Ferramentas para evitar o assédio dentro da sua empresa

Renato Santos
Renato Santos

Sócio na S2 Consultoria.

Assédio no ambiente de trabalho é um tema sensível. Mas, precisamos falar sobre isso, primeiro, porque é crime e uma organização que aceita esse comportamento fere pontos importantes da legislação e respeito ao outro. 

Segundo, porque é melhor criar um ambiente positivo e confiável e uma cultura transparente. Um ambiente “não-tóxico” gera mais engajamento e atrai os melhores talentos para aderir ao projeto organizacional.

O primeiro passo é criar um ambiente positivo e de confiança. Depois, criar ferramentas para garantir um espaço de trabalho seguro para todos os funcionários.

O canal de denúncias é uma das ações mais rápidas de implementar. No entanto, é preciso que a empresa tenha esse processo bem-planejado. Afinal, sempre que houver uma denúncia, é necessário ter as habilidades necessárias para investigar o caso e seguir os procedimentos de forma sigilosa.

Ao mesmo tempo, o colaborador precisa ter a segurança de que a denúncia será apurada, caso contrário, pode se sentir menosprezado e sair da empresa — inclusive, dando início a uma reclamatória trabalhista.

Não basta apenas inserir um cartaz informativo sobre o canal de denúncias ou sobre as boas práticas para evitar o assédio dentro da empresa. É preciso criar uma cultura ética e deixar esse tipo de assunto sempre em evidência.

Uma ideia interessante é promover treinamentos constantes para a equipe, afinal, é uma ótima oportunidade para falar sobre os impactos do assédio sexual e moral dentro da organização. Além disso, é possível tirar as dúvidas, conscientizar os colaboradores sobre os valores da empresa e muito mais.

Ter um bom código de ética é essencial para que os colaboradores tenham, por escrito, todas as informações que precisam sobre a melhor conduta dentro da empresa. No entanto, é preciso que essas regras não fiquem apenas no papel.

A empresa precisa sempre ficar atenta para mostrar a todos que o assédio não é uma ação tolerada. Da mesma maneira, precisa educar os colaboradores e conscientizá-los de que haverá consequências para quem não cumprir as regras impostas pela organização.

O processo de recrutamento e seleção é muito importante para identificar se os valores dos candidatos são condizentes com o que a empresa precisa. Afinal, sabemos que diversos funcionários são demitidos porque o seu comportamento não foi avaliado antes da sua contratação.

Por isso, é fundamental ter um excelente processo para ter a certeza de que o colaborador realmente vai se encaixar dentro da empresa. Além de melhorar o fluxo organizacional, isso evita situações embaraçosas, constrangedoras e graves — como é o caso do assédio.

Entender mais sobre essa temática e buscar cursos e treinamentos na área é uma ideia interessante para se destacar no mercado de trabalho e evitar esse problema dentro da sua empresa.


Conheça o Programa Scale-up Endeavor e faça parte da rede dos empreendedores e empreendedoras que mais crescem no mundo e são grandes exemplos para o país. Saiba mais!