facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Day1 | O brilho que nem o apagão conseguiu ofuscar [André e Luiz Rezende – Prática Fornos]

LoadingFavorito

Talvez você nunca tenha ouvido falar da Prática, mas certamente já comeu um pão ou refeição preparados num equipamento desenvolvido por  André e Luiz Rezende. Dois irmãos, filhos de pai empreendedor. Tinham tudo para dar certo, mas até chegar lá os tropeços foram muitos.

A história começou em casa, com o “Seu” Resende. Com muito orgulho ele comentava seus planos e de repente aquilo começava a se tornar realidade. Pensava grande quando isso nem era moda.

Formado em  engenharia, André voltou para Minas e montou seu primeiro empreendimento com o irmão Luiz. Um magazine, que tinha na frente uma panificadora bem moderna com toda a produção à vista.  Num tempo de inflação alta o negócio foi um desastre. Venderam tudo e compraram uma fábrica de esquadrias.  Também não deu retorno e foi vendida.

André ficou com um pequeno galpão fabricando estantes de aço. E de novo foi um erro. Com os equipamentos que sobraram começou a pensar em novos  caminhos. Lembrou  da padaria do primeira loja e da conta de energia caríssima da padaria. Com essa idéia na cabeça e sua formação de engenheiro, começou a trabalhar no desenvolvimento de um forno mais eficiente em consumo de energia. Acabou chegando num produto ainda imperfeito. Produzir as primeira unidades era uma tarefa heróica: usavam ventoinha de Fusca e vidro de Kombi. Quase uma tecnologia alemã, mas era tudo do ferro velho. Foi o Day 1 da Prática.

Na sequência um cliente pediu uma adaptação no forno de padaria para usar em restaurantes. André viu que era uma oportunidade maior que a da padaria. Desenvolveu um sistema bem simples que tornava o produto  muito bom com custo muito menor e desempenho semelhante. A chave do desenvolvimento da empresa foi ter embarcado em duas  tendências muito fortes: refeições fora de casa e eficiência energética.

Nessa época Luiz estava em Belo Horizonte, onde foi estudar engenharia mecânica.  Trabalhou em ótimas empresas onde aprendeu muito de indústria e engenharia mas a questão de empreender estava presente o tempo todo. De novo os irmãos se juntaram. E como lembra Luiz: “não tinha Plano B, era para dar certo ou dar certo.”

Mas logo veio o apagão com racionamento de energia. E eles só fabricavam equipamento elétrico. Do dia para a noite as vendas foram a zero. Resolveram desenvolver um forno a gás, conseguiram certificar os novos equipamentos e lançaram no mercado.  De lá para cá tiveram uma trajetória mais regular de crescimento, agregando sempre novos produtos e tecnologia.

André ressalta os grandes desafios: “Cada vez que a empresa cresce ela precisa de uma equipe diferente para atender as oportunidades que o tempo traz.  A estrutura de apoio ao empreendedorismo foi essencial e sempre usamos os serviços do SEBRAE, Fundação Dom Cabral e Endeavor. Esses acessos nos autorizam a continuar o sonho grande da Prática.”

Luiz se orgulha de dizer que hoje “a fábrica está no estado da arte em termos de  tecnologia. Com 400 funcionários, a Prática é líder de mercado e investe continuamente em inovação.”

Para André, “uma das maiores tarefas dos empreendedores é achar gente boa, alinhada com os valores, que compartilhe o mesmo sonho.” E ele faz suspense do fim da história, que ainda está sendo criada na cabeça dos irmãos empreendedores, lembrando os conselhos  do pai: “as coisas acontecem primeiro na cabeça e depois viram realidade.”

E para encerrar Luiz revela com muita emoção, dois momentos importantes da vida dos irmãos. Quer saber? Assista ao vídeo do Day1 da Prática.

Quer acompanhar as novas histórias do Day1 2017? Paola Carosella, Luiz Seabra, João Carlos Martins, Pedro Lima e outros nomes já estão confirmados para a edição deste ano. Clique no banner abaixo e inscreva-se para assistir online.

Day1 2017

A apresentação deste Day1 foi desenvolvida pela SOAP – da estratégia de conteúdo, passando pela criação visual até o ensaio do palestrante. Gostaria de ter uma apresentação como essa? O e-book “8 passos para fazer uma apresentação de sucesso” será um ótimo ponto de partida.

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

13 Comentários

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
ordernar por: mais votados mais recentes
  1. Thiago Oliveira - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Muito Bom! Aproveitando, Engesa fabricou excelentes Jeeps que deixaram saudades . Alguns rodam até hoje!

  2. 0 curtidas
     
    Curtir

    Grandes lições e inspiração. Parabéns aos irmãos!!!

  3. nilivanilda@hotmail.com - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Precisamos parar de batera cabeça sozinho, e procurar apoio técnico sempre.

    Obrigada!

  4. rraya@terra.com.br - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Histórias assim só nos faz crescer , não só profissionalmente, mas também como pessoas, e que crises irão existir, pequenas ou grandes, porém a vontade de vencer é maior e ,faz a diferença. Excelente Apresentação.

  5. Danilo Sinatura Sipioni Leia mais em Endeavor @ https://endeavor.org.br/pratica-fornos/ - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Parabéns pela história de superação e crescimento. Muito motivador para quem enfrenta problemas semelhantes. O Brasil precisa de empreendedores como vocês.

  6. Luiz Neto - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    muito bom esse day 1 com os irmãos rezende, parabens pela bela historia de superação e determinação. Parabens a endeavor pelo apoio.

  7. Anderson Marinho - says:

    3 curtidas
     
    Curtir

    Grandes exemplos e fontes de inspiração. Realmente, os Rezendes fizeram do limão uma limonada, descobrindo uma oportunidade em meio à crise.
    O livro “Vai que dá” ,da própria Endeavor, nos mostra mais cases inspiradores, inclusive o da Prática…recomendo.

  8. André Fortes - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Fui encaminhado aqui após fazer o teste de perfil de empreendedor que deu igual ao meu.
    Excelente história de superação e persistência no sonho.
    Parabéns ao meu xará e seu irmão!

  9. UBIRATAN BARBOSA - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    O maior exemplo é de crença e tenacidade, ir em frente, apesar das barreiras. Supera-las é a maior satisfação.
    É isso aí…

  10. Carlos Eduardo Fernandes - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Parabéns André e Luiz por todas as conquistas. A Prática é uma grande referência em nossa região.

  11. vaides ANJOS OLIVEIRA - says:

    2 curtidas
     
    Curtir

    Parabéns Endeavor , por colocar a nossa disposição, depoimentos tão rico em experiência,e respeito como o dos irmãos André e Luiz rezende.
    Isto prova que além das nossas ideias, temos que respeitar e valorizar a competência da equipe como um todo.

  12. Leidmar - says:

    2 curtidas
     
    Curtir

    Realmente inspirador e motivador. Em momentos difíceis da trajetória que historias como essas nos enchem de vigor pra continuar persistindo.

  13. Rodrigo Santiago - says:

    2 curtidas
     
    Curtir

    Todo o empreendedor precisa de coragem, noites em claro, altos e baixos, pois assim o sabor da vitória é mais prazeroso! Palestra altamente motivacional. Obrigado

Parceiros
Criação e desenvolvimento: