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Parte da série: Regras Para se Tornar um Empreendedor de Alto Impacto

O texto abaixo é baseado em um estudo realizado pelo Endeavor’s Center for High-Impact Entrepreneurship (C-HIE) sobre estratégias chave para o sucesso das startups. O estudo é baseado em entrevistas com 55 Empreendedores de Alto Impacto de 11 países.

Empreendedores não conseguem fazer tudo sozinhos: pesquisas comprovam que atrair investidores de risco e conselheiros talentosos ajuda a evitar riscos para seus negócios. Jeff Bussgang é sócio da Flybridge Capital Partners, um Entrepreneur-in-Residence no Harvard Business School’s Rock Center for Entrepreneurship, autor do livro ‘Mastering the VC Game’ e do site seeingbothsides.com. Ele falou com a Endeavor sobre como é importante captar tanto o investimento quanto os conselhos das pessoas.

“É fácil se apaixonar pela sua própria ideia, mas muito mais difícil convencer os outros dela. O processo de perseguir o investimento e o conselho de outras pessoas necessita de um rigor de pensamento e um teste prático do plano. Obviamente, levantar capital pode te dar recursos para uma rápida expansão, mas o acesso aos conselhos destes investidores e pessoas de confiança é um componente ainda mais importante do sucesso. Investidores experientes, como os de Venture Capital e anjos, são animais da busca por padrõesque já foram expostos a uma grande variedade de pessoas e situações de startups – permitindo, assim, que evitem certos obstáculos e acelerem o progresso do seu negócio. Se você vai escolher um investidor, escolha cuidadosamente – é um relacionamento mútuo. Tenha certeza de ter o máximo de zelo por sua relação com ele ao passo que ele te conduz”.

Uma pesquisa do Endeavor’s Center for High-Impact Entrepreneurship descobriu que os Empreendedores Endeavor procuraram ajuda externa das seguintes formas:

1.  Atraíram investidores de riscos e/ou dividiram riscos financeiros com seus clientes e fornecedores. 66% dos Empreendedores Endeavor entrevistados disseram que tinham, pelo menos, duas fontes de funding quando começaram.

2.  Procuraram conselhos externos dos mentores. 74% dos melhores empreendedores entrevistados – aqueles cujas empresas cresceram em média 20% ou mais nos últimos três anos – tiveram mentores fortemente engajados quando estavam fundando seus negócios.

Carlo Gonzaga, Emprendedor Endeavor da África do Sul, acredita que várias cabeças (e talões de cheque) são realmente muito melhores do que uma.

O sul-africano começou a franquia de pizzarias Scooters (hoje parte do grupo Taste Holdings) com 90% de recursos próprios. Sabendo, entretanto, que conseguir capital externo o ajudaria a crescer sua empresa mais rapidamente, ele também procurou novas fontes de financiamento. Seu primeiro investidor estratégico foi um grupo de restaurantes chamado Nando’s. Sua colaboração não foi estritamente financeira; a ajuda dos membros do Nando’s não deu apenas ao Scooters mais credibilidade como franqueador de restaurantes, mas também proporcionou a Carlo conselheiros experientes da indústria de restaurantes. Com os executivos da Nando’s e um conselho de diretores como mentores, Carlo conseguiu expandir sua rede de pizzarias para outras franquias de restaurantes.

Em 2011, a Taste Holdings foi listada na bolsa de valores de Joanesburgo.

 

Originalmente publicado no Endeavor Global Entrepreneurship Blog.

 

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A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

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