Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Plugme.co: conectando empreendedores

LoadingFavorito

Plataforma digital da Endeavor Brasil quer revolucionar o mercado e unir todos os agentes do ecossistema empreendedor.

O networking e a troca de experiências são dois ativos de valor inestimável para os empreendedores, porém, um dos impasses que pequenas e médias organizações têm é na hora de saber exatamente quem procurar, quando procurar e como encontrar a ajuda necessária para expandir o seu negócio.

É atenta a essa questão que a Endeavor lança o Plugme.co, a fim de revolucionar a forma como empreendedores, investidores, consultores e demais players do mercado interagem. Entenda como a plataforma quer impactar a carreira de milhares de empreendedores nesta conversa com Juliano Seabra, diretor geral da Endeavor Brasil, e Karen Kanaan, responsável pelo projeto.

O que é o Plugme.co e como ele funciona?

O Plugme.co é uma plataforma digital criada pela Endeavor Brasil. Ela existe para selecionar e plugar empreendedores que não são selecionados pelo processo para receber apoio da Endeavor. A ideia é dar a eles os recursos que precisam para crescer: mentoria, acesso capital, acesso a talentos, ferramentas e demais coisas que no dia a dia ele não tem e não sabe com quem nem como acessar. A plataforma, então, seleciona esse empreendedor e o aproxima desses recursos, tudo online.

Em que contexto a plataforma surge?

Da necessidade que a Endeavor enxergou para ter mais impacto na sociedade. A organização, hoje, é focada no fomento e nos exemplos que um país precisa para provar que é possível empreender e dar certo. A gente percebeu que tinham muitos empreendedores com potencial de crescer e levar a e economia do país pra frente, mas que ainda eram pequenos. Ao mesmo tempo, mentores e especialistas querem doar conhecimento e ajudar cada vez mais essas pessoas. Nesse cenário, criamos um projeto que sonha multiplicar o numero de empreendedores que são potenciais exemplos para o país.

Qual o diferencial do Plugme.co?

Ele integra tudo o que o empreendedor precisa e não cobra dele. O diferencial é ter uma rede como a da Endeavor por trás de tudo isso e o que ela representa e faz no ecossistema. As plataformas semelhantes que já existem no mercado fazem isso separadamente, nenhuma delas tem acompanhamento online.

Um vez selecionado, o empreendedor que participar do Plugme.co terá os principais recursos para crescer.

Qual é o problema que ela resolve?

Resolvemos a dor do empreendedor pequeno de tomar as decisões importantes sozinho, de não saber como e nem que fonte de capital acessar para poder crescer. A dor de não ter a ferramenta adequada para ter um processo de gestão estruturado e também a dor daquele empreendedor que quer crescer e não pode acessar os recursos – fonte pra crescer, como formar time e encontrar pessoas, etc.

Como o empreendedor pode participar do programa?

A princípio, a plataforma começou a funcionar por meio de programas subsidiados por grandes empresas. O primeiro se chamou SAP Expoentes, realizado em parceria com a alemã SAP, e selecionou 50 empresas. Os próximos processos de seleção serão abertos em breve. Neles, o empreendedor poderá entrar no site e se cadastrar para participar.

Aonde quer chegar a equipe por trás do Plugme.co?

O nosso sonho grande é fazer com que esta plataforma facilite a vida do empreendedor e seja uma parada obrigatória, de forma que ele cresça onde quiser. Afinal, o negócio é do tamanho da cabeça do empreendedor. A ideia é que ele consiga acessar a plataforma a qualquer hora e lugar e tenha mentoria, capital, agende reuniões, etc. Por exemplo: estou viajando e recebo uma proposta para vender minha empresa e não sei o que faço. Fácil: marco uma mentoria amanhã e, com base no auxílio de pessoas mais experientes do que eu, tomo a decisão de vender ou não.

Como foi estruturá-lo? Afinal, ele é praticamente uma startup.

Isso mesmo, somos uma startup, uma iniciativa nova nascendo dentro da Endeavor Brasil. A gente está vivendo as mesmas dores desses empreendedores. É como se estivesséssemos junto com eles, montando uma plataforma para eles – é de, para e por empreendedores. O que vamos disponibilizar quando o usuário entrar na plataforma em uma sessão do tipo “Como participar de uma mentoria” é ver uma mentoria do Plugme.co. Esses serão os primeiros exemplos. Somos como uma open company, tudo aquilo que acontece e aconteceu na plataforma estará aberto para todo mundo ver.

 

Por Vinícius Victorino, da equipe de Comunicação da Endeavor Brasil.

 

 
 
 
 
 
 
A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: