Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Passos para o Investimento-Anjo – II

LoadingFavorito

Após a estruturação do negócio, a sociedade tem que ser encarada como um casamento – e precisa seguir os mesmos passos para ter sucesso.

Com as etapas de preparação cumpridas, o empreendedor estará pronto para iniciar a busca, apresentação e negociação com potenciais investidores-anjo para sua startup, lembrando que esta busca é mútua, pois, como descrevo em meu livro “Investidor-Anjo”, uma sociedade é equivalente a um casamento, devendo-se seguir os mesmos passos para seu sucesso, conforme abaixo:

1. A primeira etapa de procura é como na “paquera”, quando o empreendedor começa a “flertar” (buscar) o investidor-anjo certo para seu negócio, isto é, aquele que tanto poderá se interessar pelo mesmo quanto agregar valor, com sua experiência, conhecimento e rede de relacionamentos. Para isto, o empreendedor deve encaminhar seu pitch e apresentação para as redes de investidores-anjo mais próximas, bem como participar de eventos e concursos para apresentação do seu negócio.

2. Uma vez encontrado um potencial investidor-anjo interessado, passa-se para a fase de “namoro”, isto é, serão marcados “encontros” (reuniões) em que o empreendedor irá apresentar mais detalhes de sua startup bem como conhecer melhor o perfil do investidor-anjo.

3. Com o “namoro” bem sucedido, passa-se para o “noivado”, isto é, quando se fecha os principais termos da negociação (o chamado term-sheet), como valor que será investido, participação que o investidor-anjo terá no negócio e como os dois irão se relacionar, isto é, quais os direitos e deveres de cada um.

4. Tendo todas as condições acertadas, chega-se ao dia do “casamento”, quando os contratos são assinados e o investimento é efetivado. É importante observar que, na realidade, este é só o começo do negócio, pois agora é o momento em que o empreendedor deverá focar totalmente na execução e o investidor-anjo irá apoiá-lo com orientações e conexões.

5. A etapa seguinte é a que difere num relacionamento pessoal, pois muitas vezes o sucesso para ambos vem de um divórcio feliz, seja através de um lançando das ações na Bolsa de Valores ou na venda da startup. Mas quem sabe podem surgir alguns “filhos” futuros dos dois…

 

Cassio A. Spina foi empreendedor por 25 anos, sendo atualmente investidor-anjo. É o fundador da Anjos do Brasil e autor do livro “Investidor-Anjo – Guia Prático para Empreendedores e Investidores”

 

Leia mais:

Principais Passos para ter um Investimento-Anjo
Afinal, o que é Investidor-Anjo?
3 dicas para apresentar suas ideias a investidores

 

 

 

, Anjos do Brasil, Fundador

Cassio A. Spina foi empreendedor por 25 anos, e atualmente é Investidor-Anjo. É o fundador da Anjos do Brasil (www.anjosdobrasil.net) e autor do livro “Investidor-Anjo – Guia Prático para Empreendedores e Investidores”.

Deixe seu comentário

4 Comentários

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
ordernar por: mais votados mais recentes
  1. André Fortes - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Bom Cassio, gostei muito dos seus artigos até o momento. Essa ideia de Investidor Anjo ainda está um pouco crua no Brasil. Temos pessoas com enorme potencial, com excelentes ideias, mas por conta da sociedade(amigos e familiares), acabam deixando o SONHO virar uma VIAGEM(no pensamento da sociedade). Por esse motivo, perdemos diversos empreendedores em potencial. Digo isso por ser parte…

    1. André Fortes - says:

      0 curtidas
       
      Curtir

      da minha história. Minha cidade tem pessoas com potencial financeiro pra investir, mas são muito fechadas pra entrar em outras áreas que não sejam do próprio segmento, e as pessoas que encontrei, não se comprometem de fato com o projeto ou não se empenham pra fazer acontecer(confirmam o investimento, mas faltam em reuniões, o que acabou desmotivando outros investidores). Tenho um excelente..

    2. André Fortes - says:

      0 curtidas
       
      Curtir

      projeto, todo detalhado, e com potencial de crescimento a nível internacional(ao longo de alguns anos). Não tenho como proceder inicialmente fora da minha cidade por conta de capital, pois larguei o meu trabalho fixo pra me focar e ter um plano de negócios impecável(caso não fizesse isso, eu ficaria acomodado por anos, logo preferi “sobreviver” durante esse período pra em seguida “viver”)

    3. André Fortes - says:

      0 curtidas
       
      Curtir

      Como agir nesse caso?

      Tenho 26 anos, 3 cursos na área de computação, Direito incompleto(não mais cursando pois quero outra área, 5 cursos na área de petróleo e gás, 1 de culinária japonesa(hobbie), alguns cursos online do SEBRAE, EMPRETEC, e atualmente trabalho dando consultoria em publicidade e alguns processos de empresas de pequeno e médio porte.

Parceiros
Criação e desenvolvimento: