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Pesquisa de mercado: como fazer uma?

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É uma boa pesquisa de mercado que ajuda a compreender seus clientes e investimentos. Entenda o processo básico para direcionar a sua pesquisa de mercado.

Antes de iniciar um novo negócio ou melhorar o empreendimento que já está em vigor, é essencial a realização de uma pesquisa de mercado. Ela te ajuda a entender as tendências do mercado em relação a novos produtos e serviços que poderão lhe trazer lucro, e também qual o melhor público-alvo. Essa pesquisa mostrará se a empresa, a marca ou o produto estão no lugar certo.

Por meio de uma boa pesquisa de mercado, o empreendedor pode descobrir com máxima precisão se é necessário mudar o design de sua embalagem, ajustar modos de entrega ou desenvolver ofertas de serviços adicionais.

Fazendo uma pesquisa de mercado eficaz

Pesquisar o mercado é bem simples. O primeiro passo é definir o seu objetivo:

1.Aumentar as vendas de um produto ou serviço, lançar um novo serviço ou produto, aumentar ou restringir o público alvo;

Selecione previamente as perguntas-chaves e escolha o melhor método:

2.Pesquisa de campo, internet, brindes, redes sociais e outros. Analise também quanto vai precisar investir nessa pesquisa e pense em quais pessoas poderiam se tornar seu potencial público-alvo;

Após montar a sua pesquisa de mercado, é preciso definir qual a melhor forma de colocá-la em prática:

3.As formas mais comuns são através de questionários diretos. Perguntando ao consumidor o que falta, se usaria o produto ou serviço, quais ideias sugeriria, necessidades do nicho, etc. Além de tudo, estar presente onde você acredita que seu público-alvo estará, é um bom começo para computar questionários eficientes para um resultado mais conclusivo.

Você também pode fazer uma análise em cima de pesquisas secundárias: utilização de dados que já foram coletados para outros objetivos e que podem, eventualmente, ser úteis na sua pesquisa. Esses dados são facilmente obtidos através da internet, especialmente em sites de associações e do governo.

Analisando e tomando decisões

Com o resultado da pesquisa de mercado em mãos, analisar minuciosamente todos os dados coletados é imprescindível para descobrir se o seu produto ou serviço será bem aceito. Depois disso é possível saber onde há mais chances de sucesso e o que fazer para conseguir tomar a parte do mercado que ainda lhe parece distante.

Veja mais: Os Princípios da Análise de Mercado com Fernando Ortenblad

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