facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Pesquisa operacional: a matemática ajudando a melhorar sua operação

LoadingFavorito
Pesquisa operacional: a matemática ajudando a melhorar sua operação

A pesquisa operacional, também conhecida como engenharia de produção, é um recurso importante para você melhorar sua operação pois, por meio de cálculos e fórmulas matemáticas, esse recurso te ajuda a tomar decisões. Saiba mais aqui. 

A tomada de decisão é sempre um momento crítico para o empreendedor, pois quando mal feita pode acarretar consequências graves para um negócio. Por isso, quanto mais e melhor você puder se munir de informações para te ajudar a decidir, melhor, não é? Pois bem, a pesquisa operacional é um caminho que pode ser muito útil para te ajudar a resolver problemas complexos na sua operação.

Bom, como já vimos, por meio de cálculos, fórmulas complexas e muita matemática, é possível desenvolver sistemas e procedimentos de produção que minimizem as taxas de desperdício ao máximo e façam com que você alcance a excelência em sua operação. (Para saber mais, leia esse artigo aqui sobre Seis Sigma). E não é isso o que todo empreendedor busca? A pesquisa operacional funciona mais ou menos da mesma maneira.

Assim como o conceito de logística empresarial, a Pesquisa Operacional também surgiu durante a Segunda Guerra Mundial a partir de tentativas de lidar com problemas de natureza logística, tática e de estratégia militar de grande dimensão e complexidade. Para apoiar comandos militares na busca pelas melhores soluções, foram criados grupos multidisciplinares de matemáticos, físicos, engenheiros e cientistas sociais para aplicar métodos científicos à problemas e situações reais relacionadas à logística da guerra.

Como resultado desse esforço, foram desenvolvidos modelos matemáticos, baseados em dados para ajudar na simulação e avaliação de resultados hipotéticos para estratégias ou tomadas de decisões. O sucesso dessa empreitada foi tanto que o conhecimento adquirido a partir dessa experiência foi absorvido rápido, aperfeiçoado e aplicado à realidade empresarial sob a forma do que conhecemos como Pesquisa Operacional.

Sim, cálculos e modelos matemáticos para encontrar formas de melhorar a sua operação e te apoiar no momento da escolha pelos melhores caminhos nas tomadas de decisão relativos à problemas de alta complexidade. Com a certeza do 2+2=4, você pode tomar decisões mais assertivas e conscientes, estabelecer metas mais realistas e planejar com mais tranquilidade os seus próximos passos como empreendedor.

De maneira bem simples: uma ciência aplicada que se volta para a resolução de problemas reais.

Colocando os fatos de outra forma: uso de modelos matemáticos e fórmulas, estatísticas e algorítimos para sustentar a tomada de decisões para otimizar a performance da operação do seu negócio.

Matemáticos ajudam indústria a gastar menos tecido

Esse é o título desta matéria da PEGN que traz um case de Pesquisa Operacional te ajudará a entender o conceito na prática. Diversas empresas do ramo da indústria têxtil precisavam descobrir uma maneira de dispor aventais e bolsos de modo que o pedaço de tecido ocupado por eles — no caso da cor preta, com 1,60 m de largura e 2,00 m de comprimento — fosse o menor possível.

Para ajudar esses empresários a encontrar a solução operacional mais eficiente e econômica possível, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, reuniu professores e alunos para pensar juntos, fazer uma pesquisa operacional e encontrar as melhores soluções. O projeto ainda está em andamento, mas os resultados encontrados até o momento já são bastante satisfatórios.

Pesquisa Operacional, mais conhecida como engenharia de produção

Passados os anos após a guerra, o que inicialmente era conhecido como Pesquisa Operacional ganhou novas formas, novas áreas de estudo e hoje recebe nomenclaturas diferentes. Pode ser que você nunca tenha ouvido esse termo, mas com certeza já ouviu os termos Ciência da Gestão ou da Decisão e Engenharia Industrial ou de Produção.

Pois é, trate-se de um trabalho de engenheiro. É um trabalho que demanda alta capacidade de cálculo, de análise de dados, de aplicação de modelos matemáticos complexos e que, com certeza, você vai precisar de um profissional qualificado para fazer para você. 

TI: a tecnologia em favor da pesquisa operacional 

Não é à toa que a área de TI, ou tecnologia da informação, pode ser considerada um motor de inovação para sua empresa, e que fazer uma boa gestão de TI é fundamental. Imagine lidar com dezenas ou centenas de dados de uma operação logística complexa. Agora imagine se você precisar organizar e tirar conclusões a partir desses dados?

Então, investir em uma boa estrutura de TI que te ajude a usar todas as informações da rotina de produção do seu negócio é muito importante. 

Aliás, cada vez mais, a TI deixa de ser uma área operacional. Hoje em dia, é consenso que quem não inova fica para trás – e a área de TI de uma empresa pode ser justamente o motor que garante que ela vá inovar sempre. Há quem afirme, até, que em breve não se dirá mais que “TI faz parte do negócio”, mas sim que “TI é o negócio”.

É só parar para pensar na quantidade de novos negócios (Uber, Aribnb, Google, Amazon, só para citar alguns exemplos) que rapidamente estão transformando o mercado e se transformando em gigantes tendo como base o uso inteligente de informações. Sim, é muita informação mesmo, e você pode se perder no meio dela se não for inteligente. 

De fato, a TI está cada vez mais incorporada às operações de uma empresa. Foi-se o tempo em que era um setor isolado; e é, também, um dos pilares fundamentais para que uma empresa possa usar seus dados para Pesquisa Operacional e, assim, melhorar cada vez mais sua operação.

Leia mais:

4 grandes motivos para você investir em gestão de TI

PCP: do chão da fábrica para o centro das decisões empresariais

 

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

1 Comentário

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
ordernar por: mais votados mais recentes
  1. 0 curtidas
     
    Curtir

    O grande “desafio” de se utilizar a Matemática/Estatística para a melhoria de qualquer sistema/processo se baseia no fato de primeiramente transformar um problema prático em um problema estatístico/matemático que vai gerar uma resposta matemática/estatística que servirá de subsidídio para se obter uma solução prática. Toda resposta estatística/matemática deve ser validada no mundo real.

Parceiros
Criação e desenvolvimento: