facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Por que e como conseguir mentores para o seu negócio

LoadingFavorito

Atrair conselhos de mentores é um dos fatores que mais pode aumentar seu potencial de sucesso. Saiba o que fazer para conseguir seus próprios conselheiros.

* Canal Parceiro:

Lendo no recente estudo “5 Conselhos Valiosos para Se Tornar um Empreendedor de Alto Impacto” da Endeavor (veja aqui),  chamou a minha atenção os resultados da pesquisa (quadro abaixo).

Os empreendedores indicaram que “Atrair Investidores de risco” e “Procurar conselhos externos de mentores” estão entre os fatores que aumentam significativamente o seu potencial de sucesso, tendo sido utilizados pela maior parte destes empreendedores. Isto me fez recordar de três experiências que foram muito importantes para mim.

A primeira ocorreu quando estava fundando minha segunda empresa. Apesar de já ter alguma experiência adquirida, iria atuar com uma linha de negócio totalmente nova para mim e muito mais complexa; era um grande desafio que estava disposto a enfrentar, mas tive a sorte de o presidente de um fornecedor ter sido um grande mentor para mim, orientando sobre como atuar naquele setor e compartilhando sua experiência e conhecimento. É claro que ele também ganhava com isto, pois conforme eu crescia, adicionava negócios para ele e para mim nada era mais justo do que ele ser recompensado pelo apoio que dava, mesmo o custo de seus produtos serem muitas vezes  maiores do que de outros, mais do que compensava pelo apoio que recebi.

A segunda experiência veio em um momento bem posterior, quando minha empresa já estava bem mais madura e comecei a ser procurado por fundos de investimento. Naquela época, eu não tinha nenhum conhecimento sobre negociação com investidores e por orientação de um grande amigo, procurei e contratei um advisor para me orientar e apoiar na negociação, que foi fundamental para o sucesso da mesma.

Por fim, após receber o investimento, os gestores do fundo passaram a ser meus conselheiros formais, agregando além de todo seu know-how, a chamada “visão fora da caixa”, como, por exemplo, para perceber os desafios que o mercado impunha e que no dia-a-dia passavam despercebidos.

Enfim, depois de todas estas experiências positivas, pela importância que percebi dos mentores/conselheiros/advisors e investidores (no momento inicial, quando estiver concebendo seu negócio e quando estiver bem maduro) foi que eu acabei me tornando um. E como você deve encontrar o melhor mentor ou conselheiro para você? Seguem algumas dicas que utilizei para escolher os meus.

Como encontrar? O encontro pode ocorrer meio que pelo acaso, como na minha primeira experiência, mas você pode procurar na sua rede de contatos ou usar ferramentas como o Linkedin. Encontrados os potenciais conselheiros, você deve observar as seguintes características:

1.    Empatia: é muito simples, você deve ter uma boa afinidade com o mesmo, caso contrário, a relação não durará muito tempo;

2.    Experiência: o conselheiro deve ter uma carreira sólida e com resultados comprovados, bem como experiência em atuar como mentor, pois mesmo sendo muito bom na sua área, se ele não tiver prática na atividade, poderá ter pouco valor efetivo;

3.    Relacionamento: um dos grandes valores agregados do conselheiro é sua rede de contatos, assim, avalie o quanto ele é conectado;

4.    Disponibilidade: certifique-se que o conselheiro tem o tempo necessário para dedicar e combine previamente isto.

E como você pode conquistar um conselheiro? Primeiro você deve demonstrar que está preparado para executar o negócio que se propõe. Outro aspecto importante é a remuneração, pois mesmo que o conselheiro não precise financeiramente da mesma, é só com ela que você vai assegurar um comprometimento firme do mesmo com seu negócio, pois caso contrário, poderá ficar em segundo plano dentro das prioridades dele. Lembre-se que um profissional de alto nível poderia receber honorários de até R$ 3 mil/hora, mas você pode estimulá-lo pagando uma parte do valor em participação societária do negócio, alinhando ainda mais o interesse dele com o seu.

Espero que estas dicas ajudem a encontrar o conselheiro ou investidor certo para seu negócio, mas se tiver alguma dúvida, deixe um comentário que será um prazer respondê-lo.

Cassio Spina foi empreendedor por 25 anos, sendo atualmente investidor-anjo. É o fundador da Anjos do Brasil e autor do livro “Investidor-Anjo – Guia Prático para Empreendedores e Investidores”

Leia mais:

Como elaborar um Pitch (quase) perfeito
Como Grandes Empresas são Criadas
Principais Passos para ter um Investimento-Anjo

, Anjos do Brasil, Fundador

Cassio A. Spina foi empreendedor por 25 anos, e atualmente é Investidor-Anjo. É o fundador da Anjos do Brasil (www.anjosdobrasil.net) e autor do livro “Investidor-Anjo – Guia Prático para Empreendedores e Investidores”.

Deixe seu comentário

3 Comentários

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
ordernar por: mais votados mais recentes
  1. Cecilia Schiaveto - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Olá! Sou Cecilia da empresa Tudo Limpo Serviços de Limpeza, gostei muito do conteúdo apresentado nessa matéria, mas ainda somos uma empresa de pequeno porte, como conseguir um mentor para minha empresa investindo menos nesse momento?
    Existe algum tipo de mentoria ou consultoria assim?
    Aguardo retorno e Gratidão por compartilhar esse conteúdo.

  2. atendimento@nahafesta.com.br - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Boa Noite, Sr Cassio. Vendo Kit Festas com o melhor salgadinho de Guarulhos e peço ajuda para apresentar o produto e propor parceria para a empresa Sodie de bolos, Meu faturamento anual é de 2 milhões. Citei o nome da empresa porque vejo uma boa oportunidade de negócio: se juntara uma empresa que já vende muito bolo e com o nosso salgadinho seríamos a loja que mais vende Festa no Brasil. Grata

  3. 2 curtidas
     
    Curtir

    Olá, como conseguir um mentor Endeavor para o meu negócio? Obrigado.

Parceiros
Criação e desenvolvimento: