Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Por que e como conseguir mentores para o seu negócio

LoadingFavorito

Atrair conselhos de mentores é um dos fatores que mais pode aumentar seu potencial de sucesso. Saiba o que fazer para conseguir seus próprios conselheiros.

* Canal Parceiro:

Lendo no recente estudo “5 Conselhos Valiosos para Se Tornar um Empreendedor de Alto Impacto” da Endeavor (veja aqui),  chamou a minha atenção os resultados da pesquisa (quadro abaixo).

Os empreendedores indicaram que “Atrair Investidores de risco” e “Procurar conselhos externos de mentores” estão entre os fatores que aumentam significativamente o seu potencial de sucesso, tendo sido utilizados pela maior parte destes empreendedores. Isto me fez recordar de três experiências que foram muito importantes para mim.

A primeira ocorreu quando estava fundando minha segunda empresa. Apesar de já ter alguma experiência adquirida, iria atuar com uma linha de negócio totalmente nova para mim e muito mais complexa; era um grande desafio que estava disposto a enfrentar, mas tive a sorte de o presidente de um fornecedor ter sido um grande mentor para mim, orientando sobre como atuar naquele setor e compartilhando sua experiência e conhecimento. É claro que ele também ganhava com isto, pois conforme eu crescia, adicionava negócios para ele e para mim nada era mais justo do que ele ser recompensado pelo apoio que dava, mesmo o custo de seus produtos serem muitas vezes  maiores do que de outros, mais do que compensava pelo apoio que recebi.

A segunda experiência veio em um momento bem posterior, quando minha empresa já estava bem mais madura e comecei a ser procurado por fundos de investimento. Naquela época, eu não tinha nenhum conhecimento sobre negociação com investidores e por orientação de um grande amigo, procurei e contratei um advisor para me orientar e apoiar na negociação, que foi fundamental para o sucesso da mesma.

Por fim, após receber o investimento, os gestores do fundo passaram a ser meus conselheiros formais, agregando além de todo seu know-how, a chamada “visão fora da caixa”, como, por exemplo, para perceber os desafios que o mercado impunha e que no dia-a-dia passavam despercebidos.

Enfim, depois de todas estas experiências positivas, pela importância que percebi dos mentores/conselheiros/advisors e investidores (no momento inicial, quando estiver concebendo seu negócio e quando estiver bem maduro) foi que eu acabei me tornando um. E como você deve encontrar o melhor mentor ou conselheiro para você? Seguem algumas dicas que utilizei para escolher os meus.

Como encontrar? O encontro pode ocorrer meio que pelo acaso, como na minha primeira experiência, mas você pode procurar na sua rede de contatos ou usar ferramentas como o Linkedin. Encontrados os potenciais conselheiros, você deve observar as seguintes características:

1.    Empatia: é muito simples, você deve ter uma boa afinidade com o mesmo, caso contrário, a relação não durará muito tempo;

2.    Experiência: o conselheiro deve ter uma carreira sólida e com resultados comprovados, bem como experiência em atuar como mentor, pois mesmo sendo muito bom na sua área, se ele não tiver prática na atividade, poderá ter pouco valor efetivo;

3.    Relacionamento: um dos grandes valores agregados do conselheiro é sua rede de contatos, assim, avalie o quanto ele é conectado;

4.    Disponibilidade: certifique-se que o conselheiro tem o tempo necessário para dedicar e combine previamente isto.

E como você pode conquistar um conselheiro? Primeiro você deve demonstrar que está preparado para executar o negócio que se propõe. Outro aspecto importante é a remuneração, pois mesmo que o conselheiro não precise financeiramente da mesma, é só com ela que você vai assegurar um comprometimento firme do mesmo com seu negócio, pois caso contrário, poderá ficar em segundo plano dentro das prioridades dele. Lembre-se que um profissional de alto nível poderia receber honorários de até R$ 3 mil/hora, mas você pode estimulá-lo pagando uma parte do valor em participação societária do negócio, alinhando ainda mais o interesse dele com o seu.

Espero que estas dicas ajudem a encontrar o conselheiro ou investidor certo para seu negócio, mas se tiver alguma dúvida, deixe um comentário que será um prazer respondê-lo.

Cassio Spina foi empreendedor por 25 anos, sendo atualmente investidor-anjo. É o fundador da Anjos do Brasil e autor do livro “Investidor-Anjo – Guia Prático para Empreendedores e Investidores”

Leia mais:

Como elaborar um Pitch (quase) perfeito
Como Grandes Empresas são Criadas
Principais Passos para ter um Investimento-Anjo

, Anjos do Brasil, Fundador

Cassio A. Spina foi empreendedor por 25 anos, e atualmente é Investidor-Anjo. É o fundador da Anjos do Brasil (www.anjosdobrasil.net) e autor do livro “Investidor-Anjo – Guia Prático para Empreendedores e Investidores”.

Deixe seu comentário

2 Comentários

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
ordernar por: mais votados mais recentes
  1. atendimento@nahafesta.com.br - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Boa Noite, Sr Cassio. Vendo Kit Festas com o melhor salgadinho de Guarulhos e peço ajuda para apresentar o produto e propor parceria para a empresa Sodie de bolos, Meu faturamento anual é de 2 milhões. Citei o nome da empresa porque vejo uma boa oportunidade de negócio: se juntara uma empresa que já vende muito bolo e com o nosso salgadinho seríamos a loja que mais vende Festa no Brasil. Grata

  2. 2 curtidas
     
    Curtir

    Olá, como conseguir um mentor Endeavor para o meu negócio? Obrigado.

Parceiros
Criação e desenvolvimento: