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Mentoria Online | Quem não mede não gere: dados reais, decisões inteligentes

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dir resultados pode parecer algo simples, mas não é bem assim. Entenda um pouco mais sobre cultura de resultados e quais os benefícios que ela pode trazer ao seu negócio.

A cultura de resultados está presente em grandes empresas como Amazon, Netflix, Twitter e Google. Mas, por ser um conceito que nem sempre é tão fácil de colocar em prática, muitos empreendedores ainda guardam dúvidas e receios sobre como começar uma cultura de resultados e como conseguir mensurar os objetivos propostos.

Pensando nessa dor, realizamos uma mentoria online com Antônio Carlos Soares, cofundador e CEO da Runrun.it. Nesse bate papo, você vai entender de uma vez por todas o que é essa tão falada cultura de resultados e ainda irá receber dicas de como colocar tudo isso em prática na sua empresa. Para te ajudar a entrar mais no assunto, separamos os 4 pontos centrais dessa discussão:

  • O ambiente certo para uma cultura de resultados

A cultura de resultados é baseada em três pilares: objetividade, transparência e comprometimento da equipe. Por isso, é preciso entender que, antes de começar a difundir a cultura de resultados, a empresa deve ter muito claro qual é a sua missão, visão e valor. A conexão dessas duas frases pode não parecer óbvia, mas pense nesse exemplo:

Uma empresa tem como valor a união, uma das atitudes imprescindíveis dentro de uma cultura de resultados, mas, no dia a dia, o CEO apenas grita com seus colaboradores, sempre que eles apresentam dificuldades em executar alguma tarefa. O presidente pode tentar explicar mil e uma vezes o quanto uma cultura de resultados é importante para a empresa que ninguém vai dar ouvidos. Afinal, para que dar atenção à alguém que prega algo que não coloca em prática?

O processo de criação de uma cultura de resultados, dentro das empresas, principalmente as de menor porte, se dá muito por meio do exemplo.

O empreendedor deve emanar o valor e missão da empresa em tudo o que faz, desde o bom dia no corredor até as reuniões com os acionistas.

Uma cultura de resultados só será eficaz se fizer sentido para todos os níveis da organização, desde os mais baixos até os mais altos, como a direção.

Nos dias de hoje, as pessoas desejam fazer parte de algo que tenha propósito e não apenas ajudar uma empresa ganhar cada vez mais dinheiro. Esse pensamento está cada vez mais presente no mercado, uma vez que a geração Y, muito guiada por sentimento e não valores financeiros, está ganhando cada vez mais espaço dentro das organizações. A sua missão deve, portanto, inspirar e fazer com que todos os colaboradores entendam a sua importância dentro da empresa.

  •  Entenda o momento da sua empresa

Como acabamos de dizer, é de extrema importância que seus colaboradores entendam seu papel dentro da empresa. Para saber se o seu negócio está pronto para começar a trabalhar dentro de uma cultura de resultados, basta fazer esse simples teste:

Chegue até um de seus funcionários e pergunte: O que você está fazendo? Espere a resposta e, em seguida, pergunte: Mas por que você está fazendo isso? Se a resposta que você ouvir for algo como “Estou alterando esta planilha para que o time consiga ter um acesso mais rápido aos números e assim otimize a sua produção”, sinal verde para começar. Agora, se o seu colaborador não estiver entendendo o papel dele dentro da empresa, talvez seja melhor consolidar melhor essa visão antes de começar.

A compreensão de cada função é fundamental dentro de uma cultura de resultados, pois grande parte das metas são compartilhadas e servem para ajudar no atingimento de uma macro meta. Em outras palavras, se o seu colaborador ainda não tem o entendimento de como suas tarefas se conectam com a visão da empresa, as chances dele não se empenhar tanto, por não entender a razão de estar realizando aquilo, são altas.

  •  Monitoramento das metas

Se você entendeu que está na hora de pressionar start na cultura de resultados, é importante lembrar que as metas devem ser monitoradas durante todo o tempo. Não adianta apenas defini-las e depois deixá-las jogadas até que o final do ano chegue – porque você sabe, junto com ele vem o desespero para começar a correr atrás do prejuízo.

Para ajudar com isso, uma das dicas do nosso mentor é fazer reuniões com os colaboradores que estão envolvidos nas metas. Segundo ele, essa é uma ótima maneira de deixar todos na mesma página, sendo que a sua prórpia empresa adotou a dica.

Essas reuniões não precisam ser muito longas. A Runrun.it, por exemplo, tem um encontro diário de lideranças que leva só 15 minutos. Como isso é possível? É simples:

Em poucos minutos, cada um conta o que aconteceu no dia anterior e o que está previsto para acontecer no dia seguinte. Esses momentos não são destinados à prestação de contas ou a justificativas, só a compartilhar o que está rolando. Essa dinâmica faz com que os colaboradores percebam quando estão repetindo muitas vezes a mesma tarefa. Isso significaria que eles ainda estão presos na mesma etapa de uma ação. Significaria também que é hora das pessoas se ajudarem e darem agilidade a essa tarefa. É uma mistura de peer pressure e colaboração.

Lembra da ideia de que união faz a força? Dentro de uma cultura de resultados, a união bate a meta.

Mas não se limite achando que essa é a única maneira de manter seus colaboradores engajados e por dentro de tudo que está acontecendo na empresa. Você também pode montar planilhas colaborativas no excel ou até mesmo colocar um quadro no seu escritório. As opções são muitas, mas aqui vale repetir que não existe uma única fórmula para a cultura de resultados, cada organização deve aprender a moldar as suas táticas com o ambiente de trabalho.

  • Seja uma cebola

Se você seguiu todos esses processos e mesmo assim não atingiu a meta que propôs, não se desespere. Respire fundo e comece a rever tudo o que você fez:

Será que as metas ficaram realmente claras para todo o seu time? Será que você está monitorando a métrica correta ou será que vocês na verdade definiram um número que não era possível de ser atingido?

Em uma cultura de resultados, estamos lidando com hipóteses e não verdades absolutas, ou seja, erros podem acontecer.

Você deve, em primeiro lugar, verificar todos os processos utilizados, desde a coleta de dados até o desdobramento das metas para o seu time. Se, ao verificar esse processo, você achar alguma falha, bem, você já sabe por onde começar. Mas, caso a sua empresa não encontre nenhum gap, é hora de conversar com o time e ver se algum deles pode ter algum insight sobre o desafio. É o que chamamos de efeito cebola:

Você deve ir tirando camada por camada até encontrar o que deseja, mergulhando cada vez mais no mundo onde as metas são rainhas e o desempenho é rei.  Mas, ei, nada de desistir! Sabemos que não atingir a meta pode ser frustrante, mas pense que, pelo menos, você e seu time chegaram até o final do processo e isso merece uma comemoração.

A cultura de resultados é um processo complexo, mas com resultados fantásticos quando bem implementada. O foco desse modelo deve ser sempre descobrir o que a sua empresa está fazendo certo e escalar isso para que se torne algo cada vez maior. Se não der certo de primeira, não tem problema, até Deus teve que parar para descansar, por que a sua empresa também não poderia?

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A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

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4 Comentários

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  1. Genilson Gomes de Almeida - says:

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    Eu sou muito fã do grupo Endeavor.
    Consumo todos os assuntos que vocês disponibilizam, pois vocês dão o que há de melhor e atualizado do mercado!
    Me auxilia muito no meu dia-a-dia como consultor!

  2. Rose Conte - says:

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    problemas pra ouvir

  3. ANDRE SA DE SOUZA - says:

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    Equipe do Velho Chico Plaza Hotel, GVR Consultoria e AMV Consultoria presente!

    Petrolina PE

  4. Michel Ramos - says:

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    Não estou ouvindo nada. Está horrível o som!

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