facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Para cobrar: promessas para o empreendedorismo feitas por prefeitos eleitos

LoadingFavorito
empregos-empreendedor

Maioria das propostas gira em torno de reduzir a burocracia para abertura de um novo negócio. Veja as propostas de prefeitos eleitos em capitais. 

Há alguns dias, os cidadãos brasileiros terminaram de eleger os prefeitos que vão liderar os mais de 5.500 municípios do país. Em meio à recessão prolongada e ao aumento do desemprego, eles têm entre seus desafios estimular o empreendedorismo –uma forma de, efetivamente, movimentar a economia e criar empregos.

Para se ter uma ideia, no Brasil menos de 1% das empresas têm crescimento acelerado, e, apesar de serem pouquíssimas, elas são responsáveis por praticamente metade dos novos empregos. Imagine a quantidade de empregos gerados no Brasil se o ambiente de negócios das cidades brasileiras fosse mais simples e incentivasse os empreendedores a continuarem crescendo.

Durante a campanha eleitoral, nós da Endeavor, junto a outras 60 organizações do ecossistema empreendedor, lançamos a campanha +Empreendedores +Empregos, uma mobilização para colocar o empreendedorismo na pauta dos candidatos. Pedimos três compromissos prioritários:

- Reduzir para até 5 dias o tempo para abrir uma empresa de baixo risco (hoje, leva em média 129 dias para formalizar um novo negócio no país, segundo o Índice de Cidades Empreendedoras).

- Ter um prefeito que ouça quem está empreendendo e crescendo na cidade. O pleito foi que eles se comprometam a, uma vez por mês, visitar empreendedores e recebê-los em seus gabinetes para conhecer suas histórias e desafios.

- Criar programas de inovação aberta ainda no primeiro ano de governo. O objetivo é fazer com que as empresas de alto crescimento sintam-se estimuladas a ajudar a resolver desafios públicos. Assim, a prefeitura inova em seus serviços, a cidade ganha soluções inovadoras e as empresas ganham escala, aumentam seu impacto e geram empregos.

Mais de 40 candidatos, alguns deles depois eleitos ou reeleitos prefeitos de capitais brasileiras, assumiram publicamente o compromisso de colocar algumas dessas medidas em prática. Agora que a eleição passou, é hora de ficar de olho para que elas não sejam apenas promessas.

Abaixo, nós listamos os compromissos de alguns prefeitos de capitais com o movimento +Empreendedores + Empregos, além de ações previstas em seus planos de governo. A ideia é ajudar você, empreendedor –e todo cidadão que quer ver o país voltar a crescer–, a acompanhar de perto e cobrar seus prefeitos para que efetivamente entreguem o que prometeram.

Recife – Geraldo Júlio (PSB)

- Implementar um projeto de licenciamento integrado para abertura de empresas, para que o empreendedor tenha balcão único, o mais digitalizado possível, durante o processo burocrático.

- Adotar uma integração maior das secretarias com os empreendedores, para que eles sejam mais ouvidos pela prefeitura.

- Dar força a programas de inovação aberta (a cidade teve experiências nesse sentido com o PlayTown, em que a comunidade foi chamada a desenvolver soluções artísticas/tecnológicas mobiliários para o bairro do Recife Antigo).

Fortaleza – Roberto Claudio (PDT)

- Tornar o ambiente mais atrativo para novos negócios, desburocratizando a cidade (aderindo, por exemplo, à RedeSIM –Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios).

- Estimular a economia criativa e a inovação.

- Manter um diálogo próximo com os empreendedores.

Minas Gerais – Alexandre Kalil (PHS)

- Permitir que empresas de tecnologia usem uma rede de fibra óptica da cidade para fazer seus negócios avançarem.

- Ouvir mais os empreendedores de tecnologia para que a prefeitura possa aprender como ajudar o setor.

São Paulo – João Doria Jr. (PSDB)

- Criar o Empreenda Fácil, um programa que espalhará “berçários de startups” em cada uma das 32 prefeituras regionais (como devem ser chamadas as subprefeituras). Esses locais devem oferecer serviços para agilizar a vida dos empreendedores.

- Instalar o Poupatempo Empreendedor, órgão em que, em três dias úteis, empreendedores poderão conseguir um certificado digital para começar seu negócio.

Campo Grande – Marquinhos Trad (PHS)

- Prometeu reduzir a burocracia para empreendedores e também a implantação de programas de inovação aberta.

- Também se comprometeu a se aproximar dos empreendedores.

Curitiba – Rafael Greca (PMN)

- Criar cursos de empreendedorismo nos Liceus da prefeitura.

- Desburocratizar a instalação de empresas.

- No plano de governo, também cita a criação do Vale do Pinhão, nos bairros de São Francisco e Rebouças, com o objetivo de incentivar a instalação de empresas de tecnologia –donos de imóveis da região seriam incentivados a alugá-los ou vendê-los para empresas iniciantes. Essas organizações teriam redução de tributos como ISS e IPTU.

Florianópolis – Gean Loureiro (PMDB)

- Estimular o setor de tecnologia em Florianópolis.

- Manter um relacionamento mais direto da prefeitura com os empreendedores.

- Diminuir os entraves burocráticos (formalizando, por exemplo, a nota fiscal eletrônica) e o tempo de abertura de empresas.

- Aumentar a parceria com startups que possam ajudar em desafios urbanos

Porto Alegre – Nelson Marchezan Jr. (PSDB)

- Simplificar a abertura de novas empresas, tornando os órgãos públicos envolvidos no processo mais acessíveis.

- Abrir mais as portas da prefeitura para buscar investidores para a cidade, por meio de PPPs.

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: