facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Qual o significado do trabalho para você?

LoadingFavorito

Às vezes, dedicação é questão de entender a importância de sua função para outras pessoas.

Você sabe dizer o que faz as pessoas se engajarem em certas atividades e desprezar outras? Depende do que elas consideram importante. Dar um sentido de importância para o trabalho da sua equipe é o principal papel do líder, mas isso é mais fácil falar do que fazer. Vou contar uma história que ajuda a explicar este conceito. Em 2002, passei pela experiência de construir a minha própria casa. Se você já passou por isso, sabe das agruras que é tocar uma obra.

João era o mestre de obras. Com pouca instrução, ele era um péssimo administrador. Desperdício de material, retrabalho, pedreiros que atrasavam ou faltavam… compras erradas eram os problemas mais frequentes, mas o pior era que ele não tinha compromisso nem dedicação mínima à obra. Eu havia decidido trocar toda a equipe depois do tradicional churrasco de cobertura da laje.

Durante o churrasco, lá pelo 5º ou 6º chopp, eu perguntei para ele se sabia o que estava fazendo naquela obra. Ele não entendeu bem a pergunta, mas respondeu: 'Estou construindo sua casa, oras!'. 'Sim, eu sei', retruquei e emendei: 'Mas você sabe o que significa este trabalho?'. Diante de sua cara de interrogação, complementei:

'Você sabia que esta casa que você está construindo para mim em breve receberá minha família? Aqui vamos passar uma boa parte de nossas vidas. Aqui meus filhos vão crescer e passar por muitas experiências positivas e negativas. Aqui vamos aprender muita coisa, vamos nos emocionar, brigar e nos reconciliar. Depois que se casarem, voltarão aqui com saudades e nostalgia. É isso que você faz aqui, você não está construindo uma casa, você está construindo um sonho, o meu sonho!'.

João ficou quieto e pensativo. Depois de algum tempo, despediu-se de todos e foi embora.

No dia seguinte, João parecia outra pessoa. Começou falando dos problemas que tinha na obra que não havia me dito antes, mas disse como ia resolver. Deu algumas ideias para mudar algumas coisas na obra que achei bem interessante. No mesmo dia, trocou três pedreiros porque eram folgados ou 'ladrões'. Fiquei espantado e resolvi adiar a decisão de dispensá-lo. Os dias se passaram e ele foi melhorando cada vez mais. De uma hora para outra, se tornou um parceiro, comprometido com a obra, como se a casa fosse dele e não minha. A obra transcorreu então sem quase nenhum outro problema, e eu fiquei tão satisfeito com o novo 'João' que até hoje mantemos contato. Inclusive, ele se tornou um grande amigo, vem fazer pequenas reformas em casa e sempre o indico para os meus contatos.

A pergunta que fica é: O que mudou em João de um dia para o outro? Sem querer, naquele churrasco, eu dei a ele um significado maior para o seu trabalho. Ele se deu conta que não apenas assentava tijolos, mas construía algo importante para as pessoas e isso lhe encheu de orgulho. 

Acredito que a missão dos líderes é despertar a motivação nas pessoas mostrando-lhes porque o trabalho delas é importante. Todo trabalho tem um propósito, um fim relevante e útil, uma contribuição importante na empresa. E você? Sabe porque você faz o que você faz?

 

Marcos Hashimoto é doutor em Administração pela EAESP-FGV, é professor da graduação e MBA da ESPM, e pesquisador do Mestrado Profissional da Faccamp.

 

Leia mais:
Ouça o chamado do empreendedorismo

 

 

 

 

Doutor em Administração de Empresas pela EAESP/FGV, Professor pesquisador do Mestrado Profissional em Administração da Faculdade Campo Limpo Paulista. Associado-fundador e tesoureiro da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Pequenas Empresas. Consultor e palestrante em negócios e empreendedorismo corporativo. Foi Coordenador do Centro de Empreendedorismo da FAAP e professor da Escola São Paulo. Criou e coordenou o Centro de Empreendedorismo do Insper. Exerceu cargos executivos em multinacionais como Citibank e Cargill Agrícola.
www.marcoshashimoto.com

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: