Recrutamento e seleção: dicas importantes para seu negócio

Endeavor Brasil
Endeavor Brasil

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 30 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Conheça o que o seu empreendimento precisa para realizar um bom processo de recrutamento e seleção. Como conhecer bem um candidato no processo de recrutamento e seleção

Todo empreendedor precisa de pessoas capacitadas para integrar uma equipe promissora. Mas conseguir as pessoas certas nem sempre é uma tarefa fácil. O primeiro passo, para a contratação de pessoal capacitado, é ser o mais detalhista possível na descrição das vagas durante o processo de recrutamento e seleção. Assim, apenas as pessoas com o perfil desejado serão atraídas e você evitará aventureiros.

Após receber os currículos, prepare-se para o minucioso processo da triagem. Lembre que no papel, só é possível conhecer as capacidades técnicas do candidato. As reais aptidões e o comportamento só poderão ser observados em uma eventual entrevista ao longo do processo de recrutamento e seleção. Para cada vaga, escolha pelo menos três candidatos, para que você possa avaliar melhor quem será seu futuro funcionário.

Coloque os candidatos à prova

Depois da triagem, é hora de testar os candidatos selecionados. Procure realizar testes teóricos e tarefas que exijam a interação e o trabalho em equipe dos seus futuros funcionários.

As provas e perguntas orais servem para medir as capacidades técnicas do candidato. Já a dinâmica em grupo procura medir o nível de relacionamento com os colegas. Embora não seja um fator determinante, o comportamento do candidato nessa etapa pode ser o mesmo que ira apresentar no ambiente de trabalho. Inclusive o empreendedor pode identificar possíveis líderes.

Fechando, com chave de ouro, uma contratação promissora

A última etapa da contratação de um novo funcionário é a entrevista individual com o(os) aprovado(s) na fase anterior. Essa entrevista serve mais para confirmar aqueles aspectos observados durante a dinâmica de grupo.

Por isso, é preciso estar claro para o empreendedor a importância de dar atenção e ter compromisso para finalizar com sucesso um processo de recrutamento e seleção. Não basta contratar alguém que apresente currículo invejável, mas não tenha um bom comportamento, porque isso poderá trazer despesas para a empresa no futuro, em caso de demissão, por exemplo. Assim, procure investir na qualificação de um bom candidato, pois isso evita gastos desnecessários e pode ajudar a empresa a crescer.

Saiba mais:

Tudo o que o empreendedor precisa saber sobre Recrutamento e Seleção