander e da rede Endeavor. Há, também, o estímulo ao networking com profissionais de referência no mercado e empreendedores de alto potencial de impacto. Por fim, os empreendedores selecionados têm acesso à rede de clientes e parceiros do Santander, o que amplia a possibilidade de negócios.

Empresas aprovadas

Confira quem são as cinco organizações que foram selecionadas para o Radar Santander deste ano. Perceba que todas, de alguma forma, adotaram o caminho da ruptura de modelos tradicionais, oferecendo soluções inovadoras para as oportunidades que encontraram.

Docway

O problema identificado pelos empreendedores da Docway, que atua com canais de relacionamento no meio médico, era nítido: as consultas demoravam muito para serem marcadas e, muitas vezes, devido ao trânsito ou aos atrasos dos médicos, eram um transtorno para o paciente.

Solução

A empresa desenvolveu um aplicativo para unir médicos e pacientes para atendimento (consultas, vacinas e exames domiciliares etc). A solução permite que o paciente marque uma consulta quando quiser, sobre qualquer especialidade. Já para o médico, permite que tenha receita sem precisar ter um consultório. O app pode ser baixado gratuitamente.

IDwall

Com os negócios cada vez mais digitais, como validar a documentação e garantir a identidade das pessoas? Como superar o processo atual — que é manual e toma muito tempo? Eis os desafio que os empreendedores da IDwall propuseram-se a enfrentar.

Solução

A resposta da IDwall para essa demanda são serviços que validam a integridade de documentos de pessoas e empresas fornecidos em cadastros (como CNH, CPF etc). A Scale-up também realiza o Background Check — que permite avaliar se pessoas ou empresas atendem aos requisitos de compliance para ser um cliente, um parceiro e/ou fornecedor de um negócio específico.

Além disso, a IDwall realiza a “Verificação de Identidade”, um serviço que possibilita confirmar a identidade de uma pessoa que está se cadastrando, utilizando tecnologia própria e diversas base de dados.

Moneto

Já os empreendedores da Moneto identificaram uma oportunidade entre os Autônomos e os MEIs (Microempreendedores Individuais). Constataram que, deste público, 41% têm dificuldade em cobrar clientes, 77% já receberam calote e não reouveram o dinheiro, e que 73 dias é o tempo médio para recebimento. Ou seja, verificaram um sério problema de falta de capital de giro. E um outro dado agravava esse cenário: a quantidade enorme de autônomos que não possui contas em bancos.

Solução

Foi desenvolvido um aplicativo para a gestão do ciclo de vida da cobrança para autônomos e MEIs, com possibilidade de recebimento por meio de conta digital. Os autônomos “sem banco” também foram contemplados, já que podem realizar saques com um cartão pré-pago e depósitos em Lotéricas.

Pipefy

Já os criadores da Pipefy perceberam que a maioria das equipes de trabalho (grandes ou pequenos) sofre com gerenciamento de rotina e a falta de produtividade. Constataram que os times muitas vezes não seguem fluxos corretos, perdendo-se em meio às inúmeras atividades espalhadas por lugares distintos (formulários manuais, planilhas, trocas de e-mails etc).

Solução

Foi desenvolvida uma ferramenta de gestão de processos e workflows para organizações de todos os tamanhos. O Pipefy permite que pequenos e grandes times de todos os tipos atuem com mais eficiência por meio do controle, da organização e da automação de seus processos. É uma solução de SaaS que garante integrações com outros sistemas e processos, de fácil gestão visual e que utiliza a metodologia Kanban e a padronização da execução.

Tempest

Atuando no segmento de Segurança da Informação, os empreendedores da Tempest perceberam que a falta de confiança no mundo digital é um enorme desafio para empresas de todos os tamanhos. Não são poucos os casos de organizações que se digitalizaram, mas com diversas falhas de segurança.

Além disso, montar todo um departamento ou uma equipe de segurança é um processo caro para uma área que não é core dessas empresas. Há poucos profissionais no mercado para formar essa equipe, e seria necessária uma estrutura de segurança 24/7.

Solução

Diante desse cenário, os empreendedores desenvolveram serviços de proteção por períodos de longa duração (dois a três anos de contrato), por meio de receita recorrente. Também é oferecida consultoria, e outra empresa já surgiu da iniciativa: a El Pescador (de segurança contra phishing).

Para se aprofundar, veja também:

A minha Fintech fracassada nos anos 90

Guia do SaaS: Uma nuvem de oportunidades para empreendedores

Fintech: 5 observações vindas do Vale do Silício que são diferentes do que se espera

Guia do SaaS: as características e métricas mais desafiadoras do modelo de Software as a Service

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: